Resenha: Reparos, de Brão Barbosa

Reparos é uma das melhores e mais lindinhas HQs que li este ano. Com um traço encantador e um lindo enredo nostálgico baseada em uma história real e marcante do autor, Brão nos apresenta Eunice, uma garotinha curiosa e inteligente, apaixonada por montar e desmontar as coisas, louca para saber como as coisas funcionam, mas sem entender direito as pessoas.



Esta HQ foi uma cortesia do autor


A HQ
Eunice é curiosa, adora tirar fotos e de montar e desmontar as coisas. Tem um crush em um amigo do grupo de nerds e estão construído um foguete. O lançamento, por sua vez, foi um fiasco, o foguete caiu logo em seguida e nas mãos de quem foi parar? Um senhor calado que botava medo na criançada da vizinhança. Todo tipo de mito e bobagem ronda a figura desse senhor. Ele pega o foguete e leva para casa, para o desespero da molecada.

Reparos, de Brão Barosa

Eles então planejam recuperá-lo. A família de Eunice tem uma padaria e a garotinha acha que vai passar a vida atrás daquele balcão. É na padaria que ela tem a ideia de entrar na casa daquele senhor assustador para recuperar seu foguete. Ele vai consertar um forno para seu pai e assim Eunice contrabandeia a si própria dentro dele para a oficina do senhor Ravid.

Eunice e seu crush, Júnior, procuram dentro da oficina, mas Ravid está vindo. E agora?! Júnior dá no pé, deixando Eunice sozinha com aquele senhor pavoroso. Obviamente que o Sr. Ravid não é aquela criatura assassina que as inquietas mentes infantis criaram. Ele não apenas é simpático e amoroso, como também é ótimo em montar e desmontar coisas, bem como Eunice e ainda apontou o que havia de errado com o foguete da garota. Para quem se sentia incompreendida, ela agora tinha um amigo improvável.

Máquinas são bem mais simples que as pessoas, Eunice. Dá para consertar elas usando lógica!.

Página 41

Para alegria dela, Ravid precisa de uma auxiliar na oficina. E ainda a incentiva a ser engenheira, algo que Eunice pouco pensava, acreditando que teria que cuidar da padaria para o resto da vida, em uma comunidade pequena e provinciana. Surge então uma parceria entre Ravid e Eunice. Ele vai lhe ensinar o que sabe, até a garota crescer e decidir ir para a universidade.


Lindamente colorido, a história vai te arrancar sorrisos e, no final, possivelmente lágrimas também. Misturando drama, comédia, tecnologia, escolhas e amizade, a HQ traz uma sensação de nostalgia para quem lê, especialmente quando a gente percebe que tudo que tem um começo tem também um fim e que é possível reparar erros e não apenas máquinas. O traço de Brão é vívido e a passagem de um quadro para o outro é bem fluída, você não se perde na leitura. No fim, a única parte ruim da história é que ela acaba rápido demais.


Ficção e realidade
Tal como eu Eunice, eu era dessas - ainda sou, na verdade - que adorava desmontar as coisas para ver como funcionavam. Obviamente que minha mãe ficava louca em me ver desmontando as coisas e uma vez quebrei um aparelho de som. Meu brinquedo favorito era Lego, quebra-cabeça, qualquer tipo de bloco de montar, então imagina a minha cara quando me davam ursinho de pelúcia, né? Eu queria foguetes, queria navios fantasma, castelos e me vinham com urso!

Brão Barbosa | Fonte: Omelete

Por se basear em uma história real, é possível sentir muita emoção entre os quadros, em especial, no final, com uma foto tirada pelo autor, em 2014. Dedicada ao avô, Brão consegue nos divertir e nos fazer lembrar da infância, da época da inocência e do quanto conhecíamos pouco sobre a vida, o universo e tudo mais. Criança tem a impressão de ter todas as respostas, mas na verdade pode ser apenas falta de ter alguém para respondê-las. Eunice tinha o sr. Ravid. E você, tinha quem?

Você pode acompanhar o making off da HQ! Clique aqui!

Pontos positivos
Personagens bem construídos
Bem escrito e colorido
Baseado em história real
Pontos negativos
Acaba rápido!


Título: Reparos
Autor: Brão Barbosa
Cores: Mariane Gusmão
Editora: edição independente
Páginas: 84
Ano de lançamento: 2017
Onde comprar: direto na loja do autor

Avaliação do MS?
Reparos foi contemplada no edital ProAc 2016. Eu adoraria que Reparos pudesse trazer mais histórias lindas como essa. Com um traço tão bonito e essa sensibilidade, não pude deixar de uma HQ da Graphic MSP pelas mãos de Brão. Personagens expressivos, meninas bem descritas, uma mensagem nostálgica e emocionante. Se você é fã de quadrinhos, não pode deixar de ter Reparos na sua estante. Cinco aliens para a HQ e uma forte indicação para você ler também.

Maravilhoso!

Até mais!

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)