Resenha: Sempre Vivemos no Castelo, de Shirley Jackson

Shirley Jackson foi uma das mais populares romancistas de seu tempo. Assolada por problemas de ansiedade, lutando contra o peso e fumante inveterada, Shirley nos deixou muito cedo, mas seus livros serviram de inspiração para muitos escritores renomados de hoje, como Neil Gaiman e Stephen King.



Este livro foi uma cortesia da Suma de Letras



O livro
Meu nome é Mary Katerine Blackwood. Tenho dezoito anos e moro com a minha irmã Constance. Volta e meia penso que se tivesse sorte teria nascido lobisomem, porque os dois dedos médios das minhas mãos são do mesmo tamanho, mas tenho de me contentar com o que tenho. Não gosto de tomar banho, nem de cachorros nem de barulho. Gosto de minha irmã Constance, e de Richard Plantagenet, e de Amanita phalloides, o cogumelo chapéu-da-morte. Todo o resto da minha família morreu.

Página 7

Mary Katerine, ou Merricat, na verdade mora com sua irmã Connie, seu gato e seu velho tio Julian, acamado e doente, obcecado por sua papelada para um livro que nunca é escrito. Apesar de afirmar ter 18, ela parece ter dez anos a menos por todas as pirraças e infantilidades em seu comportamento, apresentado ao longo das páginas. Os três vivem praticamente ilhados na mansão Blackwood depois que um assassinato brutal de quase toda a família Blackwood, anos atrás, as deixou órfãs.



Connie foi a julgamento e foi absolvida do crime terrível. Ela preparou o jantar naquela noite então foi logo considerada suspeita. Merricat ficou de castigo naquela noite, portanto não participou. Esses três personagens vivem na mansão, isolados do restante da vila. A única que tem algum contato com o exterior é Merricat, que vai até o mercado comprar comida, sabendo dos olhares acusatórios de todos ao redor.

Esse equilíbrio bizarro, entremeado pelas criancices de Merricat, que adora enterrar coisas no quintal, que conversa com o gato (nunca critiquei) é abalada pela chegada de um primo, que logo se mostra o personagem mais fraco de todos e não é um traço de personalidade e sim de construção mesmo. Enquanto as irmãs e tio Julian são bem construídos, até de maneira irritante, o que te faz querer odiar um por um, o primo é só um ponto de perturbação na narrativa, um borrão que mal se vê. É ele que causará o grande problema na casa, despertando a ira de Merricat que, obviamente, o vê como um intruso. Do ponto de vista dela, sua vida está perfeita e ela tem toda a atenção de Connie para si.

Merricat certamente é o ponto alto do livro. Você consegue odiá-la com bastante facilidade, sem conseguir entender muito bem a dinâmica da família marcada pela tragédia. Merricat é obcecada pela irmã, quer sua atenção o tempo todo, é cheia de manias, é chata. Se ela não avisasse que tinha 18 anos no começo do livro, seria possível jurar que era uma criança pirracenta com uns 11 anos de idade aprontando pela casa.

Quanto a Connie, que nem de longe tem os traços da irmã, a vontade é de sacudir pelos ombros para fazê-la acordar da rotina, pois a vergonha, o medo do escárnio, o trauma ou tudo isso junto e misturado a impedem de sair de casa. Ela foi inocentada, mas não aguenta o julgo dos vizinhos, que ainda a veem como culpada de algo. A mansão é basicamente um castelo onde elas vivem enclausuradas, com medo do mundo exterior, reinando soberanas sobre uma pilha de escombros.

A leitura flui muito bem por quase todo o livro, digamos que por uns 90%. Mas se você espera uma resolução para a vida das duas, um fim que dê um jeito em tudo, meio que se decepciona. Então, enquanto eu amei boa parte da leitura, que de fato te prende firme a cada virada de página, quando virei a última fiquei procurado pelo resto do livro. Fiquei com a impressão que essas duas irmãs nunca darão um ponto final em sua tragédia. E também achei a revelação sobre o assassinato fácil demais. É uma dedução bem fácil de se fazer.

O livro é bem bonito, capa dura com uma capa que mostra as duas irmãs. Foi bem diagramado e encontrei poucos erros de revisão ou tradução que foi de Débora Landsberg.


Obra e realidade
Se olharmos para a própria vida de Shirley Jackson, dá para enxergar no livro um pouco da luta da autora. Lutando contra o peso, contra o vício em anfetaminas, contra a ansiedade, muito dos comportamentos bizarros de Merricat sugerem uma certa "loucura" ou uma certa dose de insanidade que a autora talvez entendesse bem demais pela forma como lidava com seus próprios problemas.


Shirley morreu muito jovem, apenas 46 anos, devido a um infarto. Sua saúde declinou muito rápido com tanto uso de anfetaminas para tentar manter o peso, com sua severa ansiedade e espero ler mais de seus livros. É uma autora que sabe prender um leitor, que sabe inclusive torturá-lo e ainda te faz virar uma página atrás da outra. Acho que por isso eu esperava mais do livro, querendo mais dessa narrativa tão densa.


Pontos positivos
Connie e Merricat
Bem escrito
Mistério
Pontos negativos

Final decepcionante

Título: Sempre Vivemos no Castelo
Título original em inglês: We Have Always Lived in the Castle
Autora: Shirley Jackson
Tradutora: Débora Landsberg
Editora: Suma de Letras
Páginas: 190
Ano de lançamento: 2017
Onde comprar: na Amazon!


Avaliação do MS?
Se você tiver preparo para todas as maquinações de Merricat, certamente precisa ler esse livro. O final me decepcionou, no entanto a escrita de Shirley é tão cativante, tão tensa, que você vai ler tão rápido quanto eu li. Três estrelas para Sempre Vivemos no Castelo.




Até mais!


Já que você chegou aqui...

Comentários

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)