Arquivo X deve voltar para a televisão?

Uma notícia caiu feito uma bomba para os fãs de Arquivo X esta semana: a série pode voltar à televisão, assim como Prison Break e 24 Horas. A ideia é fazer um reboot com o elenco original da famosa e maravilhosa série de ficção científica e especulativa. Por mais maravilhosa, incrível e sensacional que eu ache Aquivo X, por mais que ame esta série, me questionei se ela deve voltar para a TV.

Arquivo X deve voltar para a televisão?



Para quem nunca acompanhou Arquivo X, ela era um das mais famosas séries de TV dos anos 90 e começo dos 2000. A dupla de agentes do FBI, Fox Mulder e Dana Scully travaram batalhas contra monstros, alienígenas, seres do folclore mundial e até o próprio diabo, em episódios sombrios, macabros, em geral bem escritos e bem interpretados. Arquivo X foi um marco, um ponto de mudança para a televisão na época, saturada de séries de Star Trek e carecendo de algo que fugisse do lugar comum.

Chris Carter, o criador da série, se inspirou em Além da Imaginação e teorias conspiratórias a respeito de alienígenas, muito comuns até hoje, para compor um enredo complexo, com personagens cativantes e intrincados. Ela foi líder de audiência por anos, ganhou vários prêmios, fez fãs pelo mundo todo e ainda marca a vida dos atores principais, Gillian Anderson e David Duchovny.

No entanto, nem tudo são flores. A série terminou com nove temporadas, sendo as três últimas muito confusas, que fugiam do ritmo original. Além disso, David Duchovny queria mais tempo para projetos pessoais e pulou do barco, desestabilizando os roteiros e o enredo. Mudanças de horário também acabaram por derrubar o que restou de Arquivo X e a série acabou em 2002. Para piorar ainda mais aquilo que já estava ruim, tivemos o lançamento do filme Eu Quero Acreditar, que não respondeu a nenhuma pergunta em aberto, e a série deixou várias.

Uma das perguntas da série que eu mais queria que fosse respondida era sobre a data marcada da invasão alienígena para 21 de dezembro de 2012. Fiquei esperando que um filme saísse em 2012, e ainda estou esperando. Chris Carter perdeu uma grande oportunidade e poderia ter usado Eu Quero Acreditar para fazer algo bom ao invés do que fez.


Fãs do mundo todo sempre pediram à FOX que Arquivo X voltasse. Gillian Anderson, em seu Twitter, falou várias vezes sobre o assunto, inclusive comentando que o último filme, Eu Quero Acreditar, não teve o fim esperado e que ela queria muito que Arquivo X voltasse. Entretanto, ela e Duchvony estão envolvidos em trabalhos paralelos, o que causaria incompatibilidade de agenda caso a série voltasse. E tem outro problema: eles teriam o que contar depois de nove temporadas? Eles teriam como resolver os problemas e responder às perguntas que os fãs querem tanto saber?

E o filho da Scully, o que houve com ele? A invasão aconteceu de fato? Se não aconteceu, por que? Sinto que a série ficou tão desgastada pelos consecutivos problemas que ocorreram com as três últimas temporadas e com o desastroso Eu Quero Acreditar, que acho que um retorno não faria bem algum. Não sou contra reboots, não sou contra repaginar séries ou filmes, porém existem momentos em que se deve parar. Arquivo X está em um momento em que qualquer coisa mal feita destruirá o que restou.

Se for para seguir outro caminho, acho que nem deveria ter Scully e Mulder no elenco. Fazer como Battlestar Galactica fez e recomeçar, inspirando-se na série original. Qualquer coisa que tente imitar a série original será, simplesmente, um desastre completo. O jeito é aguardar pra ver. Capaz que o projeto nem siga adiante. Voltar com as reprises seria uma boa.

Update
A série contou com mais duas temporadas, trazendo Mulder e Scully em novos episódios e só serviu pra enterrar de vez todo o trabalho das temporadas anteriores. Esperava que Chris Carter desse o fim que os personagens mereciam, mas ele se atrapalhou ainda mais, só nos fez passar raiva, jogou toda a mitologia anterior no lixo e no fim matou Arquivo X de vez.

Até mais!

Já que você chegou aqui...

Form for Contact Page (Do not remove)