Jornada nas Estrelas e sua relação com os celulares modernos

segunda-feira, março 25, 2013


Consagrada como um dos maiores sucessos de ficção científica, a extinta série norte-americana Star Trek abriu as portas para um mundo até então inimaginável de recursos e tecnologias. Criada por Gene Roddenberry, no ano de 1966, o fenômeno contava com um roteiro inovador, com episódios marcados pelo uso de aparelhos “de última geração”.

Um desses aparelhos, no entanto, pode ter servido como fonte de inspiração para o desenvolvimento de uma das tecnologias mais importantes do mundo moderno. O chamado “comunicador” utilizado pelos personagens da série, nada mais é do que um projeto do indispensável celular.

Utilizado com frequência pelos tripulantes da nave estelar USS Enterprise, o comunicador era baseado em uma estrutura com flip, permitindo a comunicação direta entre personagens como o capitão Kirk, Spock, McCoy e Scotty.


Tais aparelhos, assim com os celulares de hoje em dia, permitiam a conversação dos usuários por todas as partes, facilitando pedidos de socorro durante as aventuras da série.

Indo mais além, o comunicador utilizado nos episódio de “Jornada nas Estrelas” (como também ficou conhecida) se parece, em muito, com os celulares com telefonia celular e rádio. Popularizado graças à operadora Nextel, o aparelho faz uso da tecnologia push-to-talk, possibilitando um modo prático de dar início às conversas.

O push-to-talk possibilita ao usuário a comunicação de voz em tempo real com apenas o clique de um botão. A comparação entre os comunicadores da série com os celulares modernos é inevitável, ainda mais devido ao fato de uma empresa real de telefonia móvel ter criado um de seus aparelhos inspirados nos aparelhos fictícios. A criação, lançada em 1996 pela Motorola, levou o nome de Star TAC e, assim como os antigos comunicadores, contava com um flip responsável por caracterizar todo o equipamento.

Crédito da imagem: Tecnoblog.

Este post foi patrocinado por Nextel. As opiniões dos autores originais não são necessariamente as mesmas dos autores de Momentum Saga e não nos responsabilizamos pelas opiniões aqui emitidas.

Sybylla

Fã do futuro e da ficção científica. Geógrafa, professora, blogueira, escritora de FC. Capitã da Frota Estelar. Esperando para voltar para o meu planeta. Leia mais.





Leia esses também...

0 comentários

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.
O mesmo vale para comentários:
- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.
A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Viajantes

Curta no Facebook

❤️


"A ficção científica é um substituto para todos os lugares que eu nunca vou alcançar nessa vida."

James W. Harris