Ficção científica na TV

televisãoEstá difícil assistir a algum programa de ficção científica na televisão, não está? Até porque praticamente não tem ficção científica na televisão. As desculpas a gente já conhece: são programas caros, devido aos cenários, os efeitos especiais, o público é reduzido. É, infelizmente, são tempos negros para a FC televisiva, enquanto que no cinema... Bem, está ruim lá também.




Tenho a impressão que o período dourado das produções de ficção científica na TV acabou. O que restou nem de longe lembra as antigas séries. Quando digo antigas, não estou falando de 40 anos atrás, falo de pouco tempo mesmo, três, quatro, cinco, dez anos. Stargate Atlantis, Caprica, Stargate Universe, Firefly, Alcatraz eram premissas interessantes e só Atlantis durou cinco temporadas, o restante foi rapidamente cancelado. Um dos grandes problemas das séries de FC é o horário. Se antes elas eram o destaque do horário nobre, hoje a maioria delas está em horários alternativos, pouco atrativos para o público que normalmente consome este tipo de entretenimento.


É importante ressaltar que muitas vezes é através da televisão que as pessoas conhecem a FC e se interessam por ela a fundo, partindo para a leitura delas (ou criando blogs!). Tire isso e uma fatia importante da produção cultural se perde e fica pouco acessível ao público. Não tenho visto nem mesmo as reprises, boas e velhas reprises na TV à cabo. Na TV aberta então... esquece. E o que anda sendo veiculado ultimamente é para o meu gosto tão sem graça, que me contento em assistir minhas séries prediletas no notebook mesmo.

Para termos uma ideia de como anda a FC na televisão, vamos pegar os números de audiência da TV americana para séries de TV na temporada de 2011-2012. O público alvo é entre 18 e 49 anos.

1. Modern Family
2. The Big Bang Theory
3. Two and a Half Men
4. 2 Broke Girls
5. Grey’s Anatomy
6. New Girl
7. How I Met Your Mother
8. Once Upon a Time
9. NCIS
10. Family Guy

Então... alguma FC na lista? Não. Em geral, são comédias bobagentas, uma fantasia aqui, investigação criminal ali e dilemas familiares. Só. Não estou criticando quem curta ou pedindo para parar de assistir. Quando o Charlie Sheen ainda estava em Two and a Half Men, eu também assistia. Mas desta lista acima, a única série que eu gosto de fato é NCIS. Até The Big Bang Theory perdeu seu encanto. E o público jovem, órfão de Crepúsculo, anda consumindo as séries mais fantasiosas, como Beauty and the Beast e Grimm. No entanto, quem gosta da FC estilo Jornada nas Estrelas ou qualquer FC com naves, ficou órfão já há algum tempo. Acredito que Battlestar Galactica tenha sido a última envolvendo naves espaciais.

Quem for procurar por suas séries preferidas em DVD também sofre uma decepção. Você encontra algumas temporadas se a série for bem famosa, em outros casos não encontra nada. É o caso de Babylon 5. Na página da Livraria Cultura, que tem um acervo bem vasto, todas as temporadas estão esgotadas no fornecedor e em inglês. E sabemos que caixas de DVD não estão exatamente baratas.


A crise nos Estados Unidos é uma grande culpada pela queda da FC na televisão e nós consumimos o entretenimento que eles produzem. Séries se sustentam com os anunciantes e pela venda das caixas de seus DVDs. O público que antes mantinha as vendas altas perdeu seus empregos, até suas casas, com a recessão e abandonou os gostos supérfluos. E com a queda da audiência, os anunciantes somem. Além disso, qualquer bom site com torrents tem todas as séries que você quiser assistir ao alcance do click. Para que investir em algo inovador que será baixado no dia seguinte e legendado?

Estamos então com um impasse. O que assistir? Estamos reféns de uma programação fraca na TV aberta e repetitiva e de nicho na TV à cabo, que nem reprises tem sustentado mais.

Até mais!

Form for Contact Page (Do not remove)