Resenha: Star Treko - Garotada nas Estrelas, da Turma da Mônica

Eu cresci junto com a Turma da Mônica. Lembro que minha mãe deixava o troco da padaria em cima da geladeira e eu ia na banca quase todo dia apenas para comprar os gibis da galerinha. Consumia o Almanacão de Férias e achava uma delícia resolver os "enigmas" e pintar os personagens. Qual não foi minha surpresa ao ir na loja Geek da Livraria Cultura e encontrar Star Treko?





O quadrinho
Star Treko é mais um na série em homenagem ao cinema dos Estúdios Maurício de Souza. Aliás, ele está de parabéns por toda a diversificação feita com os personagens, em especial com a Turma da Mônica Jovem e em formato mangá. Aqui nós temos a molecadinha da Turma da Mônica personificando personagens da série clássica de Star Trek, com as já conhecidas piadinhas e confusões da turminha.

Resenha: Star Treko - Star Treko - Garotada nas Estrelas


As homenagens saem bimestralmente satirizando filmes de sucesso do universo nerd. Já saíram as edições de TRON (Trônica), Piratas do Caribe (Peraltas do Caribe), Jurassic Park (Horacic Park), Star Wars (Coelhada Nas Estrelas), entre outros. Star Treko é bastante fiel ao universo Trek, a própria Mônica aparece bronzeada para homenagear Uhura.

Dá para perceber que as pessoas por trás desta edição conhecem muito bem todo o universo de Jornada nas Estrelas e de outras franquias de FC, pois no final do gibi é possível identificar personagens icônicos de outros filmes e séries da TV.


Obra e realidade
É uma ótima maneira de ler a ficção científica para as crianças. A Turma da Mônica é tão icônica e significativa, que me lembro até hoje de certos quadrinhos e tirinhas de seus gibis e o quanto aprendi com eles, em especial com Chico Bento, que é um personagem cativante, que pode levar o interior e a roça para as crianças da cidade.

Enterprise
Até ela ganhou uma nova versão!

Além disso, Maurício de Souza preza pela qualidade de suas obras de maneira quase obsessiva, o que contribui para a fidelidade dos gibis para com os enredos originais. Sendo a ficção científica às vezes muito complicada para a cabeça da criançada, um gibi desses é um deleite, seja para os pequenos, seja para os adultos que ainda consomem quadrinhos.


Pontos positivos
Muito divertido
Segue o enredo de Star Trek 2009 fielmente
Barato

Pontos negativos
Homenagem ao filme mais recente e não aos antigos

Título: Star Treko
Autor: Estúdios Maurício de Souza
N.º de páginas: 48
Editora: Panini
Preço: 5,50


Avaliação do MS?
Não perca Star Treko e se puder, adquira os números anteriores e os próximos. É muito divertido e reconfortante ver uma roupagem de um clássico, ainda mais com a ternura da turminha da Mônica. Não importa a idade, acredito que diversão não tem faixa etária e essa galerinha consegue prender todo mundo que já consiga ler. Vale à pena adicionar Star Treko às suas leituras e guardar esta preciosidade.

Até mais!

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)