Júlia Lopes de Almeida, uma das idealizadoras da Academia Brasileira de Letras, foi uma escritora, cronista, teatróloga e abolicionista brasileira. Mesmo tendo ajudado a fundar a Academia, por ser mulher, nunca pôde ocupar uma cadeira entre os imortais. Neste quadrinho de Verônica Berta, alguns de seus contos foram adaptados com maestria e cor, com uma crítica pertinente no final.
O quadrinho
Ânsia Eterna traz a adaptação de três contos de Júlia: Ânsia Eterna, Os Porcos e A Caolha. É uma edição curtinha, o que é uma pena, pois a arte e as cores são tão lindas que você fica querendo mais quando o quadrinho acaba. Se você quiser ler os contos na íntegra, pode encontrá-los em domínio público facilmente.Preocupada em manter as características das obras originais, Verônica não alterou a arte do quadrinho nas representações dos personagens. Tal como Júlia descreveu nos contos, a quadrinista os manteve na obra, incluindo uma justificativa para isso no final, quando comenta sobre a produção de Ânsia Eterna. Com um traço original e cores lindíssimas, o quadrinho consegue passar para quem está lendo o bizarro, o incomum, as sensações e medos dos personagens.
Mantendo a escrita e a narrativa dos personagens tal como estão nos contos, a leitura não é prejudicada pelo tom rebuscado de Júlia. As imagens completam as frases e as expressões sem lotar a leitora de informações. Especialmente em A Caolha, a expressão facial dos personagens é muito rica, o que contribui para ser o melhor conto do quadrinho.
É preciso apontar como que Júlia abordava o universo feminino em seus contos. Mesmo trabalhando com apenas três obras, nota-se que Júlia abordava questões que são tipicamente femininas ou envolvidas com o universo da mulher, ainda que tenha um tom macabro e de crítica em alguns momentos. Mas também é necessário e obrigatório apontar que, mesmo sendo abolicionista e feminista, Júlia pensava no ponto de vista de uma mulher branca e de classe média.
O fato de a autora manter a escrita racista de Júlia mostra o quanto uma mulher, por mais bem intencionada que fosse e que quisesse a emancipação da mulher não conseguia extrapolar seu pensamento para todas as mulheres. É como a própria Verônica diz no final, ela não quis "limpar a barra" da autora nem pasteurizar sua obra para a audiência atual.
Ainda que seja curtinho, apenas 56 páginas, as cores e o traço de Verônica são lindos. Os personagens são expressivos, você sofre com eles, acompanha suas angústias, fica com raiva. As expressões faciais são outro show à parte.
Publicado em capa comum, você lê bem rápido, mas vai sentir vontade de retornar às páginas e reler. As cores estão vibrantes, o papel é encorpado e o quadrinho tem um cheirinho de tinta muito gostoso. Senti falta de uma pequena descrição de cada conto no começo ou no final, com sua data de publicação. Isso ajudaria a nos situar no tempo e no momento da carreira de Júlia e não deixaria os contos tão soltos na edição.
Ficção e realidade
Ânsia Eterna é o primeiro trabalho publicado da quadrinista Verônica Berta. Ela descobriu a autora ao visitar o site do domínio público, onde notou como eram poucas as mulheres ali relacionadas e listadas. Sem ter experiência em roteiro, ela queria produzir um quadrinho em parceria com alguma escritora e o resultado não poderia ter saído melhor.Verônica Berta é ilustradora e quadrinista nascida em São Paulo, capital. É graduada em design gráfico pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e fez curso superior de ilustração na Ecole Emile Cohl (Lyon, França).
PONTOS POSITIVOS
Leitura agradável
Ilustrações
Bem escrito
PONTOS NEGATIVOS
Introdutório
Acaba logo
Leitura agradável
Ilustrações
Bem escrito
PONTOS NEGATIVOS
Introdutório
Acaba logo
Avaliação do MS?
Júlia Lopes de Almeira ainda não é tão conhecida no Brasil, o que é uma lástima. Qualquer pessoa pode facilmente se lembrar de Machado de Assis, Euclides da Cunha e José de Alencar, mas se perguntar sobre uma escritora clássica, é bem possível que ela desconheça. Uma adaptação para os quadrinhos de alguns de seus contos é uma excelente maneira de se trabalhar com a autora, especialmente nas escolas. Quatro aliens e uma forte indicação para você ler também!Até mais!
Comentários
Postar um comentário
ANTES DE COMENTAR:
Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.
O mesmo vale para comentários:
- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.
A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.