Resenha: Anuí, de Lelis

Sesi-SP, você está de parabéns pelo alto nível de seus quadrinhos. Fiquei apaixonada pela história que Lelis nos conta aqui. Anuí é pura poesia em forma de livro, um quadrinho sensível e especial que nos arrebata pela delicadeza de seu enredo e a delicadeza do traço e das cores do autor. Aqui vamos entrar num "causo" de cidade do interior!

Parceria Momentum Saga e Editora SESI-SP

O quadrinho
Em um tom típico de "causo" contado pelas pessoas mais velhas que se lembram de suas aventuras e histórias dos tempos de criança, nós vamos para o sertão. É lá que nosso singelo conto de fadas acontece. A cidadezinha pacata é invadida por um choro contínuo, baixinho, que rompeu a madrugada. Um chorinho que apertava o coração, que fez os cachorros uivarem e até a vaca trancou as tetas e não deu leite.

Resenha: Anuí, de Lelis

O sertão é uma terra que nunca limpei dos meus pés.

Descobriam que o choro vinha da casa de Genilda, que pediu desculpas pra vizinhança todinha. Na casa dela ninguém dormiu também porque a caixinha de música da menininha Alice quebrou. E Alice só conseguia dormir com a musiquinha. E não tinha quem desse jeito na caixinha pra ela funcionar. Até tentaram arrebentar a coitada na pedrada pra ver se abria e nada!

Eis então que tia Terezinha tem a ideia de levar a caixinha pra consertar. Jurandir Jeitoso era bom com máquinas, mas era conhecido pelo péssimo humor, um humor tão azedo que diziam que ele soltava fogo pelos olhos e tinha uma faca afiada na boca no lugar da língua. Vixe Maria! Alice concordou apesar do medo, num sabe? E lá foi ela junto da mãe levar a caixinha pro seu Jurandir.

Seu Jurandir é um sujeito carrancudo, nunca sorri, de poucas palavras. Por isso as pessoas não se aproximam muito dele e ele parece fazer questão de ser assim. Até nas cores usadas para sua primeira aparição sentimos essa sombra sobre sua figura. Ele pega a caixinha pra consertar, mas seja qual for o defeito dela, é um desafio para seu conhecimento e maquinário. Ele tentou de tudo - o contravapor tangencial de quatro abas, o rompedor pressurizado de refluxo duplo, a maneta invertida com sopro lateral, o martelete diagonal com cabeçote de giro - e nada de abrir a tal da caixinha.

Esse conto de fadas do sertão está justinho, sem tirar nem pôr, na medida. E é uma história surpreendentemente simples, mas que toca o coração de quem lê. Terminei a leitura e depois voltei para o começo, encantada com o traço, as cores, o modo sutil e emotivo de contar a história, o cheiro de tinta das páginas. Há um tom pessoal e íntimo nas páginas como se você estivesse na mesa tomando café com a vó e ela começasse a contar causos de quando era criança.

a arte de Lelis

A edição do Sesi é em capa comum, mas com papel encorpado e impressão de alta qualidade. Não há problemas de revisão ou diagramação, apesar de ter achado a fonte incompreensível em alguns momentos. Imagino que uma fonte mais encorpada seria melhor para ler.

Obra e realidade
A gente nem sempre conhece as pessoas do jeito que acha que conhece. Uma pessoa carrancuda e mau humorada como seu Jurandir tem também uma história, mas as pessoas preferiram criar fantasias a seu respeito e a evitá-lo. Quantos de nós trancamos nossos sentimentos a fim de nos proteger, nos isolando no processo? Quantos queiram um abraço, ainda que não quisesse admitir, e não conseguiu? Esse é um dos ensinamentos de Anuí. Ninguém é uma ilha para viver isolado.

Lelis

Lelis, ou Marcelo Eduardo Lelis de Oliveira, é um ilustrador e quadrinista brasileiro, natural de Minas Gerais, com trabalhos publicados no Brasil e no exterior.

Pontos positivos
Caixinha de música
Lindamente ilustrado
Jurandir Jeitoso
Pontos negativos

Preço
Acaba logo!


Título: Anuí
Autor: Lelis
Editora: SESI-SP
Páginas: 64
Ano de lançamento: 2018
Onde comprar: na Amazon

Avaliação do MS?
Anuí é um dos melhores quadrinhos que já li em muito tempo. Uma poesia em quadrinhos, uma historinha singela e emotiva que vai te emocionar também. Sesi-SP e Lelis, muito obrigada por nos proporcionar uma HQ tão incrível. Cinco aliens para Anuí e uma forte recomendação para você ler também!

MARAVILHOSO!

Até mais! ♡

Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Adorei o causo... digo, a resenha! Genial!

    ResponderExcluir
  2. Vou aproveitar para pegar nessa feira do livro da UNESP que vai vir, estou bem ansioso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)