Resenha: Batman - Criaturas da Noite, de Marie Lu

O segundo volume das Lendas da DC chegou pela editora Arqueiro. No primeiro volume, acompanhamos a adolescente Diana de Temiscira tentando salvar o mundo de uma nova guerra mundial. Aqui, o jovem e imprudente Bruce Wayne, a meio caminho de se tornar o Cavaleiro das Trevas, ter√° de lidar uma perigosa gangue do submundo, as Criaturas da Noite.



Parceria Momentum Saga e
editora Arqueiro


O livro
O jovem Bruce chega à maioridade e está pronto para assumir a fortuna da família. Ele chega à sua suntuosa festa de aniversário em um Aston Martin novinho e cheio de tecnologia das empresas Wayne, mas Bruce não aguenta ficar nem dez minutos depois que um de seus ex-amigos resolve procurá-lo baseado em seus próprios interesses. Eles já foram tão amigos antes, por que tinha que ser assim? Irritado, Bruce pega seu carro novo e desaparece pelas ruas de Gotham. Mas ele presencia uma operação policial e resolve agir para impedir a fuga de algum bandido.


Interfer√™ncia em cena de crime, desobedi√™ncia e obstru√ß√£o √† justi√ßa recaem sobre o jovem Bruce. Ele agora ter√° que pagar por suas transgress√Ķes com trabalho volunt√°rio em um dos piores antros da sociedade: o Asilo Arkham. Foi bacana a autora ter colocado o fato de que a delinqu√™ncia juvenil traz sim consequ√™ncias para quem as comete. Mesmo o bilion√°rio Bruce vai ter que pagar por seus erros. Mas tamb√©m temos um vislumbre do que vir√° a se tornar, quando vestir o capuz do justiceiro noturno, exasperado pela inefici√™ncia do sistema.

Obviamente que um jovem bonito e rico vai ser incomodado pelos internos. E dito e feito. Se voc√™ nunca viu Bruce encabulado, ele fica ao ter que limpar o ch√£o de Arkham ouvindo os gracejos daqueles que est√£o atr√°s das barras. √Č uma dessas limpezas que ele conhece uma interna, considerada de alta periculosidade e que est√° junto das Criaturas da Noite, que basicamente atualizaram o trabalho de Hobin Hood, roubando dos ricos. Bruce logo se enamora pela mo√ßa misteriosa, idiota e imprudente como todo adolescente √©.

Em todas as hist√≥rias de mist√©rio que ele j√° lera a pol√≠cia sempre ficava um passo atr√°s do her√≥i. E se a √ļnica forma de consertar tudo fosse assumindo as r√©deas?

P√°gina 103

Apesar de ter gostado muito de ver o jovem Bruce pagando por sua imprud√™ncia, mais errando do que acertando, achei o enredo um tanto cansativo pela obviedade dele. Seus personagens est√£o bem descritos, em especial Bruce, Dianne e Harvey, todos amigos desde o col√©gio e muito unidos. No entanto, assim que Bruce entra em contato com a interna de Arkham, voc√™ j√° imagina o que vai acontecer e, de fato, acontece. A hist√≥ria se fecha e se conclui, mas cheguei ao final sentindo que poderia ter sido muito mais, em especial por se tratar de um personagem de tamanho apelo com o p√ļblico, como √© o Batman.

Se comparado com o livro anterior, Sementes da Guerra, este aqui √© bem mediano, enquanto o outro apresenta uma qualidade superior em trama e personagens. √Č uma pena mesmo, estavam ansiosa de ler uma aventura lend√°ria do jovem Bruce e fiquei querendo muito mais do que foi oferecido. Quanto √† edi√ß√£o da Arqueiro, o livro n√£o tem problemas com tradu√ß√£o ou palavras erradas. Cada cap√≠tulo come√ßa com um s√≠mbolo do Batman e no final h√° um ep√≠logo.

Ficção e realidade
Muito se discute se o Batman est√° correto em agir por conta pr√≥pria quando a pol√≠cia e a justi√ßa n√£o fazem nada para impedir a bandidagem de dominar Gotham. Se todo mundo come√ßar a fazer justi√ßa com suas pr√≥prias m√£os, qualquer crime ser√° justific√°vel e qualquer barb√°rie ser√° permitida com a justificativa de que o poder p√ļblico nada faz.

Marie Lu

Aliás, é isso o que o jovem Bruce defende quando é pego pela polícia e é perguntado sobre sua interferência numa investigação policial. Ele não podia deixar o bandido fugir. E mais para frente ele se pergunta alguém não deveria assumir o fardo de combater a bandidagem. Só que você também corre o risco de se tornar um bandido agindo assim.

Pontos positivos
Jovem Bruce
Asilo Arkham
Dianne e Harvey
Pontos negativos


Chatinho

Título: Batman - Criaturas da Noite
Título original: Batman: Nightwalker
Série Lendas da DC
1. Mulher-Maravilha - Sementes da Guerra
2. Batman - Criaturas da Noite
3. Mulher-Gato
4. Superman
Autora: Marie Lu
Tradutora: Mariana Serpa
Editora: Arqueiro
P√°ginas: 256
Ano de lançamento: 2018
Onde comprar: Amazon


Avaliação do MS?
Não sei se eu tinha expectativas altas demais com este livro por causa da Mulher Maravilha, mas aqui faltou algo, sabe? Poderia ser bem mais, o personagem central tem muito potencial e carisma para segurar o enredo, apenas algo não deu muito certo. Vale à pena ter na prateleira para não deixar a coleção incompleta e para ver o jovem Bruce lavando chão! Vamos aguardar agora a ventura da Mulher-Gato! Três aliens para o livro.



At√© mais! ūü¶á


Já que você chegou aqui...

COMPARTILHE

Seja o primeiro a comentar.

ANTES DE COMENTAR:

Coment√°rios an√īnimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreens√≠veis ou com ofensas ser√£o exclu√≠dos.

O mesmo vale para coment√°rios:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavr√Ķes e palavras de baixo cal√£o;
- reaças.

A √°rea de coment√°rios n√£o √© a casa da m√£e Joana, ent√£o tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora n√£o se responsabiliza por opini√Ķes emitidas nos coment√°rios. Essas opini√Ķes n√£o refletem necessariamente as da autoria do blog.