Resenha: Batman - Criaturas da Noite, de Marie Lu

O segundo volume das Lendas da DC chegou pela editora Arqueiro. No primeiro volume, acompanhamos a adolescente Diana de Temiscira tentando salvar o mundo de uma nova guerra mundial. Aqui, o jovem e imprudente Bruce Wayne, a meio caminho de se tornar o Cavaleiro das Trevas, terá de lidar uma perigosa gangue do submundo, as Criaturas da Noite.

Parceria Momentum Saga e editora Arqueiro

O livro
O jovem Bruce chega à maioridade e está pronto para assumir a fortuna da família. Ele chega à sua suntuosa festa de aniversário em um Aston Martin novinho e cheio de tecnologia das empresas Wayne, mas Bruce não aguenta ficar nem dez minutos depois que um de seus ex-amigos resolve procurá-lo baseado em seus próprios interesses. Eles já foram tão amigos antes, por que tinha que ser assim? Irritado, Bruce pega seu carro novo e desaparece pelas ruas de Gotham. Mas ele presencia uma operação policial e resolve agir para impedir a fuga de algum bandido.

Resenha: Batman - Criaturas da Noite, de Marie Lu

Em todas as histórias de mistério que ele já lera a polícia sempre ficava um passo atrás do herói. E se a única forma de consertar tudo fosse assumindo as rédeas?

Página 103

Interferência em cena de crime, desobediência e obstrução à justiça recaem sobre o jovem Bruce. Ele agora terá que pagar por suas transgressões com trabalho voluntário em um dos piores antros da sociedade: o Asilo Arkham. Foi bacana a autora ter colocado o fato de que a delinquência juvenil traz sim consequências para quem as comete. Mesmo o bilionário Bruce vai ter que pagar por seus erros. Mas também temos um vislumbre do que virá a se tornar, quando vestir o capuz do justiceiro noturno, exasperado pela ineficiência do sistema.

Obviamente que um jovem bonito e rico vai ser incomodado pelos internos. E dito e feito. Se você nunca viu Bruce encabulado, ele fica ao ter que limpar o chão de Arkham ouvindo os gracejos daqueles que estão atrás das barras. É uma dessas limpezas que ele conhece uma interna, considerada de alta periculosidade e que está junto das Criaturas da Noite, que basicamente atualizaram o trabalho de Hobin Hood, roubando dos ricos. Bruce logo se enamora pela moça misteriosa, idiota e imprudente como todo adolescente é.

Apesar de ter gostado muito de ver o jovem Bruce pagando por sua imprudência, mais errando do que acertando, achei o enredo um tanto cansativo pela obviedade dele. Seus personagens estão bem descritos, em especial Bruce, Dianne e Harvey, todos amigos desde o colégio e muito unidos. No entanto, assim que Bruce entra em contato com a interna de Arkham, você já imagina o que vai acontecer e, de fato, acontece. A história se fecha e se conclui, mas cheguei ao final sentindo que poderia ter sido muito mais, em especial por se tratar de um personagem de tamanho apelo com o público, como é o Batman.

Se comparado com o livro anterior, Sementes da Guerra, este aqui é bem mediano, enquanto o outro apresenta uma qualidade superior em trama e personagens. É uma pena mesmo, estavam ansiosa de ler uma aventura lendária do jovem Bruce e fiquei querendo muito mais do que foi oferecido. Quanto à edição da Arqueiro, o livro não tem problemas com tradução ou palavras erradas. Cada capítulo começa com um símbolo do Batman e no final há um epílogo.

Obra e realidade
Muito se discute se o Batman está correto em agir por conta própria quando a polícia e a justiça não fazem nada para impedir a bandidagem de dominar Gotham. Se todo mundo começar a fazer justiça com suas próprias mãos, qualquer crime será justificável e qualquer barbárie será permitida com a justificativa de que o poder público nada faz.

Aliás, é isso o que o jovem Bruce defende quando é pego pela polícia e é perguntado sobre sua interferência numa investigação policial. Ele não podia deixar o bandido fugir. E mais para frente ele se pergunta alguém não deveria assumir o fardo de combater a bandidagem. Só que você também corre o risco de se tornar um bandido agindo assim.

Resenha: Batman - Criaturas da Noite, de Marie Lu

Marie Lu é uma escritora chinesa radicada nos Estados Unidos. Ela é mais conhecida pela trilogia Legend e pela série Jovens de Elite.

PONTOS POSITIVOS
Jovem Bruce
Asilo Arkham
Dianne e Harvey
PONTOS NEGATIVOS

Chatinho

Título: Batman - Criaturas da Noite
Título original: Batman: Nightwalker
Série Lendas da DC
1. Mulher-Maravilha - Sementes da Guerra
2. Batman - Criaturas da Noite
3. Mulher-Gato
4. Superman
Autora: Marie Lu
Tradutora: Mariana Serpa
Editora: Arqueiro
Páginas: 256
Ano de lançamento: 2018
Onde comprar: na Amazon!

Avaliação do MS?
Não sei se eu tinha expectativas altas demais com este livro por causa da Mulher Maravilha, mas aqui faltou algo, sabe? Poderia ser bem mais, o personagem central tem muito potencial e carisma para segurar o enredo, apenas algo não deu muito certo. Vale à pena ter na prateleira para não deixar a coleção incompleta e para ver o jovem Bruce lavando chão! Vamos aguardar agora a ventura da Mulher-Gato! Três aliens para o livro.



Até mais! 🦇

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)