10 coisas que você não sabia sobre O Planeta Proibido

O Planeta Proibido (1956) é um dos grandes marcos para o cinema de ficção científica, tendo inspirado muitas produções que viriam nos anos seguintes. Não só é um dos mais importantes filmes dos anos 1950 como também é tido como o precursor do cinema de ficção científica contemporâneo. O enredo fala sobre a nave estelar C-57D, que no século XXIII chega ao distante planeta Altair IV na esperança de determinar o que aconteceu com uma expedição enviada da Terra 20 anos antes.


Com um orçamento de quase 2 milhões de dólares, ele faturou apenas 2.700.000, mas foi um grande sucesso de crítica. Foi dirigido por Fred M. Wilcox e foi indicado para o Oscar da Academia por Melhores Efeitos Visuais, em 1957. Em 2013 ele entrou para a lista da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos de filmes com significância cultural, histórica ou estética.

10. Orçamento
O Planeta Proibido foi um dos primeiros filmes de ficção científica a receber um grande orçamento. FC não era um gênero levado a sério pela maioria dos estúdios e pelo público em geral, então estes filmes recebiam verbas de filmes B, o que geralmente levava a resultados decepcionantes. Como ele foi um sucesso de crítica, isso convenceu a indústria de que filmes bem feitos de FC podiam ser um sucesso.

9. Máquina de lavar
O robô Robby foi criado por Robert Kinoshita, que não foi devidamente creditado no filme. Ele passou cinco semanas fazendo rascunhos de um robô para o filme e por ser especialista em criar máquinas de lavar roupa, o robô acabou ganhando aquele estilo, com braços e pernas que parecem tubos de drenagem de uma máquina de lavar e uma cabeça com botões coloridos lembrando botões.

8. O Mágico de Oz
O filme foi gravado sobre os cenários e palcos criados para O Mágico de Oz (1939), rodado cerca de 17 anos antes. O jardim visto no filme é o mesmo do País dos Munchkins.

7. Já chegou o disco voador
O modelo para a nave da Terra em forma de disco foi mantida pela equipe de efeitos da MGM e depois reutilizada em diversas produções do estúdio nos anos seguintes, como Além da Imaginação, de 1959 a 1962. O robô Robby, os uniformes da tripulação, os transportes, também foram reaproveitados pela mesma produção em 1959. A Máquina do Tempo (1960) reaproveitou os uniformes; a tecnologia de campos de força foi utilizada em Atlântida, Continente Desaparecido (1961) e em A Volta ao Mundo Sob o Mar (1966).

6. Leilão
Em novembro de 2017, a roupa do robô Robby, bem como o seu transporte original do filme, foram leiloados pelo impressionante valor de US$ 5.375.000.

5. A Tempestade
O roteiro foi vagamente inspirado na peça de Shakespeare, A Tempestade, uma história de vingança e conspirações, envolvendo magia e traição. Ainda inspirado nesta peça surgiu o musical Return to the Forbidden Planet (1989), escrita por Bob Carlton. O musical virou um livro de mesmo nome em 1985 e o filme de 1956 também foi novelizado um pouco antes do filme estrear, por Philip MacDonald, escritor britânico.

4. Star Trek
O distante planeta Altair IV, para onde a nave C-57D se dirige, é um dos planetas da Federação de Planetas Unidos, segundo Deep Space Nine (1993). O diretor do filme chegou a consultar alguns cientistas antes de decidir que o planeta teria atmosfera verde. Em Os Estranhos, de Stephen King, também aparece um planeta Altair IV.

3. Gene Roddenberry
O criador de Star Trek era um grande fã de O Planeta Proibido e isso o inspirou a criar as intrépidas viagens da Enterprise. Tanto que o ator Warren Stevens, que interpreta o tenente "Doc" Ostrow aparece no episódio By Any Other Name (1968) (2ª temporada, episódio 22). Há até uma história de que o número de registro da Enterprise, 1701, vem do relógio da nave C57D, que marcava a hora de 17:01 quando ela entra em órbita de Altair IV.

2. Minissaia
A atriz Anne Francis foi a primeira a usar uma minissaia em um filme de Hollywood, o que escandalizou a audiência ultra conservadora dos Estados Unidos. O filme chegou a ser banido na Espanha, que só autorizou o uso da peça de vestuário em 1967.

1. Pioneirismo
O Planeta Proibido foi pioneiro em vários aspectos. Foi o primeiro filme de FC a mostrar seres humanos viajando em uma nave com capacidade de voo acima da velocidade da luz e construída na Terra. Também foi o primeiro a se passar integralmente em outro planeta no espaço interestelar, bem longe daqui. O robô Robby também foi um dos primeiros a demonstrar personalidade e participa do filme como um personagem coadjuvante. Além disso, também foi o primeiro filme da história a ter uma trilha sonora eletrônica, composta por Bebe e Louis Barron.


Até mais, terráquea!

Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Um dos filmes da minha infância que junto com Jornada nas Estrelas me fez pensar que nasci na época errada. Tenho a impressão que o monstro do filme inspirou um episódio de Jonny Quest: O Monstro Invisível.

    ResponderExcluir
  2. eu amo esse filme e adorei saber sobre a nave reaproveitada em twilight zone!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)