10 coisas que você não sabia sobre V de Vingança

V de Vingança (2005) é um dos filmes mais influentes das últimas décadas. A icônica máscara do anti-herói se tornou símbolo de resistência e no dia 5 de novembro várias homenagens são feitas a Guy Fawkes, o soldado inglês que teve participação na "Conspiração da pólvora", cuja a intenção era assassinar o rei Jaime VI e os membros do Parlamento inglês, em 1605, e assim iniciar um levante católico. Guy Fawkes e sua máscara hoje representam um poderoso instrumento de articulação do anarquismo pós-moderno.

10 coisas que você não sabia sobre V de Vingança

Com um orçamento de 54 milhões de dólares, a arrecadação nas bilheterias foi mais tímida do que o esperado, com apenas 133 milhões, mas ele logo se tornou um clássico. Ele estreou no Brasil em 7 de abril de 2006.

10. 5 de novembro
A produção queria muito que o filme fosse lançado em 5 de novembro, o dia de Guy Fawkes, no 400º aniversário da Conspiração. No entanto, com os inúmeros atrasos da produção, ele acabou saindo no final de semana de São Patrício, em março. Nos Estados Unidos, a pré-estreia foi em 11 de dezembro, mais de um mês depois do 5 de novembro icônico.

9. Evey Hammond
Bryce Dallas Howard, Scarlett Johansson e Keira Knightley fizeram testes para o papel de Evey Hammond. Evey tem seu nome pronunciado como EV, porque E é a quinta letra do alfabeto e V é cinco em latim. Natalie Portman precisou trabalhar o sotaque britânico com uma especialista antes de começar a gravar.

8. Máscara
A icônica máscara de Guy Fawkes abafava a voz de Hugo Weaving e os microfones não conseguiam captar as falas do ator. Assim, o pessoal da maquiagem instalou um microfone embaixo da peruca preta para tentar captar com mais clareza. De nada adiantou, e Hugo precisou dublar suas falas tudo de novo. Como James Purefoy era o V original e ele já tinha gravado várias cenas por dois meses, Hugo dublou em cima da atuação do colega também.

7. Dominós
Aquela fantástica cena de V derrubando uma peça de dominó e em seguida uma gigante letra V se forma, envolveu nada menos que 22 mil dominós. A produção contratou quatro profissionais da área que levaram 200 horas montando o cenário.

6. Metrô
Londres tem tantas linhas de metrô que algumas delas se tornaram redundantes para o sistema de transporte. Então a prefeitura fechou algumas delas. Hoje essas linhas são alugadas para o público para realizar festas e para estúdios de filmagem usarem como cenários. V de Vingança utilizou a estação de Aldwych, da linha de Piccadilly, fechada em 1994.


5. Área de segurança
A bombástica cena final foi de fato gravada em Westminster. Para isso, a área da Trafalgar Square até Whitehall, o Parlamento e até o Big Ben foram fechados por três noites, de meia-noite às cinco da manhã para as gravações acontecerem. Foi a primeira vez que uma região de alta segurança foi fechada para uma filmagem.

4. Uma revolução sem uma dança...
A famosa frase de V para Evey, "Uma revolução sem uma dança não vale à pena!" é uma referência à anarco-feminista norte-americana Emma Goldman (1869-1940). As palavras foram parafraseadas de uma passagem em sua autobiografia, "Living My Life", publicada em 1931.

3. Lilly e Lana Wachowski
O roteiro e parte da produção ficou nas mãos das famosas Lilly e Lana Wachowski, da trilogia Matrix. Porém, muitos protestos surgiram depois do lançamento do longa, de pessoas revoltadas com a diluição da mensagem original da HQ de Allan Moore para focar em cenas de ação e de luta.

2. Arte
É possível ver na galeria de arte de V várias obras clássicas de arte e cultura, a maioria delas reproduções. Algumas são de arte moderna, como a cadeira Vitra Lounge, de Eames e a luminária de Valerio Bottin.

1. Allan Moore
Depois dos fiascos de Do Inferno (2001) e A Liga Extraordinária (2003), adaptações de obras suas para o cinema, Allan Moore não quis mais receber créditos por suas obras adaptadas, nem mesmo o dinheiro da arrecadação ou dos direitos. Ele então repassou todo o dinheiro que receberia por V de Vingança para o artista que desenhou a HQ original com ele, David Lloyd, que é o único nome que aparece no longa.


Remember! ⓥ

Já que você chegou aqui...

Comentários

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)