10 coisas que você não sabia sobre Oblivion

Oblivon (2013) é um filme subestimado. Ele tem lá seus problemas (como a representação feminina), mas é um filme que tem mais aspectos do que um filme catástrofe comum teria. Distopias e mundos pós-apocalípticos que derivam de uma invasão alienígena costumam ter grandes e épicas batalhas para tomar a Terra das mãos dos malignos ETs, com os heróis salvando o planeta no final. Em Oblivion nós perdemos. E perdemos feio.

10 coisas que você não sabia sobre Oblivion

Com um orçamento estimado em 160 milhões de dólares, o longa faturou apenas 283 milhões no mundo todo. Foi dirigido por Joseph Kosinski, o mesmo diretor de TRON, o Legado. Exércitos de clones invadiram a Terra e a destruição da Lua levou a ondas gigantes que obliteraram as cidades costeiras e quase dizimou a raça humana. Jack Harper é só um cara comum, com um trabalho a fazer, que é o de manutenção em sentinelas robóticas armadas (bem parecidos com os drones atuais).

10. 50 anos
Durante as filmagens, Tom Cruise fez aniversário: 50 anos. E de presente, ele ganhou uma das motos utilizadas no filme. Em agradecimento, Tom deu ao diretor uma miniatura da nave que seu personagem, Jack Harper, pilota no longa.

9. Torre 49
A Torre 49 é onde Jack e Vika moram e trabalham, de onde ele sai para consertar os drones com defeito ou derrubados pelos "aliens". A torre foi construída rodeada por gigantescas telas, que passavam imagens gravadas no vulcão Haleakalā, que fica na ilha de Maui, no Havaí. A ideia era passar a impressão de a torre estar mesmo acima das nuvens.

8. Disney
Inicialmente, os direitos do filme eram da Disney. Mas depois de analisar o roteiro e perceber que teriam que fazer mudanças extensas para o longa caber em uma classificação livre para todos os públicos, o estúdio abriu mão dele. Os direitos foram comprados depois pela Universal.

7. Testes
Olivia Wilde, Noomi Rapace, Kate Mara, Olga Kurylenko, Mary Elizabeth Winstead e Brit Marling fizeram testes para o papel da astronauta Julia, esposa de Jack Harper. A atriz Jessica Chastain estava escalada para ser Julia, mas conflitos de agenda a fizeram largar a produção. Julia acabou interpretada por Olga Kurylenko.

6. Bubble Ship
A nave que Jack pilota foi inspirada em um helicóptero Bell 47, modelo pelo qual o diretor Joseph Kosinski ficou apaixonado ao vê-lo em exibição no Museu de Arte Moderna, em Manhattan. Um modelo em tamanho real foi construído para as gravações e Tom Cruise, sendo piloto, deu algumas dicas a respeito do design.

5. Islândia
O diretor não queria cenários escuros para o longa, algo que aparece com frequência em muitos filmes de ficção científica. Por isso, ele levou a equipe para a Islândia, por dez dias, para filmar as cenas externas durante o verão, onde o sol brilha por quase 24 horas.

4. Super Bowl
O último Super Bowl, em 2017, antes da invasão, é narrado por Jack Harper enquanto ele conserta um drone caído nas ruínas de um estádio. Este Super Bowl aconteceu em 5 de fevereiro de 2017, em Houston Texas, o que identifica o estádio como sendo o NRG Stadium, em Houston, antes chamado de estádio Reliant.

3. Honda CRF450X
A moto que Jack pilota quando está em terra é uma Honda CRF450X. Ela foi escolhida por seu estilo minimalista e por ser fácil de ser pilotada. A produção escondeu o escapamento e diminuiu o tamanho do tanque de gasolina para armazenar só 1 litro, o que lhe dava uma autonomia de apenas 20 minutos.


2. Ultra HD
Kosinski queria que o filme fosse lançado em uma resolução Ultra HD. Mas com um atraso de seis semanas na pós-produção e um orçamento estourando de tão caro, ele teve que se contentar com uma resolução em HD mesmo.

1. É baseado em uma graphic novel...
...que nunca foi lançada. A Universal comprou os direitos do filme depois que Joseph Kosinski mostrou uma prévia dela na Comic Con de 2009. Devido ao sucesso de TRON, o diretor usou os conceitos das páginas já criadas para a graphic novel para atrair Tom Cruise e o financiamento necessário, com a promessa de lançar junto com o filme. O que nunca aconteceu.


Ainda somos uma equipe eficiente??

Até mais!

Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Tô apaixonada pelo teu blog. <3

    E SIM, OBLIVION É SUBESTIMADO!!! <3

    ResponderExcluir
  2. É uma pena que a graphic novel nunca tenha sido lançada! Também acho que o filme foi subestimado, pois tem um argumento é um roteiro muito bons, além da música do M83 que é maravilhosa!

    ResponderExcluir
  3. O filme, na minha opinião é muito bom! Emociona, prende a atenção e nos faz vibrar com o desenrolar da trama, as descobertas de que nada era o que "parecia" ser, e o final incrível e assustador, com aquela gigantesca inteligência alienígena dizendo "Eu sou o seu deus!". Nota 10!!! Excelente atuação de Tom Cruise, Morgan Freeman e das belíssimas atrizes, também bem naturais e convincentes em suas atuações! Inesquecível! Claro que comprei o DVD, hehehehehe

    ResponderExcluir
  4. Ah, sim! ia esquecendo. A trilha sonora, principalmente a música principal é simplesmente TRANSCEDENTAL!!!! Lindíssima!

    ResponderExcluir
  5. O filme é show de bola, assisti várias vezes e Tom Cruise é um dos melhores atores de todos os tempos

    ResponderExcluir
  6. O filme é maravilhoso e a trilha sonora é magnífica! Não canso de assistir!

    ResponderExcluir
  7. Estou assistindo novamente em 70" 4k uhd e receiver Yamaha multicanal. Que qualidade, imagem e som perfeitos. Muito bom! Gostei desse filme!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)