10 coisas que você não sabia sobre Contato

Um dos grandes clássicos recentes da ficção científica, dirigido por Robert Zemeckis, diretor premiado e reconhecido pela trilogia De Volta Para o Futuro, foi baseado no livro de Carl Sagan, Contato, publicado originalmente em 1985. Já em 1989 surgiram as primeiras ideias para um filme envolvendo ninguém menos que George Miller. Porém, com a demissão de Miller e de outros envolvidos no projeto, a ideia ficou engavetada até a contratação de Zemeckis, em 1995.




Com um orçamento de 90 milhões de dólares, o filme arrecadou tímidos 171 milhões mundo a fora. O longa ganhou o Prêmio Hugo de Melhor Apresentação Dramática, em 1998.

10. Carl Sagan
Sagan participou ativamente da pré-produção e da confecção do roteiro. Na verdade, ele estava escalado para fazer parte do comitê de seleção que escolheria o viajante da Máquina, mas Sagan infelizmente morreu durante as gravações. Sua participação na produção era para se certificar que a ciência seria descrita da maneira mais fiel possível.


9. Realidade
Tal como seus personagens no longa, Dra. Arroway e o padre Joss Palmer, Jodie Foster é ateia e Matthew McConaughey é um cristão devoto. Uma vez perguntaram para Jodie Foster se ela aceitaria partir em uma missão sem volta ao espaço. A atriz disse que não: "Estou bem feliz na ignorância. Deixe que os mistérios do universo sejam investigados por outra pessoa."


8. Bill Clinton
A participação do presidente Bill Clinton foi retirada e re-editada de uma coletiva de imprensa real na Casa Branca, em 1997, a respeito da descoberta de vida em um meteorito marciano que caiu na região ártica. Porém, o uso da coletiva causou controvérsia com a CNN, que baniu o uso de seu logo em longa-metragens, bem como proibiu seus repórteres de aparecer em filmes. Na época, Larry King fez uma participação especial.


7. Vega
O filme estabelece que o sinal da transmissão da abertura dos Jogos Olímpicos de Berlim saiu da Terra em 1936. A estrela Vega está a 26 anos-luz de distância, levando o mesmo tempo para ir, ser recebido e devolvido em resposta, num total de 52 anos. Assim, o sinal teria sido recebido em 1988. Porém, no filme, os personagens usam Netscape, colocando o filme em algum lugar no início dos anos 90, sugerindo que os aliens em Vega levaram ao menos alguns anos para entender a mensagem e responder.


6. Dra. Arroway
A personagem de Jodie Foster, Dra. Ellie Arroway, foi baseada em dois pioneiros radioastrônomos, dos anos 1930 e 1940: Grote Reber e John Kraus. A pesquisadora do SETI, Jill Cornell Tarter também foi outro importante modelo para a concepção de Ellie. Carl Sagan queria uma mulher como heroína de seu livro para inspirar meninas a buscar as ciências.


5. O Exterminador do Futuro
A máquina construída com base nas instruções recebidas pelo sinal alienígena, com três anéis giratórios, foi originalmente criada para o filme O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991).


4. Inspirações e elenco
Gillian Anderson e Uma Thurman foram consideradas para o papel de Ellie Arroway. Jodie Foster tinha desistido do papel, mas mudanças no roteiro a fizeram voltar. Matthew McConaughey largou a produção de O Chacal para interpretar o padre Palmer e Sidney Poitier, que tinha sido escalado para o papel de presidente em Contato, largou a produção para fazer O Chacal. Segundo Robert Zemeckis, o papel de Hadden (John Hurt) foi baseado em Bill Gates e o que aconteceria se ele ficasse louco.


3. Pílulas de suicídio
Muita gente acredita que os astronautas levam uma cápsula contendo veneno, caso eles se percam em missão. O boato surgiu justamente por causa de Carl Sagan, mas vários astronautas, incluindo Jim Lovell, comandante da missão Apolo 13, dizem que não procede. Gerry Griffin, ex-diretor do Johnson Space Center, em Houston, Texas, afirmou que se um astronauta quiser se matar, o espaço fornece várias maneiras. Porém, o mesmo não se pode dizer dos cosmonautas russos. Alexey Leonov levou uma quando fez sua caminhada espacial de 12 minutos em 18 de março de 1965, para o caso de não conseguir retornar para a nave e seu colega, Pavel Belyayev, ter que deixá-lo para trás.


2. Universo
Todos os três atos do filme começam com um zoom em um corpo celeste, seguido de um close nos olhos de Ellie Arroway, que foi uma maneira de homenagear Sagan e sua opinião de que os seres humanos são a maneira que o universo encontrou de estudar a si mesmo. No primeiro ato, os olhos da atriz Jena Malone, que faz a jovem Ellie, foram coloridos em computador, já que a atriz tem olhos castanhos.


1. Encyclopaedia Galactica
Há uma cena em que a Dra. Arroway teoriza que a mensagem de Vega possa ser o primeiro volume de uma "Enciclopédia Galáctica". É um conceito criado por Carl Sagan e apresentado em sua série Cosmos (1980), sendo um grande banco de dados para planetas ao longo da Via Láctea. O termo foi inspirado pela saga Fundação, de Isaac Asimov.


Bora ver de novo?

Até mais!

Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Apesar de o filme ter sido supervisionado por Sagan, tem uma mensagem profundamente diversa do livro... O filme possui uma mensagem pendendo à crença em Deus, e o livro uma perspectiva mais agnóstica. Bom filme, mas prefiro o livro!

    ResponderExcluir
  2. Assisti hoje de madrugada, de férias em meio a essa quarentena, semana do meu aniversário. Nos dias atuais em que a ciência parece valer menos, pelo fato de oportunistas aparecerem com "milagres" e achismos recorri a algo que me fez na infância seguir os caminhos da ciência. Assistir a um filme que nos apresenta a convergência entre: ciência, política, fé e a natureza humana, é um ato de limpar a vista para não se cegar com a realidade tão cruel e cheia de insensatez.

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha assistido em 1997 mas dada minha idade não tinham proporção do que estava assistindo, terminei agora, Via láctea,Planeta Terra, Brasil, 14/06/2020 fuso horário de Brasília 4h da manhã, que filme excelente, Carl Segan com seu amor pelo cosmo transmi de uma forma genial, fora direção de Robert Z. Não precisa de apresentação, tem uma referência no início do filme que fala sobre a Galaxia M87 e seu buraco negro,, onde 22 depois recebemos a primeira foto... Que filme que filme 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  4. Assisti esse filme em 1999 .
    Depois voltei a assistir diversas vezes, agora com outro olhar e passados 21 anos, desde a primeira que assisti, me chama a atenção, a mudança radical da personagem interpretada por Jodie Foster, principalmente ao final do filme. Quando ela diz durante em seu depoimento , sobre a sensação inexplicável e maravilhosa que vivenciou. Para quem se recorda, no início do filme , a personagem se dizia totalmente incrédula e depois muda radicalmente.

    ResponderExcluir
  5. Filme bom. Bem interessante. Tenta dar uma visão sobre alguma coisa fora do nosso planeta com o quase nada de informação que temos do universo.

    ResponderExcluir
  6. Sou fã do MomentumSaga... adorei mais este post... parabéns...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)