Resenha: Dark Matter, de Blake Crouch

O livro de Blake Crouch traz aquela velha pergunta feita na ficção científica: e se? A diferença é que o protagonista tem mais respostas para essa pergunta do que gostaria. E se você não tivesse se casado? E se você morresse de uma doença infectocontagiosa? E se você mudasse de emprego? E se você não tivesse filhos? E se você não estiver feliz com sua vida? E se você pudesse ter todas essas respostas, gostaria de tê-las?



O livro
Jason Dessen tem uma vida que gosta muito. Marido, pai, largou uma promissora carreira científica para poder ter tempo com a família, Daniela e o filho Charlie, relegando-se a ser um professor de colégio, ensinando física. Uma noite, ele sai para congratular um colega que recebeu um alto prêmio científico e aproveita para levar sorvete para casa, quando um homem mascarado, armado e que o conhece bem demais o leva para um local abandonado e escuro, algum tipo de usina.

Resenha: Dark Matter, de Blake Crouch

Jason chega a implorar para que o sujeito não o machuque, nem machuque sua família. Ele não o ouve e até toma seu celular, para impedi-lo de pedir ajuda à esposa. Ele então manda Jason tirar as roupas e o leva nu para dentro da usina, sem responder a nenhuma pergunta. Aliás, essa parte foi enervante, pois o bandido misterioso não dá resposta a nenhuma pergunta, apenas dá ordens e sabe antecipadamente tudo o que Jason pode fazer.

Quando enfim eles param, Jason é injetado com alguma coisa e logo tudo desaparece. Ao acordar, o mundo é diferente. O lugar onde ele está, as pessoas à sua volta interrogando e querendo respostas que não pode dar. A aparente autoridade que possui, mesmo sem conhecer ninguém ali. Algum tempo depois, Jason percebe que este mundo está tão errado que apenas a física quântica pode explicar. E o autor conseguiu criar um cenário plausível para as realidades alternativas que surgem no livro.

Como identificar um mundo que parece como o seu e não é? Como voltar para a sua realidade? Se você pudesse ir para algum lugar, qualquer lugar, que fosse melhor do que este? A Física Quântica admite que realidades alternativas possam existir e que existem milhares de pessoas, iguais a nós, vivendo nessas realidades, onde os mais variados eventos podem ter acontecido. Se em uma realidade alternativa um meteoro atingiu a Terra ano passado, nossos "eus" alternativos estão passando por maus bocados, se é que estão vivos.

A explicação científica para o trânsito entre as diferentes realidades paralelas é elegante e funciona no enredo. A parte científica é bem explicada, ninguém ficaria perdido com o conteúdo explicado por Blake Crouch. O Gato de Schrödinger está por aqui também e em uma versão bem fácil de compreender. Li o ebook em inglês, uma leitura fácil e agradável para quem quiser tentar, mas me disseram que ele será traduzido pela Intrínseca, portanto vamos aguardar. E a Sony Pictures já comprou os direitos da obra ainda em 2014, quando era apenas um roteiro. O autor fez o livro em cima dele.


Ficção e realidade
Eu não sei se gostaria de conhecer realidades paralelas e dar de cara com minhas eus por aí. Já é difícil tolerar minha própria existência algumas vezes, que dirá outras de mim. Mas uma coisa é certa: esse é o tipo de coisa que não poderia cair nas mãos de gente inescrupulosa, como vemos no livro. As consequências seriam gritantes para alguém que viajasse entre as realidades e depois não conseguisse achar o caminho de volta.

Blake Crouch

Não é a primeira vez que a ficção científica tratou desse tema. Só na televisão já temos Fringe e Sliders funcionando desta maneira. E é possível notar as implicações da viagem. Em Sliders, a equipe cai em lugares onde os dinossauros não foram extintos, em um país dominado pela União Soviética ou onde o patriarcado não existe e sim um matriarcado. Às vezes, saber as respostas sobre os mundos alternativos não é tão agradável assim.

Pontos positivos
Ciência plausível
Suspense
Personagens bem construídos
Pontos negativos
Leitura devagar em alguns capítulos
Final apressado
Capítulos grandes

Título: Dark Matter
Autor: Blake Crouch
Editora: Penguin Random House
Páginas: 352
Ano de lançamento: 2016
Onde comprar: Amazon


Avaliação do MS?
Peguei este livro sem expectativa e me surpreendi. Não é possível largar o livro conforme as implicações das viagens se tornam cada vez mais complexas. Que mundos encontraríamos nesses lugares? Você gostaria de voltar se fosse possível? E se outras realidades forem melhores, o que aconteceria se ficássemos por lá? Seja nessa realidade ou na outra, leia este livro. Quatro aliens para ele.


Até mais!

Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Oi!
    Nossa, achei os capítulos curtos ou então me envolvi tanto que não percebi que eram grandes hahaha devorei em menos de dois dias essa obra fantástica, apesar de ter ficado meio paranoica com essa coisa de ter outras "eus" por aí :p vai que né!?
    Fiquei muito feliz em saber que será adaptado! Vamos ver se conseguirão ser fieis à obra

    Duas Leitoras - Promoção de aniversário rolando no blog! Serão 3 vencedores!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)