5 cadernos para ter no Evernote

Desde que aprendi e comecei a usar o Evernote, ele é meu método de organização principal. Uso o gravador de voz, um caderno de entrada, mas guardo praticamente todas as informações que acho pertinente nele pelo simples motivo de ser fácil de usar, sincroniza com todos os meus dispositivos e é fácil de organizar e colocar etiquetas. Para facilitar nossa vida, podemos criar cadernos e tags dentro do Evernote e assim sempre ter tudo à mão e de fácil acesso.






O blog Vida Organizada, da Thaís Godinho, é o responsável por me ajudar a me organizar e a usar o Evernote. Depois que a gente começa a se organizar, isso tem que virar um hábito, ou a gente acaba deixando pelo caminho. Nesse link você pode ter uma ideia de quantos usos diferentes podemos dar ao Evernote.

Os cinco cadernos que listei no post são os que eu uso constantemente. São apenas inspirações, você pode adaptá-los da maneira que quiser. Mas uma das dicas da Thaís é sempre usar poucos cadernos e abusar das tags, que são aquelas que, verdadeiramente, vão te ajudar. Para começar a se familiarizar com o Evernote, só clicar aqui.


Culinária
Assim, se você não é de cozinhar, mal para na cozinha ou não curte panelas e ingredientes, mesmo assim vale à pena, pois às vezes alguma receita lhe escapa e você já tem o caderninho pronto no Evernote, ou então precisa urgentemente ir para o fogão. Como eu tenho a extensão para o Chrome, capturo os textos direto do navegador e salvo no caderno de receitas o que eu gostaria de fazer um dia ou se preciso fazer imediatamente. A ferramenta de captura já identifica as tags que você usa e o caderno correspondente, então é só salvar lá. Atualmente devo ter umas 40 receitas no caderno e isso porque eu me seguro pra não lotar com um milhão delas.


Saúde
Exames, consultas, medicamentos de uso contínuo, compras na farmácia, retorno ao dentista, pagamento de convênio, período no hospital, data da cirurgia, cuidados paliativos, primeiros-socorros, visita do agente de saúde, tudo o que se relacione à saúde de você e de seus familiares e até animais de estimação fica aqui dentro. Foi ao médico? Anote o que foi conversado, com a data, os exames mostrados, a data do retorno, tudo. É para esvaziar a cabeça mesmo. Já percebi que confiar na memória não é um meio muito eficaz.


Estudos
Entrou na faculdade/pós-graduação/extensão? Anote aqui data da matrícula, data de ingresso, seu número de estudante, sua grade curricular, suas notas, documentos necessários, viagens, disciplinas eletivas, livros retirados na biblioteca, xerox, data da defesa, banca, telefone da secretaria, endereço, nome dos professores com email. De novo, a ideia é esvaziar a cabeça e guardar em um só lugar tudo o que se refere aos seus estudos.


Posts para o blog
Neste caderno eu não costumo escrever os posts, porque utilizo a área de postagem do próprio Blogger. Costumo jogar assuntos e textos aqui dentro para ler com mais calma depois, pelo celular. Mas você pode ter uma tag aqui dentro chamada "posts" e escrevê-los diretamente por aqui, depois copiar e colar na sua página e publicar. Achou algo que pode ser útil para uma postagem futura? Captura com a ferramenta do Evernote no navegador, coloque a tag necessária dentro deste caderno e acesse quando for necessário.


Control Journal
Control journal ou “diário de controle” é, para mim, o mais importante. A ideia aqui é centralizar as informações pessoais e da sua casa, de modo que você sempre as tenha à mão. Aqui você pode ter seus dados pessoais (como número de documentos), seus endereços de email, senhas e logins, troca do gás, troca de lâmpadas, numeração de roupas e sapatos, números essenciais (farmácia, médico, dentista), lista de compras, lembretes, menu semanal, controle de pagamentos. E não se preocupe com a segurança, você pode criptografar esse caderno e só ter acesso por meio de senha.


Você segue alguma rotina de organização? Usa o Evernote? Deixe seu comentário.

Até mais!


Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)