Meus 5 aplicativos essenciais no smartphone

Sair sem celular, hoje em dia, é como sair nua. Eu me sinto desamparada. E imagino que esta seja uma sensação familiar para muita gente. E nem é por causa das redes sociais. É pela imensa gama de funções que hoje acumulamos no smartphone e com as quais me acostumei tanto, uso tanto, que sinto ficar sem chão na ausência deles. Seria um vício em tecnologia? Hahaha, quem sabe! Mas imagino que todo usuário de smartphone também tenha seus apps queridos. Os meus estão listados aqui.





Meu celular é Android, mas para iPhone estes aplicativos estão todos disponíveis também.

5. Carta Celeste
Este aqui é meio que um capricho, mas adoro. Sou entusiasta da astronomia e sempre usava cartas celestes que vinham no final da revista Superinteressante para tentar localizar as constelações. E claro que eu não achava nada. Depois de uma pesquisa informal com a galera do Twitter, cheguei a este aplicativo no Google Play. Encontrando a coordenada geográfica, é possível identificar os corpos celestes com bastante precisão e o melhor, com o desenho das constelações sobre os pontos principais. Assim é possível admirar também a imaginação dos povos que fizeram esses desenhos no céu.
Download: Android | IOS

4. 99Táxis
Esse aplicativo já me socorreu em vários momentos. Não gosto de pegar táxis na rua, pois já tive o desprazer de pegar táxi clandestino e paguei a mais, tampouco Uber. Felizmente nunca tive problema com nenhum dos motoristas e acho que o app agora está mais seguro no que se refere à segurança das informações das usuárias, depois das denúncias de assédio e perseguição de alguns motoristas. Já precisei de táxi à noite, na saída de um pronto-socorro, dopada de morfina depois de uma crise de dor nas costas e o motorista me ajudou bastante. Acho esse aplicativo muito melhor que o Easy Táxi, que me deixou na mão várias vezes.
Download: Android | IOS

3. CamScanner
Este aplicativo foi dica do Vida Organizada, da Thaís Godinho, blog maravilhoso de organização e produtividade. Ele serve para scannear documentos, fotos ou o que você quiser e os transforma em PDF, salva na nuvem, compartilha no Evernote. É uma multiferramenta extremamente útil que transforma a sua câmera em um scanner.

Muitas vezes precisamos de documentos que não precisam necessariamente estar no estado físico. Assim você pode scannear notas fiscais, contas, laudos de exames, reportagens de revistas, panfletos, mantendo uma cópia digital e acessá-la quando for necessário.

Como tenho o OneDrive no celular, salvo todos os documentos numa pasta na nuvem e posso acessá-la do computador tranquilamente. Ponto negativo é que na versão gratuita ele coloca o nome do aplicativo na margem do documento escaneado. Fora isso, é perfeito.
Download: Android | IOS

2. Cadê o ônibus?
Esse aqui é essencial mesmo. Para quem anda de ônibus, nada mais desagradável do que ficar esperando no ponto, sem ter noção se aquele da sua linha está vindo. É só digitar o número ou o nome da linha nele, que você sabe em que altura o carro está. Este aplicativo usa o sistema Olho Vivo da SPTrans, que rastreia o receptor GPS dos veículos, porque moro na capital paulista, então não tenho noção de outros aplicativos para outras regiões metropolitanas.

Em SP este é o melhor recurso para usar ônibus. Ele também mostra horários de partidas dos veículos, mapa da fluidez do trânsito, tem função Como Chegar para você se guiar, localização de pontos de ônibus e informações das linhas do Metrô e da CPTM. Dá para salvar as linhas que você mais usa nos Favoritos, separando-as em Casa, Trabalho e Outros.
Download: Android | IOS

1. Kindle
Aqui está o maior motivo para a minha angústia quando estou na rua, em especial no transporte público e sem celular: a falta da leitura. Para quem tem o Kindle, sabe a dor no coração que dá em tirá-lo de casa. Eu não tenho uma capa adequada para ele, morro de medo de cair, de arranhar, de ser roubada.

E o celular vale bem mais que o Kindle, mas mesmo assim não me sinto segura de tirá-lo de casa. Resultado: o app me supre completamente. Ele sincroniza suas leituras e é possível continuar exatamente de onde você parou. Não tem coisa melhor do que enfrentar uma viagem de ônibus, trem ou metrô acompanhada de uma boa leitura.
Download: Android | IOS

Não tem nenhum player de música aqui, mas eu tenho um ipod Nano que funciona muito bem e o melhor, não suga a bateria do celular. Assim eu prefiro ouvir músicas por ele e guardar a bateria para o mais importante, ler, ver o ônibus e quem sabe receber ligações.

Até mais!

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)