Resenha: O Livro dos Sith, de Daniel Wallace

Que meu mestre jedi não me veja carregando este livro pelo templo. Mas como parte dos ensinamentos, é necessário conhecer as origens do lado sombrio e assim se precaver para não ceder a ele. Todo mundo pode ficar tentado a deixar a ira extravasar de vez em quando, por isso este livro é válido para todos os padawans e estudiosos da Força.



O livro
Novamente, espero que meu mestre não ouça, mas este livro é muito bonito. Do acabamento ao estilo das páginas, ele foi pensado com muito cuidado pela editora Bertrand Brasil. Como O Livro dos Sith é um apanhado de vários trechos de livros há muito tempo perdidos, reunidos por Darth Sidious, ele contém páginas com estilos de letra diferentes, bordas recortadas, algumas com letras de mão.

Resenha: O Livro dos Sith, de Daniel Wallace


O textos sobreviveram aos tempos, sendo que o restante do conteúdo acabou se perdendo. Mas ainda é possível acompanhar como o lado sombrio ganhou adeptos, como foi desenvolvido e usado contra os jedi e até contra outros lordes sombrios. Conta também como surgiu a necessidade da Regra de Dois, para preservar o lado sombrio sob um lorde e seu aprendiz e assim potencializar sua força.

Darth Sidious tentou organizar de maneira cronológica os textos, mas o livro está mais para um dossiê de fatos marcantes do mundo Sith do que um livro de ensinamentos. Podemos ver que, assim como em O Caminho Jedi, os leitores deixaram suas anotações nas margens, a maioria de Luke Skywalker, mas os conselhos e observações do livro são bem diferentes daquele que os jedi usam. Temos lições sobre feitiçaria sith, armas e até feras controladas pelo lado sombrio.

Bertrand Brasil está, mais uma vez, de parabéns pelo livro. Como são vários fragmentos de livros perdidos, cada capítulo é diferente em letra, papel, tamanho, cores, tudo para demonstrar essas diferença. A capa é macia, de um vermelho intenso, com os textos em preto. Veja abaixo algumas páginas do livro.

Quem não conhecer muito sobre o universo expandido de Star Wars (tipo eu) vai ter problemas em identificar os figurões que aparecem nos textos. E temos aqui, mais uma vez, o problema que aparece em O Caminho Jedi, com a fonte que foi usada para a letra de Darth Sidious. Reparei que em vários trechos ela fica incompreensível. Faltam sílabas, especialmente 'fi' e assim palavras que a usam como 'confiscar' ficam 'con scar'. É preciso um certo exercício mental para decifrar os trechos.


Ficção e realidade
Um dos grandes ensinamentos de O Caminho Jedi é que a ira e a raiva não levam a lugar algum, ela apenas causa dano. E em O Livro dos Sith isso é tratado de maneira a potencializar ainda mais essa ira e torná-la ainda mais mortal. Se podemos tirar um ensinamento disso para a vida real é que momentos de ira podem até resolver alguma situação em um determinado momento, mas ela causará mais dano do que se a gente tivesse mantido a calma. Fica aí a escolha de cada um.

Daniel Wallace


Daniel Wallace é um escritor norte-americano, autor de vários livros dentro do universo de Star Wars.


Pontos positivos
Análise sobre o lado sombrio
Arte e diagramação
Star Wars
Pontos negativos
Problemas na letra de Darth Sidious


Título: O Livro dos Sith
Título original: Book of Sith
Autor: Daniel Wallace
Tradutora: Raquel Novaes
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 160
Ano de lançamento: 2014
Onde comprar: na Amazon!


Avaliação do MS?
Você pode não escolher o lado sombrio da Força, mas é essencial conhecer seus perigos. Luke adverte várias vezes durante a leitura que esse é um caminho que é prejudicial. Mas que pode ser contornado se algum lorde sombrio quiser voltar à luz. Estude este livro com cuidado, padawan. Ele guarda muitas armadilhas.

Que a Força esteja com você!


Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)