Misticismo e ficção científica

Em geral, os fãs de ficção científica não têm muito apelo para o misticismo. Discussões religiosas nas obras são encaradas com alguns narizes torcidos ou então ajudam a desqualificar vários enredos e seus autores, como se o mistério não fizesse parte da vida e a ciência fosse capaz de explicar tudo. Mas várias franquias e vários autores já usaram estes artifícios, sem perder nada em qualidade e originalidade.

Misticismo e ficção científica

O misticismo, o mistério, são coisas que costumam aparecer em diversos enredos. Na ficção científica, nem sempre ele é predominante, pois muita gente pode estranhar o fato de haver uma carga tão grande de eventos mal explicados em um livro ou série. Ficção científica depende basicamente de ciência, tecnologia, as interações entre seres humanos a estas características. Por isso fica a pergunta: existe espaço para o inexplicável?

Não só existe como apareceu constantemente em Arquivo X, em Battlestar Galactica, em Encontro com Rama, em Star Trek, em Star Wars. E isso não diminuiu a qualidade das mesmas. Vale lembrar que falar de um evento misterioso, místico, não necessariamente é deixá-lo sem nenhuma explicação. Não sabemos como que os alienígenas construíram a máquina de Contato, nem como usaram as memórias da Dra. Arroway. É um evento inexplicado, místico se compararmos com a fala do ex-padre e paquera de Arroway, mas que sabemos envolver alguma ciência fora do alcance do nosso conhecimento técnico. Arthur C. Clarke já falou disso há muito tempo.

Star Trek O Filme também possui eventos nesta pegada. Temos a transformação do corpo para um novo estágio de evolução com a união do capitão Deker com Ilia e V'Ger, uma máquina criada pelos humanos, mas que teve sua programação original melhorada. Temos Dana Scully, em Arquivo X, tendo encontros e experiências transcendentais, em especial após sua abdução e em várias vezes em que ela tem encontro com demônios e anjos. É em Arquivo X que também temos eventos com monstros, aliens, criaturas de outras dimensões, gênios, vampiros, com uma mitologia rica e oriunda de diversas civilizações.

O que dizer dos eventos extraordinários de Battlestar Galactica, com Starbuck, Caprica 6 e Baltar? O mais interessante é notar que até mesmo a ressurreição foi tratada de maneira fantástica ao ser transformada em um simples download para um novo corpo. Como se ele fosse um pendrive e a gente colocasse arquivos novos ali. Vemos como a presidente Laura Roslyn se ergue como a Líder, de acordo com o que está escrito no Livro de Pítia e guia os sobreviventes humanos, seguindo as pistas descritas nas escrituras. Se antes a ficção científica se prestava a ser fria e tentar ao máximo descrever tecnologias e toda a ciência envolvida, ela tem evoluído para um momento onde o inexplicável começa a se tornar explicável, ao menos com a ciência fictícia dos enredos de FC mais recentes.

Star Wars trabalha com o conceito da Força. Mesmo que a explicação sobre os midiclorians não tenha agradado à muita gente, ele deu uma saída científica para uma força misteriosa. Obi-Wan Kenobi assim explica:

[A Força] nos cerca e nos preenche. Ela mantém a galáxia unida. Use a Força, Luke.

A aura de mistério permanece mesmo com a presença dos midiclorians, afinal como eles podem produzir tal força capaz de manter uma galáxia inteira unida? Me fiz a mesma pergunta ao assistir o filme Os Esquecidos. O alienígena diz para a personagem de Julianne Moore que ele quer entender a ligação que existe entre mãe e filho. Ele inclusive consegue medi-la. Como? O que ele usa para medir? Que equipamento seria capaz de medir o amor que existe numa ligação entre mãe e filho?

Anakin e Obi Wan

Uma parte da mística de Star Wars é a questão do bem e do mal. George Lucas nos mostrou que o mal é parte de nós mesmos, mas a maneira como lidamos com ele é que vai definir quem somos. Anakin foi consumido pela raiva e utilizou a Força para o mal. Muita gente desconsidera Star Wars como sendo uma ficção científica. Eu o vejo como uma fantasia espacial, com elementos característicos de uma ficção científica, mas sem dúvida o seu lado místico é o que mais inspira os milhões de fãs da saga. Quem nunca disse "Que a Força esteja com você"?

Philip K. Dick conseguiu trazer o paranormal e a percepção extra-sensorial para o mundo real ao utilizar os Precogs em Minority Report. A neuroína fez algo no cérebro das crianças que nasciam viciadas e algumas começaram a acordar aos gritos de madrugada, vendo imagens de assassinatos que ainda não tinham acontecido. Rapidamente perceberam que aqueles jovens tinham a capacidade de prever homicídios. Por que não usá-los como o pilar de uma política de segurança pública e assim acabar com as mortes de inocentes? Mas como prender alguém por um crime que ela não cometeu? Ela cometeria e seria presa por isso, mas será que o sistema é tão preciso?

Esta é uma das melhoras obras que mostram como o místico e o sobrenatural podem se misturar com eficiência na FC. Mesmo que essa ciência seja fictícia, mas ela é baseada em ciência, baseada em processos e em tecnologias. Este é um casamento que dá certo. Vemos que a ficção científica tem utilizado a mística, o sobrenatural, o misticismo e a espiritualidade de formas bastante originais e usadas em um contexto onde elas possam se encaixar no método científico e possam também ser encaradas como algo plausível. O principal ponto em uma FC é que sua ciência, sua tecnologia, sejam PLAUSÍVEIS.

Ágata, a precog mais forte dos três. Minority Report.

O que é importante é manter a FC viva e produzindo enredos instigantes. Temos exemplos ótimos de como estes eventos se encaixam com a ciência e como podemos nos deslumbrar com eventos místicos, sobrenaturais ou sem explicação.

Até mais!

Agradeço ao Beto Silva e ao Fernando Borges pelas ideias e pela discussão!

Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Bela reflexão.Adoro suas matérias com esse tipo de abordagem, os limites da ficção científica por vezes esbarra na fantasia, no místico, no sobrenatural...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)