Superando a ressaca literária

Chega um momento na vida de todo leitor em que é preciso parar um pouco com as leituras e respirar novos ares. Não sei quanto à você, mas eu tenho ressacas literárias e muitas vezes isso é de enervar, pois tenho uma vontade louca de ler, ao mesmo tempo em que não tenho a menor vontade de pegar num livro.



Superando a ressaca literária

Em uma semana boa, consigo ler uns dois livros, três até. Depende claro do tamanho, do tema, da semana em si e das minhas obrigações, se é um quadrinho ou um calhamaço. Nem sempre me mantenho no mesmo gênero literário, que é para não cansar. Mas do começo do ano até agora, mantive uma certa frequência de leitura em ficção científica. Sempre que percebo que isso não está mais funcionando, pulo para outro estilo. Por exemplo, enquanto estou lendo O Homem do Castelo Alto e a Trilogia Padrões de Contato, estou lendo o primeiro volume de As Brumas de Avalon e As Crônicas de Nárnia. Encostei O Jardim de Rama, pois está um porre, um dia, quem sabe, talvez, maybe, eu volte a lê-lo.

Mas mesmo alternando as leituras, ainda assim eu sofro de ressacas literárias. Aquele momento em que a cabeça está cheia de informações, de personagens, de eventos de um livro que foi tão impactante ou chato pra kct e que preciso parar de ler. Claro que parar completamente de ler tudo é impossível. Mas eu reduzo mesmo minha leitura para dar um tempo e me preparar para o próximo livro. O que fazer quando a ressaca nos atinge?


Reveja suas séries favoritas
Essa é a primeira escapatória, ver minhas séries prediletas. Neste último mês tenho assistido a todas às temporadas de Star Trek Deep Space 9 e ainda tenho que terminar de assistir Defiance, que estava tão chata que precisei parar. Sem contar que ainda não cheguei ao fim de A Nova Geração, ou seja, tenho muita coisa para assistir.


Filmes, muitos filmes
Outra saída, mas menos frequente para mim, é assistir ou reassistir filmes. Como tem pouca coisa me agradando ultimamente, acabo revendo alguns dos meus favoritos. Se no cinema aparece alguma coisa interessante, eu vou, mas nem sempre isso funciona. Fui assistir Depois da Terra e foi um dinheiro mal gasto.


Coma
Quando estou lendo, esqueço da vida e até de comer. Mas nas ressacas literárias gosto de ir para a cozinha, inventar, fazer um macarrão alho e óleo, um pão na chapa com café com leite. Isso ajuda a mente a pensar em outras coisas, a se concentrar e, claro, se divertir fazendo algo gostoso.


Jogue
Eu evito os jogos no computador porque esqueço mesmo da vida quando estou em um deles, como Starcraft. Mas é uma excelente maneira de manter a cabeça funcionando sem necessariamente ler um livro. Exige a mesma concentração, o mesmo raciocínio, mas é uma atividade diferente da leitura.


Procure outros livros
É, pois é. Você está tentando se recuperar de uma ressaca literária e vai procurar outros livros? Sim, faço isso com frequência, buscando algum novo título, algum livro que desconheça, algum livro dos meus autores favoritos que eu tenha deixado passar batido. Ajuda a recuperar a vontade de ler.


Cultive o ócio
Colocar os pés para cima e tirar um cochilo no meio da tarde, ou ficar de papo para o ar, brincando com seus bichinhos de estimação, ou ir à padaria buscar aquele pãozinho fresco e quentinho também funcionam. O importante é espairecer, deixar a mente se ocupar de outras coisas. O desejo de ler volta logo em uma mente descansada.

Você passa por isso também? Até mais!

Kindle Unlimited

Comentários

  1. Eu estou passando por uma agora, não tenho conseguido engrenar nenhuma leitura, já tentei começar uns três livros mas não avanço mto. Tudo começou com a maratona de Harry Potter que comecei ano passado. Não consigo alcançar o mesmo nível e volume de leitura que vc Sybilla, mas eu li um em seguida do outro, um livro por mês, ou até menos, o que pra mim já é muito. Ah sim, foi a primeira vez na vida que eu li a série. Toda vez que terminava um livro eu me forçava a ir pra outra coisa pra não me cansar mas não conseguia, quando via estava lendo o próximo HP. Então a coisa acabou sendo mto intensa, inclusive emocionalmente (pq mesmo com minha idade de 28 anos eu me envolvi pra caramba). Eu sinto que ainda estou processando a coisa toda e não tenho conseguido avançar em mais nada (de certa forma tudo tem parecido sem graça e sinto falta daqueles personagens). Em contra partida minha vontade de assistir filmes aumentou bastante, então pra mim talvez seja interessante investir nisso por um tempo até essa ressaca passar. Porém andar de metro tem sido bem chato sem a companhia Harry Potter ou outro livro que supra esse "vazio".

    ResponderExcluir
  2. Sei como que é a sensação e é horrível. Você quer ler um livro novo e simplesmente não consegue começa-lo, e isso te enerva de várias maneiras, especialmente quando você quer cumprir algumas metas... hehehehe
    Geralmente eu acabo indo para os quadrinhos, que tem pilhas de leitura tanto quando os livros...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)