Resenha: Os 13 Porquês, de Jay Asher

Esta resenha é de um livro que alerta para um sério problema dentro das escolas e na vida dos adolescentes: o bullying. Não só isso, conta também sobre as angústias de alguém que foi levada até o limite e precisou dar um fim à uma situação que parecia sem saída.

O livro
Clay Jensen chega da escola e encontra uma caixa de sapatos com 7 fitas K7 dentro. A caixa está endereçada em seu nome e ele não vê outra opção além de ouvi-las. Com um velho walkman de um amigo, ele descobre que quem narra os acontecimentos nas fitas é Hannah Baker, sua paixão da escola e que cometeu suicídio duas semanas antes, deixando uma vizinhança perplexa. E é com muita surpresa que ele descobre que existem 13 motivos naquelas fitas para que ela cometesse um ato tão radical.

Resenha: Os 13 Porquês, de Jay Asher

Tudo nessa situação é novo para Clay. O modo "arcaico" com o qual Hannah resolveu deixar suas memórias é um desafio em si. O fato de cada um dos envolvidos receber, ouvir e ter que passar para a pessoa seguinte na ordem correta que ela estabeleceu e a presença de um mapa, onde Hannah sinalizou cada um dos eventos traumáticos que acabaram com sua alegria de viver. O fato de ter desejado se aproximar mais dela e quando o fez, foi tarde demais. Ele chora, se irrita, se magoa e fica indignado ao descobrir por tudo o que ela passou, sabendo que não tem como ajudá-la.

O leitor é obrigado a acompanhar Clay pelos locais que ela indica, obrigado a sentir a frustração dele, pensando se alguma coisa que fez foi um dos motivos para ela querer terminar com sua vida. Ter que mentir para a mãe, dizendo que as fitas são sobre um assunto da escola, quando na verdade ele sofre a cada minuto da gravação de Hannah, tentando imaginar qual seria sua parcela de culpa.

Ao mesmo tempo que esse é um tema importante, o bullying, ele trata do tema do suicídio de Hannah de maneira pouco objetiva. Em várias campanhas publicitárias vemos os dizeres de que a pessoa precisa buscar ajuda se estiver com pensamentos suicidas, se estiver se sentindo triste ou depressivas. A maneira como o autor coloca é Hannah culpando todas as pessoas em volta, sem de fato procurar por ajuda. Talvez ela já estivesse além do limiar de qualquer ajuda, mas o autor não comenta a respeito.

Apesar de entender porque algumas pessoas não gostaram da maneira como Hannah lida com as coisas, entendi o livro como sendo sobre Clay, sobre sua culpa, sua incapacidade de ver a tristeza da colega, de não poder ajudar quando podia. Da maneira como foi escrita, Hannah já estava além de qualquer salvação. Ela se sentia tão sozinha que não via motivos para falar com ninguém, nem para pedir ajuda, porque quando ela precisou, ninguém estava ali. Há outras discussões no livro como misoginia e cultura do estupro, mas o autor também não trabalhou nenhuma delas muito bem.

O livro vem em capa comum e papel branco, com tradução de José Augusto Lemos, que está muito boa. Não encontrei problemas de revisão ou diagramação nele.

Obra e realidade
É muito estranho ler e acompanhar a narração de Hannah, sabendo que ela morreu e que tudo aquilo é póstumo. É triste também pensar que muitos adolescentes sofrem com os boatos espalhados por colegas mal intencionados e que sofrem em silêncio, por não terem com quem contar. A escola tem se mostrado, não é de hoje, um ambiente hostil para muitos jovens com problemas de auto-estima e muitos são vítimas de preconceito por terem tais problemas.

Encontrei muito preconceito pelas resenhas que li, chamando Hannah Baker de fraca, que ela poderia ter evitado uma série de situações que a levaram a cometer tal ato extremado. Isso mostra o preconceito que ainda existe contra suicidas ou contra pessoas que desistiram de viver e que precisam de ajuda. Nossas meninas são ensinadas a evitar situações, mas por que os rapazes não são ensinados a respeitar as moças? Isso teria evitado vários problemas para Hannah.

Jay Asher

Jay Asher é um escritor norte-americano de livros juvenis e para jovens adultos.

PONTOS POSITIVOS
Assunto pertinente
Escrita fluída e concisa
Um alerta sobre suicídio
PONTOS NEGATIVOS
Discussões ruins
Algumas cenas mal descritas com perda de ritmo


Título: Os 13 Porquês
Título original: Thirteen Reasons Why
Autor: Jay Asher
Tradutor: José Augusto Lemos
Páginas: 244
Ano: 2009
Editora: Ática
Onde comprar? na Amazon!

Avaliação do MS?
Tirando algumas cenas chatinhas, o livro segue uma boa narrativa, sem perder muito o ritmo. É triste acompanhar a sina de Hannah, sabendo que ela tirou a própria vida depois de gravar as fitas. O livro é principalmente sobre não julgar sem saber de todos os porquês. Apesar disso, ele tem algumas discussões irresponsáveis, sem nunca se aprofundar muito nelas, o que pode servir de gatilhos para jovens vulneráveis. Três aliens para ele.


Até mais!

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)