Dez cidades da ficção científica

As cidades são hoje a moradia e o principal destino das pessoas enquanto trabalham e estudam. São o padrão de habitação mais comum, diferente de décadas atrás e continuam crescendo. Apresentam diversos problemas, como poluição, miséria, insegurança alimentar, transportes e qualidade de vida. Na ficção científica, temos ótimos exemplos de cidades que praticamente viraram também personagens. Escolhi dez delas, baseadas apenas no meu gosto pessoal. Vamos lá!




10. Nova Nova York - Futurama
New New York
A maior cidade do planeta no universo de Futurama está assentada sobre as ruínas da antiga Nova York. Ainda é possível acessar a antiga cidade por meio dos dutos de esgoto, mas lá embaixo moram perigosos mutantes, portanto não é um bom lugar para morar. É o lar de minorias alienígenas, além de ser um centro cultural.


9. Bregna - Aeon Flux
Bregna - Aeon Flux
Quatrocentos anos no futuro, após a humanidade sobreviver à doença industrial que quase a dizimou, a população sobrevivente vive numa cidade murada e planejada chamada Bregna. Enquanto a cidade é uma construção idílica, limpa, "eco-friendly", seu governo persegue cidadãos, que desaparecem sem mais nem menos. Mas Aeon não vai deixar isso barato.


8. A Capital - Jogos Vorazes
A Capital
Quando os tributos dos distritos mais pobres de Panem chegam à capital, eles encontram um ambiente moderno, funcional, com todos os luxos que eles não possuem em casa. As pessoas são cosmopolitas, acostumadas ao luxo e à diversão sangrenta dos jogos, que serve para mostrar ao país onde o povo deve ficar.


7. Cidade curva - A Origem
7. Cidade curva - A Origem
A Origem inovou um cenário de ficção científica muito desgastado, com filmes que tratavam sempre da mesma temática. Em um enredo onde você pode entrar nos sonhos de alguém e a partir dali roubar segredos ou até mesmo plantar ideias, as cidades curvas e imaginárias dos personagens roubam as cenas.


6. Gotham - Batman
Gotham - Batman
A cidade onde o crime manda e desmanda pode não ser um cenário de ficção científica, mas é um personagem importante para o herói com sede de vingança Batman. Os mais irreverentes criminosos fazem dela seu quintal, enquanto nosso herói valentão, munido de uma grande parafernália tecnológica tenta impedi-los.


5. Caprica City - Battlestar Galactica
Caprica City
A cidade mais moderna e cosmopolita do universo de Battlestar Galactica é um pólo de riqueza e tecnologia, enquanto outras cidades de outros planetas não recebem a devida menção. É nela que boa parte dos personagens interagem antes da queda das Doze Colônias e antes que a cidade seja vaporizada num ataque nuclear.


4. Zion - Matrix
Zion - Matrix
Muito abaixo da superfície devastada do planeta Terra está Zion. A profundidade se explica devido à proximidade com o núcleo terrestre, onde é mais quente. Os humanos livre do comando da Matrix vivem nela, de onde tentam lutar contra as máquinas que dominam a superfície e escravizam milhões de humanos.


3. Hill Valley - De Volta Para o Futuro
Hill Valley
A trilogia nada seria sem esta cidade que acompanhamos desde sua fundação até o futuro altamente tecnológico da humanidade, enquanto Martin e o Dr. Brown viajam no tempo, vivendo aventuras muito insólitas. Uma pequena vila no Velho Oeste cresce e passa por maus bocados quando a linha do tempo é alterada seguidas vezes.


2. Metropolis - Super-Homem
Metropolis - Super-Homem
Outra cidade em constante perigo devido a vilões super poderosos. Porém, ela é protegida por ninguém menos que o filho de Jor-El, o Super-Homem. Além de proteger a cidade onde mora e trabalha, ele também tem que proteger sua amada Lois Lane, que em busca do furo jornalístico sempre se mete em confusão.


1. Coruscant - Star Wars
Coruscant - Star Wars
O planeta inteiro é coberto pela estrutura urbana e tecnológica que rege o poder sobre a República e sobre o Império. É nela que estão o Templo Jedi e o Senado Galáctico, de onde surgem decisões sobre os rumos da vasta nação espacial. Coruscant é uma ecumenópole, um conceito elaborado pelo arquiteto e urbanista grego Constantínos Apóstolos Doxiádis, em 1967, que previa que um dia no futuro, todas as grandes regiões metropolitanas estariam unidas em uma grande cidade que cobriria todo o planeta.


Até mais!


Já que você chegou aqui...

COMPARTILHE

Seja o primeiro a comentar.

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.