Jornada nas Estrelas e sua relação com os celulares modernos



Consagrada como um dos maiores sucessos de ficção científica, a extinta série norte-americana Star Trek abriu as portas para um mundo até então inimaginável de recursos e tecnologias. Criada por Gene Roddenberry, no ano de 1966, o fenômeno contava com um roteiro inovador, com episódios marcados pelo uso de aparelhos “de última geração”.

Um desses aparelhos, no entanto, pode ter servido como fonte de inspiração para o desenvolvimento de uma das tecnologias mais importantes do mundo moderno. O chamado “comunicador” utilizado pelos personagens da série, nada mais é do que um projeto do indispensável celular.

Utilizado com frequência pelos tripulantes da nave estelar USS Enterprise, o comunicador era baseado em uma estrutura com flip, permitindo a comunicação direta entre personagens como o capitão Kirk, Spock, McCoy e Scotty.

Tais aparelhos, assim com os celulares de hoje em dia, permitiam a conversação dos usuários por todas as partes, facilitando pedidos de socorro durante as aventuras da série.

Indo mais além, o comunicador utilizado nos episódio de “Jornada nas Estrelas” (como também ficou conhecida) se parece, em muito, com os celulares com telefonia celular e rádio. Popularizado graças à operadora Nextel, o aparelho faz uso da tecnologia push-to-talk, possibilitando um modo prático de dar início às conversas.

O push-to-talk possibilita ao usuário a comunicação de voz em tempo real com apenas o clique de um botão. A comparação entre os comunicadores da série com os celulares modernos é inevitável, ainda mais devido ao fato de uma empresa real de telefonia móvel ter criado um de seus aparelhos inspirados nos aparelhos fictícios. A criação, lançada em 1996 pela Motorola, levou o nome de Star TAC e, assim como os antigos comunicadores, contava com um flip responsável por caracterizar todo o equipamento.

Crédito da imagem: Tecnoblog.



Este post foi patrocinado por Nextel. As opiniões dos autores originais não são necessariamente as mesmas dos autores de Momentum Saga e não nos responsabilizamos pelas opiniões aqui emitidas.

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)