O potencial subterrâneo das cidades

Eu lembro de uma edição da revista Superinteressante que falava que no futuro, todas as cidades teriam problemas de espaço. Estranguladas por seu próprio crescimento, elas não teriam mais para onde expandir e teriam que construir megaestruturas, megatorres que agiriam como cidades verticais, abrigando milhões de pessoas. Mas isso não parece ter vingado.





O grande problema deste tipo de construção, que abrigaria milhões de pessoas seria justamente o espaço. Se as cidades já estão apertadas em seus devidos terrenos, construir tal tipo de edifício demandaria um espaço gigantesco para suas fundações. Sem contar com a zona de sombra que seria criada com a estrutura já pronta e seu custo.

Eco City Russia
Projeto russo da Eco City, para revitalizar a zona industrial de Mirniy, na Sibéria.

Uma saída para ajudar as cidades a não mais morrer por seu próprio tamanho seria aproveitar o potencial subterrâneo delas. E não apenas para moradia, mas também para transportes e logística. E isso não é exatamente novo. Na Turquia, na província de Nevşehir, na cidade e distrito de Derinkuyu, está aberta para visitação uma das várias cidades subterrâneas da região. Estima-se que Derinkuyu seja ocupada de 4000 a.C., embora alguns a situem em tempos mais remotos ou mais modernos.

Derinkuyu tem tudo o que se esperaria de uma cidade comum. Depósitos, passagens, casas, padarias, mercados, igrejas (pois foi usada por muito tempo como esconderijo para os cristãos), prensas para vinho e azeite, estábulos, sem contar com os poços de ventilação e de água.

Derinkuyu
Mapa da cidade subterrânea de Derinkuyu.

Se na antiguidade já era possível viver em uma cidade subterrânea, muitos arquitetos pelo mundo estão pensando o mesmo para as cidades do futuro. Se formos pensar unicamente na questão do transporte, retirar todo o trânsito de cima e colocá-lo em túneis, trens e passagens subterrâneas tornaria as cidades livres da poluição sonora e abriria espaço para mais moradias. A cidade de São Paulo apresentou vários projetos recentemente para enterrar as várias linhas da CPTM e do Metrô na região da Barra Funda para liberar o espaço na superfície e reurbanizar a região. E também para enterrar o famoso Minhocão, uma obra grotesca, mas absolutamente necessária para o deslocamento de pessoas e mercadorias da capital. Se vai sair do papel, é outro papo.

Se pudéssemos utilizar túneis subterrâneos para o transporte de mercadorias por trem, reduziríamos o custo do frete dos alimentos e consequentemente os preços sobre eles cairiam para o consumidor. Um dos motivos para tudo ser tão caro no Brasil é o transporte sobre rodas, altamente dependente de estradas mal conservadas e de combustível.

Transporte subterrâneo
Sistema de transporte de mercadorias via subterrânea.

Alemanha, Holanda, Bélgica, Suécia, já estão pensando nos projetos futuros para enterrar estradas, linhas de trem e até mesmo prédios, pois estão sofrendo com a sobrecarga no trânsito e no adensamento territorial. Se gás, eletricidade, água e esgoto já estão embaixo de nossos pés, por que não mercadorias, casas e transportes? Esse é o pensamento da CargoCap. Além de todos os benefícios deste potencial subterrâneo, salvaríamos vidas que se perdem todos os dias nas estradas brasileiras.

Claro que o custo de implantação é enorme, mas o retorno financeiro com o barateamento dos fretes compensariam todo o gasto. Infelizmente, sabemos que o conflito de interesses seria grande demais para os projetos. A menos que fosse uma iniciativa de empresas interessadas, acho difícil esse tipo de atitude vingaria, pelo menos no nosso país.

Cidade subterranea Pequim
Detalhe da cidade subterrânea em Pequim, China.

Acredito que esta seja uma tendência para o futuro das cidades. Estranguladas e apertadas por seu próprio crescimento, têm apenas duas direções a seguir: para cima ou para baixo. Tem várias implicações em construir para qualquer uma das duas: segurança, estabilidade geológica, viabilidade, custo, mas acredito neste potencial. A ficção científica tem uma representante muito importante, que é Zion em Matrix. Estaria ela fazendo uma previsão? Até mesmo para futuras colonizações de planetas e exoluas, uma construção subterrânea poderia proteger as pessoas de ambientes hostis.

Zion Matrix
A doca, porta de entrada de Zion, em Matrix.

Até mais!




Leia também:
Beijing's Underground City
Cidades subterrâneas
A world without trucks: underground freight networks
Underground City in Diamond Mine, Eco-City Project 2020
Atomic City
Paolo Soleri e a Arcologia

Form for Contact Page (Do not remove)