Escassez de talentos no Brasil

talentoDe quais talentos estou falando? Jogadores de futebol, modelos e artistas da música e da televisão? Com certeza não. Não desmerecendo o talento deles (alguns), o Brasil tem pela frente uma crise de mão-de-obra qualificada que já vem sendo sentida nos últimos anos. Enquanto temos excesso de gente de um lado buscando emprego, temos empregos buscando gente qualificada do outro.

Siga a Sybylla no Twitter - @Sybylla_



Existem áreas de atuação no país que sofrem com a escassez de mão-de-obra. Algumas delas são:

  • TI (Tecnologia da Informação);
  • Engenharias (quase todas);
  • Área técnica e operacional;

Com certeza existem outros segmentos necessitando de pessoal qualificado, mas é comum nas áreas acima não encontrar pessoal, o que é diferente. Áreas exatas e técnicas costumam afugentar universitários que procuram outras áreas de atuação, inchando cursos que já possuem muitos formados. Dessa maneira, empresas vão até as salas das universidades em busca de alunos que possam ser treinados para determinada função.

Photobucket

E qual é o problema? Faltam cursos universitários, faltam vagas? Os cursos existem, mas a qualidade de alguns é questionável. E quando o governo aplica as provas de avaliação de estudantes, o ENADE, muitos deles fazem barraco na hora das provas, não respondem e se sentem coagidos a mostrar o que sabem. Isso é algo que beneficiaria não só a instituição como o futuro, mas muitos não pensam assim. Pode não ser um método 100% eficiente, mas ele é capaz de apontar onde são necessárias melhorias.

Além disso, a deficiente educação pública no Brasil acaba formando alunos com problemas em diversas áreas de conhecimento, onde as áreas de Ciências Exatas são as mais prejudicadas. Falta de professores na área e escolas sem laboratórios são alguns dos desafios. Por isso as áreas acima acabam sofrendo com desabastecimento de pessoal, os interessados são poucos, pois não houve estímulo. Falta de motivação aos estudos, falta de perspectiva de futuro minam muitos alunos que desistem de estudar, sendo que possuem capacidade.

multitarefa

O Brasil bem como outros países em desenvolvimento perdem crédito e investimentos, pois muitas multinacionais sabem das deficiências com a mão-de-obra local. Poucos investimentos em ciência e tecnologia, em carreira acadêmica, despreparo de instituições e falta de interesse acabam puxando para baixo a vontade de muitos estudantes - vide o programa espacial brasileiro. O melhor exemplo disso é a engenharia de sistemas complexos que praticamente não existe por aqui. Ela lida com a engenharia de sistema de sistemas, ou seja, sistemas que precisam interagir entre si, como a internet. Esta é uma área que o Brasil vem deixando para trás quando comparado com países como Estados Unidos pois ela é necessária em diversos segmentos, seja na informática, seja na bioengenharia.

Cada vez mais os profissionais precisarão ser multitarefas, versados em diversos assunto para se destacar no mercado de trabalho e ter sucesso na profissão e isso requer estudo constante, especialização, investimento. Bato muito nessa tecla com os meus alunos. Ser um profissional exige dedicação para sempre se melhorar, sempre estar na vanguarda. Não estou dizendo que será fácil, afinal para muitas áreas isso requer um investimento financeiro que muitos podem não arcar inicialmente. Acho que praticamente todo universitário que precisou ralar muito para estudar, em algum momento, juntou moedinha para comprar um lanche. Acredite, isso tem retorno mais para frente.

Enquanto isso, o país precisa correr atrás do prejuízo e formar pessoal nas áreas de ciência e tecnologia. Se não fizer, a conta será repartida entre todos.

E você? O que acha que pode ser feito para mudar esse quadro. Até mais!

FONTES:
Go south, young scientist
Brasil sofre escassez de talentos
Brasil sobe em ranking de tecnologia, mas escassez de talentos preocupa

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)