Em especial prestando atenção nas adolescentes, não apenas por questões como gravidez precoce, primeira transa, DSTs que são normalmente abordados no ambiente escolar, mas devo enfatizar que nem sempre em profundidade ou com projetos contínuos. As alunas precisam aprender o que é e como se faz e assim dar valor ao auto-exame de mama, procedimento rápido, mas essencial. Sou uma prova disso pois com 19 anos, fazendo esse procedimento simples, evitei complicações de saúde.
Muitas meninas acreditam que problemas deste tipo ocorrem apenas com mulheres mais velhas, mas é uma política de saúde pública de simples aplicação que além de proteger as adolescentes de complicações, economizam no futuro com cirurgias e tratamentos caros à base de medicamentos pesados. Pensar em prevenção é pensar no futuro, garantindo saúde às meninas que serão mulheres.
Uma campanha dessas não precisa de grande logística, pois se as escolas e os professores se mobilizarem, eles conseguem trazer o assunto à tona nas salas de aula e fazendo assim com que os alunos levem para suas casas as lições aprendidas. Pequenas atitudes começam desta maneira, mas os benefícios serão saúde e qualidade de vida para adolescentes e mulheres, independente da idade.
Esta postagem faz parte da Blogagem Coletiva em comemoração ao Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher, uma campanha do blog Blogueiras Feministas.
Pegue o selo das Blogueiras Feministas. É só copiar o código e colar no seu blog/website.
Comentários
Postar um comentário
ANTES DE COMENTAR:
Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.
O mesmo vale para comentários:
- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.
A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.