Internet lotada...

Achei essa notícia bem intrigante no site da revista Superinteressante (olha, rimou!).

Internet já está quase lotada

Quando se conecta à internet, todo computador ou smartphone recebe um endereço IP - número que identifica cada uma das máquinas ligada à rede. O problema é que, por uma limitação técnica, esse sistema só permite que existam 4,3 bilhões de endereços IP. E essa capacidade está no fim: especialistas acreditam que os endereços possam se esgotar já no 10 trimestre deste ano, impedindo a conexão de novos aparelhos à rede. A saída é atualizar a internet para uma nova versão do sistema IP, o que exigirá investimentos dos provedores.

Por que eu achei isso interessante? Porque fico me perguntando se toda essa entrada de informações nos servidores mundiais não pode acabar gerando uma inteligência artificial. Afinal de contas, nosso cérebro é um servidor orgânico, assimilando e processando informações o tempo todo através dos estímulos externos.

Isso me faz lembrar um episódio do Arquivo X chamado Kill Switch, onde um programador exilado tenta derrubar sua própria criação solta na internet. Ao invés de uma forma de vida ter surgido numa sopa primordial de compostos orgânicos, esta forma de vida crescia numa sopa de compostos de silício. No final das contas, o programa evolui com a entrada massiva de informações na rede e chega ao ponto de fazer o upload de consciências humanas inteiras.

O grande debate das inteligências artificiais é se elas podem ter consciência. O maior medo é se um dia, sem querer, teremos um HAL ou uma Matrix que se volte contra nós e nos extermine. Os cylons fizeram isso com seus mestres, porque não os computadores?

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)