Resenhas: ler antes ou depois?

Algumas pessoas, quando vão escolher um livro para ler, buscam a lista dos mais vendidos (o que pessoalmente acho um erro) ou então leem resenhas em portais especializados. Aqui vou ter que dizer que também acho um erro fazer isso. Ler uma resenha deve sempre vir depois da leitura de um livro e não antes dela.

Resenhas: ler antes ou depois?

Ler resenhas sempre foi, para mim, uma tarefa muito interessante, útil e perspicaz. Na verdade, costumo recorrer às resenhas logo depois de terminar um livro. É um dos meus rituais de leitura favoritos. Gosto de deixar meus próprios pensamentos e sentimentos sobre um livro se estabelecerem e, então, gosto de ver o que as outras pessoas estão dizendo sobre ele. Inevitavelmente, a leitura dessas resenhas, sejam elas positivas, negativas ou críticas, aprofunda minha compreensão do livro que acabei de ler.

Muita gente prefere ler a resenha depois por medo dos spoilers. Não ligo muito para isso. Saber de antemão o que vai acontecer não tira minha vontade de ler o livro ou de ver um filme; até aumenta, na verdade. Mas quem se importa com eles não gosta de ler resenhas que possam entregar detalhes do enredo antes de sua conclusão. Pela internet convencionou-se a escrever resenhas que entregam poucos spoilers, diferente das ditas resenhas literárias de revistas e jornais.

Quando escrevo uma resenha, estou refletindo sobre uma obra de arte. Não estou tentando convencer ninguém a ler (ou não ler). Essa história de que uma "resenha precisa ser objetiva" é bobagem. Uma visão pessoal de uma obra, mesmo aquela escrita por um leitor profissional, é uma visão subjetiva. O objetivo da crítica não é julgar uma obra de arte em relação a algum padrão invisível e arbitrário. O objetivo da resenha é se envolver com a arte.

Existem críticas de todos os tipos, para todos os gostos. Sejam positivas ou negativas, elas fazem parte da conversa que o leitor tem com o livro. Uma resenha não deve ser o único motivo para te motivar a ler ou a não ler um livro. Uma crítica brilhante não significa que um livro é bom. Uma crítica contundente não significa que um livro seja ruim. Uma crítica é uma resposta a uma obra de arte.

Você pode se identificar com estilo específico de um blogueiro e até concordar com algumas resenhas, mas é impossível, a partir de uma resenha, dizer que um livro é bom ou não. Avaliações não são recomendações (ou anti-recomendações), então vamos parar de tratá-las dessa forma. Vamos aliviar a pressão e parar de esperar amar ou odiar um livro por causa do que outra pessoa diz sobre ele. Comece tratando as críticas pelo o que elas são: uma bela e complicada conversa sobre arte.

Até mais!

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)