TAG: Escritores

Eu adoro responder a TAGs, sou a rainha das TAGs. Aparece uma, eu já tô embarcando. Não sei bem como vim parar nesta aqui, mas adorei a ideia. Vi a TAG primeiro no blog Meu amor por livros, mas ela é do blog Infinito em Branco. Como o próprio título diz, é sobre escritoras e escritores do coração, outros nem tanto. Quer responder? Pode deixar as respostas no comentário ou no seu blog se você tiver!

TAG: Escritores




1. Um escritor(a) que te iniciou no mundo da leitura
Comecei no mundo das leituras, assim como muitos da minha geração, pelas leituras da Coleção Vaga-Lume. Mas um autor em especial era meu favorito, que era o Marcos Rey. Seus livros juvenis eram os meus favoritos na época do colégio e lembro de ter me divertido muito com eles.


2. Um(a) escritor(a) que te ganhou de volta, e um(a) que te perdeu
Uma escritora que me ganhou de volta foi a Nnedi Okorafor. Quando a conheci, alguns anos atrás, eu tentei ler Quem teme a morte, mas não consegui. Mas acredito hoje que o problema foi a tradução e não a autora, pois quando dei uma segunda chance, lendo Binti, a coisa mudou de figura completamente e ela é hoje uma das minhas favoritas.

O escritor que me perdeu foi o Andre Vianco. Ele foi o responsável por me fazer ver que a ficção especulativa brasileira tinha potencial e que eu estava perdendo excelentes enredos. Mas isso foi há mais de dez anos. Hoje eu não sou mais seu público, apesar de sempre reconhecer a importância que seus livros tiveram para as minhas leituras.


3. Qual escritor(a) brasileiro(a) e outro(a) estrangeiro(a) você indica
Brazuca indico a Roberta Spindler, pois sua ficção científica, A Torre Acima do Véu, é um dos meus livros favoritos. E uma de fora é a Kameron Hurley, que infelizmente não chegou ao Brasil ainda (não sei porque raios!), mas se você pode ler em inglês, eu recomendo fortemente The Stars Are Legion.


4. Um(a) escritor(a) "zona de conforto"
Sabe aquela autora que você vai ler qualquer coisa dela e vai curtir? Uma é a Octavia Butler, que eu já indiquei lá embaixo e a outra é Sandra Brown, que escreve romances policiais deliciosos e impossíveis de largar. É aquela leitura de final de semana para quando você quer apenas sentar e ler e se divertir, com personagens excitantes e bem construídos.


5. Um escritor que você traria de volta dos mortos
Sem dúvida alguma seria a Octavia Butler, pois acho que ela nos deixou cedo demais e tinha muito o que dizer sobre o mundo em que vivemos hoje, já que seus livros conseguem discuti-lo com absoluta propriedade.


6. Um escritor que você conheceu por influência de alguém
A tripulante de longa data aqui do blog, a Manu Najjar, me falou sobre a Svetlana Aleksiévitch há muito tempo atrás. Confesso que em um primeiro momento, lendo só o que encontrei na internet, seus livros me pareceram confusos. Mas aí eu li A guerra não tem rosto de mulher e tudo mudou. Hoje é uma das minhas autoras favoritas.


7. Um escritor que você sonha em conhecer um dia
Gostaria muito de conhecer e abraçar a NK Jemisin e dizer o quanto eu admiro seu trabalho e sua escrita. Ela é hoje uma das minhas escritoras prediletas e sua escrita influencia a minha.


Até mais!


Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)