Blogosfera vazia

Não é de hoje que venho observando um certo esvaziamento da blogosfera. Além de ótimos blogueiros, com excelentes textos, ideias, conteúdo para compartilhar estarem sumindo e/ou parando de blogar, uma certa intolerância, quase como uma inquisição tem se espalhado quando você se expressa. O que antes era considerado um espaço para debates, para construção, tem sido um ringue de pancadaria gratuita.



Os blogs surgiram como locais que servissem como diários virtuais. Aos poucos, no entanto, ele se tornaram redutos de intelectuais, de novas ideias, divulgação de trabalhos, locais de encontro, polos para diversos segmentos da cultura. Mas também há uma problema: trolls, racistas, homofóbicos, machistas, todos eles também podem criar seus espaços e destilar seu ódio gratuito contra o que quiserem. Mas nós como blogueiros temos o poder de barrar essas ações com denúncias e até com a atuação policial.

O poder que o blogueiro tem de dar opinião e esperar a construção dela, esperando debates construtivos vem sendo gradualmente desconstruído e detonado por pessoas que distribuem pancadas e agressões contra o que o blogueiro escreve e expressa. Eles não têm um alvo direto, apenas disparam os impropérios usando todo o conteúdo que sua falta de educação lhes fornece para apenas isso, agredir.


Vários blogs por aí estão notando essa inquisição virtual. Dar uma opinião tem sido uma missão cada vez mais difícil sem ter que ler comentários babacas com puro conteúdo de ódio. Como muitos blogueiros também têm Twitter, onde conseguem uma interação quase que imediata com leitores, com outros autores e com links diversos, muitos têm usado os 140 caracteres para desrespeitarem um ao outro. Aqueles blogueiros que possuem um número elevado de seguidores então... Ignoram completamente os leitores ou agridem gratuitamente se sua opinião é contrariada.

É preciso ter paciência quando lidamos com os seres humanos. E é um exercício demorado cultivar a paciência. Ainda mais quando expomos opiniões. O problema é que a internet, por passar essa impressão de véu de impunidade, estimula a trollagem violenta contra quem escreve. Escrever não é uma tarefa fácil. Exige tempo, exige técnica e exige acima de tudo coragem para se expôr. Blogar é um trabalho como outro qualquer e quando nosso trabalho não é respeitado e violentamente detonado por alguém que você nem conhece, é de fato enervante.


Leio e acompanho muitos bons blogs, mas tenho evitado de todas as formas comentar. Comento apenas naqueles cujos autores sei que não serão ignorantes, nem agressivos, que poderão fazer um comentário pertinente junto ao meu, concordando comigo ou não. No restante, leio, adquiro a informação e fecho a página. Nada mais posso agregar assim que termino de ler os comentários deixados pelos leitores. E isso tem sido algo feito por muitos blogueiros, que deixam de participar da vida da blogosfera, pois estão sendo amordaçados por gente ignorante.

Eu apenas não paro de blogar, pois gosto do que faço. Mas reconheço que desanima encontrar esse ambiente declarado de guerra onde uma opinião já dispara tiros e agressão gratuita.

Leia também:
Pimenta no teu... É refresco! - Os blogueiros de Salem
Os Invicioneiros - Está cada dia mais difícil ter opinião em redes sociais
Blogarte - Saber tratar bem os leitores também é prova de profissionalismo

Form for Contact Page (Do not remove)