Grandes trilhas sonoras de ficção científica

Um filme sem uma boa música acaba ficando incompleto. Ela tem que complementar o enredo e ainda ser marcante. Existem ótimas trilhas de filmes de ficção científica, mas acho que algumas pessoas não consomem tanto o OST quanto outras. Vamos ver algumas, mas reitero que a listagem é pessoal, podem não estar todas aqui que sejam do seu gosto. Vale a pena para conhecer. Vamos lá.


Eu forneço um player para ouvir a música, mas nenhum link para download.





TRON Legacy (2010) - por Daft Punk
A dupla francesa foi a primeira opção a ser sugerida para a trilha sonora deste novo clássico da Disney, revisitando o primeiro filme dos anos 80. Pela própria essência futurista do filme, um ambiente digital e fantástico que se equipara ao estilo do próprio Daft Punk. Tons eletrônicos muito puxados para o drum'n'bass e techno, com acentuados sintetizadores.

Ouça Daft Punk, "The Games Has Changed":



Resident Evil, o hóspede maldito (2002) - por Marylin Manson e Marco Beltrami
Uma dupla de peso foi convocada para fazer a trilha sonora deste clássico dos videogames: Marco Beltrami e Marilyn Manson. Beltrami é conhecido por bem sucedidas trilhas de filmes de terror, como Halloween (1978) e o antichrist superstar dispensa apresentações. Assim, Paul Anderson, o diretor, conseguiu mesclar o clima tenso do jogo, com a agressividade característica dos filmes de zumbis.

Ouça a música tema de Resident Evil por Marylin Manson e Marco Beltrami:



Hackers, Piratas de Computador (1995) - Vários artistas
Um filme jovem, lidando com hackers e tecnologia, tinha que ter uma trilha sonora com tais características. Apesar de terem sido lançadas três compilações de músicas sobre o filme, apenas a primeira delas contém as músicas que tocaram no mesmo. Destaque para Orbital e The Prodigy, sons puxados para o techno, rock alternativo e drum'n'bass.

Ouça The Prodigy "Voodoo People":



2001 Uma odisseia no espaço (1968)
O clássico dos clássicos também é conhecido por sua trilha sonora magistral, com o tom profundo da música clássica acompanhando a escalada da civilização, desde a aurora dos hominídeos até a exploração espacial. O ritmo da música se encaixa perfeitamente com a lentidão e a falta de gravidade do espaço, mostrando a escalada do homem no ambiente hostil do espaço.

Ouça a abertura do filme "Also Sprach Zarathustra" de Richard Strauss:



O Exterminador do Futuro 2 (1991) - Vários artistas
O futuro caótico pede passagem na sociedade e a música emblemática do filme é com certeza a do Guns'n'Roses, que deu um tom agressivo e marcante para a sequência de outro clássico da ficção científica. A música tinha que ser agressiva, forte, que fosse marcante e até hoje ela é um símbolo da franquia.

Ouça You Could Be Mine, do Guns'n'Roses:



The Matrix (1999) - Vários artistas
O filme conceito que revolucionou o gênero ao trazer um futuro caótico e dominado por máquinas traz uma trilha sonora eclética, mas condizente com o ambiente violento, sujo e perigoso que os sobreviventes humanos enfrentam para sobreviver. Destaques para Massive Attack e Rob Zombie.

Ouça Dissolved Girl, de Massive Attack:



Star Wars - A Ameaça Fantasma (1999) - por John Williams
As pessoas podem ter todos os motivos do mundo para odiar os filmes de Star Wars, dizendo inclusive que não são ficção científica, mas as trilhas sempre foram marcantes a ponto de identificar toda uma geração de fãs e entusiastas da série. Em A Ameaça Fantasma, John Williams consegue capturar toda a tensão política e pessoal e colocá-la em música.

Ouça Duel of Fates, de John Williams:



Blade Runner (1982) - por Vangelis
Outro filme conceito que mudou rumos na história da ficção científica no cinema, Blade Runner abusa de uma trilha sonora de qualidade com som eletrônico e bastante futurista a cargo de Vangelis, que deu um tom noir, um misto de sintetizadores com música clássica, combinando bem com o ambiente distópico futurista do grande filme.

Ouça o tema principal de Blade Runner por Vangelis:


Como eu disse acima, são apenas algumas músicas de famosos filmes de FC. Não estão todas aqui por motivos óbvios.

Até mais!

Form for Contact Page (Do not remove)