Resenha: A Bela e a Adormecida, de Neil Gaiman

Esse deve ser um dos quadrinhos mais lindos que já tive o prazer de ler. Lançado no Brasil em 2015, é uma adaptação e modernização de pelo menos dois contos de fadas que já conhecemos muito bem. Não só é um livro lindamente ilustrado por Chris Rindell como é uma história que mostra que mulheres não precisam de um valente príncipe encantado para fazer qualquer coisa.

Parceria Momentum Saga e editora Rocco

O livro
Começamos nossa jornada com os anões, aqueles que já conhecemos da história de A Branca de Neve. Eles estão em busca de um tecido, o mais fino e nobre, para a confecção do vestido de casamento da Rainha. Enquanto estão em sua busca, eles ouvem dizer que uma maldição do sono está tomando conta do reino e se espalha cada vez mais rápido. É um sono pesado, as pessoas se mexem ocasionalmente, como fazemos no sono profundo, mas não acordam.

Resenha: A Bela e a Adormecida, de Neil Gaiman

Ao chegarem à frente da Rainha, os anões comentam sobre a situação das pessoas e sabem que a Rainha conhece a tal maldição. Decidida a desvendar esse mistério e libertar o povo, a Rainha adia o casamento, se arma e sobe em seu cavalo. O casamento deixa de ocupar sua mente por um momento, já que ela se questionava se era mesmo a melhor decisão a tomar.

Eles rumam para um lugar de difícil acesso, de espinhos, armadilhas e muitos perigos. Mas esta Rainha é destemida, corajosa, e ainda que sinta um temor pelo o que vê no rosto da população adormecida, não vai desistir. Ela é uma incrível personagem, é difícil não notar a semelhança com a Branca de Neve, mas esqueça a passividade do conto da Disney, essa é uma mulher destemida. Mas é também uma mulher em dúvida, pois sabe que a sociedade, que o reino, esperam que ela se case e tenha herdeiros. Esta é a melhor decisão a se tomar? Não há outra vida para uma rainha além de produzir herdeiros?

Com um núcleo inteiramente feminino, heroínas e vilãs estão lindamente representadas. A arte de Chris Riddell é belíssima. Antes de virar as páginas com detalhes pontuais em dourado, pare e observe a riqueza nas expressões, nas roupas, nos detalhes do cenário e das pessoas. É um quadrinho e uma obra de arte impressa, tanto pela qualidade das ilustrações e do texto como pela capa dura e o papel nobre. A Rocco optou por seguir a edição original gringa e manteve a sobrecapa fina de papel vegetal sobre a capa dura.

detalhe de A Bela e a Adormecida com a rainha acordando em sua cama

Algumas pessoas podem se decepcionar com relação ao romance. Se eu contar a verdade a respeito dele, vou entregar o spoiler. Então aviso apenas que não é bem isso, OK? Acredito que o que vale aqui é a jornada da Rainha mesmo, uma mensagem poderosa para as meninas que se veem presas em uma criação arraigada nos estereótipos de gênero.

O livro em si é lindo demais. A sobrecapa de papel vegetal dá um visual fino e sofisticado à capa dura. Papel nobre e detalhes em dourado bem pontuais pelas páginas. A tradução ficou na mão de Renata Pettengill e está ótima. Não há problemas de revisão ou diagramação.


Ficção e realidade
O que mais gostei da história é a jornada da Rainha. Sem dúvida, ela representa cada mulher que sempre quis mais de sua vida, que pensou o quanto poderia ser diferente se tivesse seguido outro caminho. A Rainha duvida de seu casamento, duvida da jornada que está prestes a trilhar e quando vê uma oportunidade de adiar a cerimonia para desvendar um mistério, ela logo a pega e se joga na estrada na companhia dos anões. Há tantas maneiras de analisar as personagens, que só lendo mesmo para extrair tudo.

Neil Gaiman

Precisa dizer quem é? Neil Gaiman é um escritor e roteirista britânico, radicado nos Estados Unidos. Começou a carreira como jornalista. Seu primeiro livro foi uma biografia da banda Duran Duran. Chris Riddell é um ilustrador britânico e escritor ocasional de livros infantis e cartunista político do Observer, que já trabalhou com Gaiman em outras obras.

Pontos positivos
A Rainha
Personagens de contos de fada
Construção de mundo
Pontos negativos

Nenhum!


Título: A Bela e a Adormecida
Título original em inglês: The Sleeper and The Spindle
Autor: Neil Gaiman
Ilustrador: Chris Riddell
Tradutora: Renata Pettengill
Editora: Rocco Jovens Leitores
Ano: 2015
Páginas: 72
Onde comprar: Amazon!


Avaliação do MS?
Foi uma incrível jornada junto da Rainha e de seus amigos anões. Um quadrinho lindo, rico, bem ilustrado e escrito. É uma obra de arte, um conto de fadas moderno e um livro indispensável para os amantes de boas histórias e quadrinhos. Cinco aliens para A Bela e a Adormecida e uma forte recomendação para você ler também!

MARAVILHOSO!


Até mais! 🌺

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)