5 contos de ficção especulativa para quem lê em inglês

Já indiquei várias leituras por aqui, mas ainda não tinha indicado nada para quem lê em inglês. Separei aqui narrativas de ficção científica, principalmente, mas não apenas isso. Há uns toques de fantasia também, então acredito que agradará a todo mundo. São indicações baseadas no meu gosto pessoal e nem é uma lista definitiva de todo o universo conhecido. Espero que curta!

5 contos de ficção especulativa para quem lê em inglês




Leia também: Lendo livros em inglês


The Lady Astronaut of Mars, de Mary Robinette Kowal
Mary foi a ganhadora do Hugo Award de 2019 na categoria melhor romance e este conto é parte do universo do romance. É uma leitura muito rápida, até senti falta quando cheguei no final de mais umas páginas. Este é um mundo que você poderia chamar de "futuro do passado", pois a humanidade colonizou Marte, a Lua, mas a tecnologia é a mesma da Era de Ouro Espacial, com as missões Apollo. O Hugo foi bem merecido!
Amazon


The Martian Obelisk, de Linda Nagata
Este conto tem um tom melancólico, mas de toda forma esperançoso. No futuro, a Terra está morrendo. Para manter a memória viva de nossa civilização um grupo de engenheiros e arquitetos ativa robôs em uma abandonada colônia marciana para construir um obelisco no planeta vermelho que sirva de lembrança para nossa espécie extinta. Falei que era melancólico. Mas aguarde por uma surpresa no final.
Amazon


The Wandering Earth, de Cixin Liu
Se você assistiu ao filme Terra a Deriva, lá na Netflix, talvez vá gostar de ler o conto original que serviu de inspiração para o longa chinês. Cixin Liu é ganhador do Hugo com seu incrível romance O problema dos três corpos e este aqui está afinado com seu estilo. Você provavelmente vai sentir uma diferença na narrativa, algo que acredito ser do idioma chinês mesmo e isso ficou na tradução para o inglês.
Amazon


Welcome to Your Authentic Indian Experience™, de Rebecca Roanhorse
Conto ganhador do Hugo e do Nebula, você pode ler online, não precisa comprar o ebook! O conto está online no site da revista Apex e fala sobre a insidiosa apropriação da cultura nativa norte-americana. Não só lá, o conto ressoa em vários lugares onde brancos invadiram terras ancestrais e se apropriaram da cultura e dos modos de vida de outros povos e ainda a modificaram para caber em seus gostos. Um conto extremamente importante e pertinente.
Online


Elephants and Corpses, de Kameron Hurley
Adoro o estilo de escrita da Kameron Hurley e lamento muito que ela não tenha sido traduzida até hoje, pois ela tem romances e trilogias publicados e premiados lá fora. A autora tem um estilo brutal, onde discute maternidade, polícia e gênero de uma maneira como poucas autoras hoje fazem. Neste conto não é diferente. Se você lê em inglês, aproveite e leia The Stars Are Legion também.
Amazon

Espero que aproveite as leituras e depois volte aqui para me contar.

See ya!


Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Obrigado pelas sugestões, Capitã! Em especial, a Kameron Hurley, que já conhecia (e lido o excelente conto indicado), dá qual li recentemente o The Light Brigade, uma releitura fantástica e libertadora de Starship Troopers.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)