
A palavra caiu tanto no uso comum das pessoas, que ela é proferida o tempo todo pela mídia e pela sociedade. Mas definir tecnologia é complicado, pois cada momento da nossa civilização deu um novo significado à ela. Então em uma definição geral é:
Do grego τεχνη — "técnica, arte, ofício" e λογια — "estudo", é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. (Wikipedia)
Conhecimento científico, porém é bastante restrito quando nos referimos às culturas passadas. Eles tinham o conhecimento de como as coisas funcionavam, mas não entendiam ciência do modo como entendemos. Ciência, mitologia e religião eram muitas vezes tão entrelaçadas entre si que não havia modo de separá-las.
A tecnologia teve seu início a partir do momento em que o homem começou a criar ferramentas para ajudá-lo nas tarefas diárias e para resolver problemas. Deste modo, ela deve satisfazer alguns requisitos básicos como segurança, usabilidade e utilidade. Imaginem para o ser humano primitivo como era difícil e potencialmente letal caçar sem ferramentas? Ao criar uma machadinha, uma lança, o arco e flecha, ele se torna superior àqueles que não a possuem nem dominam. E passa a ser temido por isso também.
Esse tipo de avanço foi crucial para a evolução da civilização tal qual a conhecemos. E é algo que não para e praticamente não muda. Ainda precisamos dos recursos naturais para criar as tecnologias avançadas que temos hoje, mas não podemos esquecer que tudo começou com as necessidades básicas - abrigo, alimentação, segurança. Assim como o ser humano precisava do fogo há milhares de anos atrás, ainda hoje precisamos da evolução dessa forma, a eletricidade.
Essa dependência é natural e até necessária quando as nossas necessidades básicas são satisfeitas no processo. É muito difícil imaginar a raça humana sem o fogo, as roupas, a roda ou as armas, mas tecnologia é apenas uma ferramenta. Ela pode substituir algumas coisas, mas não pode substituir o homem, ou a tecnologia perde sua própria essência de ser.
Portanto, olhe para o seu celular de maneira diferente. Lembre-se que ele não é avançado, é apenas a evolução de uma forma passada e muito antiga, passada e adaptada de geração em geração.
Até mais!
Sugestão de leitura:
Armas, Germes e Aço, de Jared Diamond.Já que você chegou aqui...

Uai obgd ♥♥
ResponderExcluirNOSSA GOSTEI MUITO,obrigada! o texto é uma grande aula
ResponderExcluir