O Programa Africano de Pesquisas Espaciais
É provável que alguém estranhe o nome. Quando se ouve falar de África, em geral, é sobre guerras, fome, doenças e pobreza, terrorismo. Não que isso não exista na África, sabemos que é um problema crônico em vários países do continente. Entretanto, estes problemas existem em muitos outros lugares do mundo e não podem servir para caracterizá-lo por completo. Recentemente este nome chamou a atenção, pois fala do sonho de um homem em mandar o primeiro Ugandense ao espaço.
Siga a @Sybylla_
![]() |
Uganda no continente africano. |
O norte de Uganda está em uma situação pior que o Iraque, de acordo com o subsecretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários, Jan Egeland. No norte do país, onde o conflito é mais intenso, crianças fogem de casa e vão morar nas ruas das maiores cidades, onde se sentem mais seguras. O próprio Egeland disse:
Não consigo encontrar outra parte do mundo onde exista uma emergência do porte da que existe em Uganda, que esteja recebendo tão pouca atenção internacional. (Fonte: BBC Brasil).
![]() |
Aeronave e a bandeira do país. Fonte: BBC |
Devo dizer que me fiz a mesma pergunta. E você se pergunta, o que esse país com tantos problemas tem a ver com pesquisas espaciais? Em meio ao caos e à violência, um homem começou a construir no quintal de casa um foguete, com o intuito de levar o primeiro ugandense ao espaço.
Ele é Chris Nsamba, ex-fuzileiro naval norte-americano e estudante de astronomia. Resolveu criar o centro de pesquisas, conta com 600 voluntários que doam os recursos, estudantes de engenharia, não conta com nenhum financiamento do governo, mas acima de tudo, ele tem um sonho.
![]() |
Voluntários lixam a aeronave. Fonte: BBC |
Louco, você diria? Um absurdo se preocupar com exploração do espaço em um país que se afunda na guerra, na AIDS e na miséria? Muita gente ridicularizou o projeto de Nsamba. Ouvi gente dizendo que não imaginava existir engenheiros em Uganda (!) e que era um absurdo gastar dinheiro com um projeto que não vai sair do chão.
Acredito que disseram o mesmo a Santos Dumont pouco mais de 100 anos atrás. É justamente por existir tanto caos e violência que o sonho é necessário. É por isso que as pessoas sonham e criam, para sair da adversidade e manter a lucidez, manter uma meta, manter uma prioridade.
![]() |
Quer um sonho? |
So slow we get smart; so quick we get old!
Página oficial do programa
Visite a página oficial do programa. Clique aqui.
Até mais!
Fontes:
BBC BrasilPortal G1
Inhabitat
Visit Uganda
Os países africanos pretendem criar agência espacial
Seja o primeiro a comentar.