Siga a Sybylla no Twitter - @Sybylla_

![]() |
ANTES DEPOIS |
A NASA e o próprio telescópio foram alvos de muitas piadas e assim que foi possível, uma nova missão foi enviada para corrigir o míope Hubble. Novamente, uma superação tecnológica de realizar reparos em pleno espaço. Novas ferramentas foram criadas para o trabalho, todo um treinamento diferenciado foi feito para os astronautas poderem trabalhar. Missões seguidas levaram e trocaram equipamentos, corrigiram órbita, tudo para dar ao precioso Hubble uma sobrevida. Era planejado que ao fim de sua vida útil ele fosse trazido de volta à Terra, mas com a aposentadoria dos ônibus espaciais, é provável que isso não aconteça. O Hubble popularizou a ciência, fez aparecer nos telejornais e revistas imagens impressionantes de galáxias, nebulosas, estrelas e planetas e aumentou o conhecimento astronômico, planetário e cosmológico confirmando e pondo em dúvidas teorias científicas.
Como presente do Hubble e do Saga, fica a imagem que comemora os 21 anos do lançamento deste símbolo científico e uma lembrança de que nada é impossível, apenas demora mais para acontecer.
A imagem mostra uma grande galáxia espiral, chamada de UGC 1810, com um disco distorcido, ganhando o formato de uma rosa. A distorção se deve à atração gravitacional de maré da galáxia companheira logo abaixo dela, conhecida como UGC 1813.
MATERIAL DO HUBBLE
Veja uma contribuição do telescópio na compreensão sobre as nebulosas planetárias.
Clique e veja a galeria completa de imagens por tipo:
Atualizado - 25/04/2011
Por Marco Hundsdorfer, um lindo tributo ao telescópio Hubble.
Comentários
Postar um comentário
ANTES DE COMENTAR:
Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.
O mesmo vale para comentários:
- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.
A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.