Resenha: Sunny, o lado bom da vida, de Jennifer L. Holm e Matthew Holm

Sunny é um quadrinho fofíssimo, divertido e com uma importante mensagem de força e superação para jovens que, como Sunny, estejam vendo pessoas da família com problemas. Muitas crianças podem ficar confusas quando alguém da família passa por dificuldades e a ideia de Jennifer e seu irmão Matthew era mostrar que é sim possível passar por toda essa turbulência e ainda ver que a vida pode ser muito bonita.


Parceria Momentum Saga e editora Sesi-SP

O livro
O verão chegou e os planos de Sunny vão por água abaixo quando sua mãe lhe manda passar a nova estação com o avô na casa de repouso. Mas como assim, mãe?? Os planos de ir para a praia com sua melhor amiga simplesmente afundaram e Sunny vai para o apartamento do avô na Flórida. A história se passa no final dos anos 1970 e Sunny fica bem desanimada ao chegar na casa do avô onde a placa avisa que é uma "casa de repouso para pessoas com mais de 55 anos."

Resenha: Sunny, o lado bom da vida, de Jennifer L. Holm e Matthew Holm

Sunny vira a sensação do lugar, afinal todo mundo ali é mais maduro, mais rabugento, os filhos e netos moram longe. Sunny ganha presentes de gosto duvidoso, recomendações mal humoradas e vai passar o verão no brega apartamento do avô, dormindo em um sofá-cama que não para de ranger. Que verão incrível, né não? Com um traço divertido e cores intensas, Jennifer e Matthew vão nos levando pelo cotidiano e pelas lembranças de Sunny que tenta se ajustar a esse novo lugar com tantas peculiaridades.

A verdade é que uma pessoa na família de Sunny está passando por problemas e vamos descobrindo isso aos poucos conforme lemos o quadrinho. Vemos que é uma dependência química, apesar de não ficar explícito. Mas Sunny não compreende o motivo da mudança, apenas percebe que ela aconteceu e tenta entender seu lugar nisso tudo. Inclusive ela se sente culpada às vezes, como se pudesse fazer algo para evitar que a família começasse a ruir.

Enquanto isso, Sunny faz amizade com a única outra criança no retiro, Buzz, um garoto que curte quadrinhos. Eles conseguem grana para comprar quadrinhos conforme resgatam bolas de golfe e animais perdidos dos moradores e se divertem juntos com as historinhas que leem. Sunny não deixa de notar que mesmo os super-heróis não conseguiram salvar as pessoas que amavam, o que a deixa pensativa sobre o que acontece em sua casa. Ela poderia ter feito algo?

A forma como a história é contada e o bom humor em várias passagens tornam o quadrinho muito leve e agradável de ler. Conforme passamos pelas situações insólitas e damos risadas com as trapalhadas de Sunny e Buzz, também pensamos nos desafios que a garotinha precisará enfrentar quando chegar em casa. Uma hora o verão vai acabar. Ela vai encontrar um lar quando voltar?

A edição da editora Sesi-SP está linda. Cores vivas, papel encorpado, mesmo sendo de capa comum. A tradução ficou na mão de Mario Santin Frugiuele e praticamente não há problemas de revisão ou tradução na edição.

Obra e realidade
Quando alguém na família é dependente químico, muitas crianças não compreendem o que isso quer dizer. Elas não são bobas. Percebem a mudança súbita de comportamento e às vezes acabam coniventes nas mentiras por gostar da pessoa e achar que isso é uma forma de demonstrar amor. Sunny mostra que não, a culpa não é dela e que ela pode aproveitar os bons momentos da vida sem se preocupar com tudo à sua volta. Ela é só uma criança e sente que carrega o mundo nos ombros. Foi uma excelente maneira que os autores encontraram de conversar sobre um assunto importante de maneira leve e divertida.

Jennifer L. Holm e Matthew Holm

Jennifer Holm é uma escritora norte-americana de livros infantis. Recebeu três Newbery Honors por seus livros Our Only May Amelia, Penny from Heaven e Turtle in Paradise. Jennifer trabalha com o irmão, Matthew Holm, em duas séries em quadrinhos: Babymouse, premiada com o Eisner Award e que tem mais de 2,3 milhões de livros publicados, e a campeã de vendas Squish. Sunny é a terceira série trabalhada com o irmão.

Pontos positivos
Sunny
Traço e cores
O tema
Pontos negativos

Acaba logo!


Título: Sunny, o lado bom da vida
Título original em inglês: Sunny Side Up
Autores: Jennifer L. Holm e Matthew Holm
Tradutor: Mario Santin Frugiuele
Editora: SESI-SP
Ano: 2018
Páginas: 224
Onde comprar: na Amazon

Avaliação do MS?
Foi uma incrível jornada junto de Sunny e suas férias desastradas na Flórida. Foi também uma jornada em que Sunny percebe que não era culpa sua e que nem tinha como evitar certas situações. Um quadrinho para ajudar crianças em momentos difíceis e quem sabe orientar os pais a como agir em um caso delicado como este. Cinco aliens para Sunny e uma forte recomendação para você ler também!

MARAVILHOSO!

Até mais! ☀️

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)