Resenha: A menina do outro lado, Vol. 2, de Nagabe

Sabendo que haveria uma procura pelo segundo volume da saga de Shiva e Sensei, a diabólica DarkSide saiu na frente e lançou pouco depois o próximo volume, trazendo os personagens por quem nos apaixonamos e nos afeiçoamos no primeiro volume. Este é um enredo sobre o Outro, sobre aquele que causa tanto medo nas pessoas que, se fizessem um esforço de empatia, poderia compreender e ver o Outro com um igual.



Parceria Momentum Saga e
editora DarkSide



O mangá
Terminamos o primeiro volume em meio à uma cena TENSA que se estende para o começo deste segundo volume. Uma criatura animalesca invade a casa onde Shiva e Sensei moram e Sensei se apavora com a ideia de que possam amaldiçoar a garotinha. Uma briga acontece dentro do quarto, para o desespero de Shiva. Quando uma trégua se estabelece e as criaturas começam a conversar descobrimos que outras criaturas como Sensei estão pela floresta.

Resenha: A menina do outro lado, volume 2, de Nagabe

O maior medo de Sensei é pela segurança de Shiva, inocente, ingênua e que corre perigo apenas por viver ao seu lado. Poderá Sensei ir contra sua própria espécie para protegê-la? Poderá ele desafiar sua própria natureza? O que Sensei é? São questões como essa que o levam até o lugar onde estão as criaturas, em busca de respostas que possam ajudá-lo.

O relacionamento dos dois continua afetuoso, se aprofunda e é gosto de acompanhar o amor entre dois seres que fisicamente parecem tão diferentes. Mas não é isso que impede seres humanos de gostar uns dos outros. O que impede seres humanos de conviver uns com os outros não são as diferenças, mas sim o medo, a ignorância, o desconhecimento. É o medo que nos leva a agredir primeiro, perguntar depois. E sabendo disso, Sensei tenta proteger a menininha dos horrores do mundo, ainda que precise mentir para ela.

Shiva, por sua vez, vendo toda a dúvida de medo de Sensei, tenta animá-lo, tenta retomar a rotina de cuidados com a casa, em cozinhar, superando os eventos que ocorreram em seu quarto com a rapidez nata das crianças. Temos aqui um Sensei ainda mais aprofundado em suas dúvidas e medos, pois ele sente - e nós também - que uma resolução inevitável para seu dilema está se aproximando e ele talvez não tenha escolha.

Mesmo que Sensei seja descrito como um ser amaldiçoado, o traço de Nagabe e a delicadeza da história fizeram dele um ser muito emotivo e expressivo. E veja que ele não tem traços faciais marcantes além dos olhos e ainda assim há uma carga dramática na postura corporal de Sensei que o torna forte e delicado ao mesmo tempo. É um trabalho fantástico de Nagabe em traduzir tantos sentimentos e emoções com traços expressivos.

A edição da DarkSide segue a tradição da editora e sua obsessão maníaca com a perfeição. Tal como o volume 1, este aqui tem capa dura e obedece à tradição dos mangás de ser lido de trás para frente. Não encontrei problemas de revisão ou tradução, que foi de Renata Garcia.


Ficção e realidade
A obra de Nagabe traça paralelos com a realidade que até o mais desavisado não deixaria de notar. Vivemos em um mundo onde divergir do plano geral das coisas é ser um criminoso, é ter sua existência contestada. E aí vemos esses dois seres tão diferentes entre si em essência e existência, mas que convivem juntos na harmonia de um lar. Como eles conseguem? Simples, aceitando um ao outro.

Nagabe

Nagabe é um aclamado mangaká, formado em Artes Visuais pela universidade de Musashino, no Japão e um dos mais bem-sucedidos novos autores dos quadrinhos japoneses.

Pontos positivos
Capa dura
Sensei e Shiva
Muito fofo!
Pontos negativos

Acaba rápido!
Preço

Título: A Menina do Outro Lado volume 2
Título original em japonês: とつくにの少女 2巻 (ブレイドコミックス)
Autor: Nagabe
Tradutora: Renata Garcia
Editora: DarkSide
Páginas: 176
Ano de lançamento: 2019
Onde comprar: na Amazon e na loja oficial da editora DarkSide


Avaliação do MS?
Adoei que a editora tenha se antecipado à nossa loucura pelo mangá e lançou o segundo volume logo em seguida do primeiro. Uma história cativante, personagens adoráveis e uma belíssima discussão sobre tolerância e amor. Mal posso esperar pelo terceiro volume, agiliza DarkSide! Quatro aliens para o mangá e uma forte recomendação para você ler também!

MUITO BOM!

Até mais! 🌸

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)