Resenha: Floresta dos Medos, de Emily Carroll

Floresta dos Medos é uma bizarra e encantadora graphic novel da DarkSide, pelas mãos da premiada Emily Carroll. É um livro que lembra contos de fadas macabros, aquelas histórias para ler em volta da fogueira em um dia frio ou nas noites de tempestade embaixo do cobertor. Uma grande adição para sua biblioteca!


Parceria Momentum Saga e editora DarkSide


A graphic novel
O livro tem cinco contos e uma introdução também ilustrada que nos leva pela mão por entre os galhos retorcidos da floresta, pela neve e pelo vento frio em busca de nossos medos mais profundos. Segurando a lamparina junto com uma garota que observa na escuridão, começamos a ouvir os sussurros da floresta e seus ruídos. Esta introdução já nos dá o tom de como a floresta vai nos pegar e nos levar pelos caminhos menos visitados, pelas histórias mais bizarras e pelas sensações mais apavorantes.

Resenha: Floresta Dos Medos, de Emily Carroll

Com um ar inicial que lembra a Idade Média, nós passeamos pelas vidas e assombrações de diferentes pessoas e famílias. Ainda que totalmente independentes, todas elas possuem um eixo que amarra um conto no outro. Você vai passar por várias sensações e sentimentos enquanto lê Floresta dos Medos: medo, angústia, nojo, terror, solidão. Se era essa a intenção da autora, de nos isolar e alienar no meio de uma floresta escura que oblitera nossos sentidos, ela conseguiu.

Temos aqui desde crianças que perderam a família, um irmão com ressentimentos, um casamento arranjado e um marido sombrio, uma garota que descobre o que de pior pode existir na floresta. E a floresta é a liga que une as histórias, direta ou indiretamente, a floresta age exatamente como o medo: ainda que você não entre nela, ela está sempre no horizonte, espreitando, de olho em seus atos e se você a ignorar, ela parece maior e mais ameaçadora.

Gostei de basicamente todos os contos, especialmente O Ninho. Lindamente ilustradas, cada passagem é colorida, em papel encorpado, o que torna as cenas ainda mais vivas ao olhar. A cor é um componente determinante na composição de boa parte dos enredos, ora iluminando os perigos, ora deixando-os nas sombras para você imaginar como quiser. O traço também traz expressões vívidas para as personagens, cada uma lutando contra seus próprios medos e fantasmas.


O tipo de horror que Emily produz prova que não é necessário trazer sangue e tripas para o papel para assustar. Quanto menos ela mostra, nos guiando pela floresta, mais suspense se cria, mais sua imaginação caminha junto com ela. E para a edição ficar perfeita, a DarkSide a trouxe em capa dura, com textura especial e uma ótima tradução de Bruna Miranda. Vale à pena se demorar em cada página para poder apreender os detalhes expostos, pois alguns farão a diferença na narrativa.

Obra e realidade
Sou sincera em admitir que sou bem patife para o terror. Consigo ler livros e quadrinhos do estilo, mas não consigo ver filmes. Posso passar dias pensando no filme e tendo pesadelos com ele. Na literatura é diferente, pois a história não vem pronta; você a constrói gradualmente, preenchendo os espaços deixado pelos autores e dali construindo as imagens e situações. E mesmo no quadrinho é necessário que você complemente informações, por mais que tenha quadros e ilustrações para compor o enredo. Essa riqueza de detalhes que nossa mente projeta sobre a história é o que deixa Floresta dos Medos ainda mais cativante e assustador.

Emily Carroll

Emily Carroll é uma autora e cartunista canadense. Floresta dos Medos é seu livro de estreia, mas Emily publicou vários trabalhos online, tendo ganhado o prestigiado Prêmio Eisner duas vezes. Leia uma entrevista com a autora no DarkBlog.

Pontos positivos
Capa dura
A floresta
Cores e traço
Pontos negativos

Acaba rápido!
Preço

Título: Floresta Dos Medos
Título original em inglês: Through the Woods: Stories
Autora: Emily Carroll
Tradutora: Bruna Miranda
Editora: DarkSide
Páginas: 208
Ano de lançamento: 2019
Onde comprar: na Amazon e na loja oficial da editora DarkSide, exclusivo com postais

Avaliação do MS?
Foi uma excelente leitura. Tão boa que eu voltei e reli os contos novamente, reparando nas nuances de cor e sombra que a autora coloca nas páginas. Foi um trabalho primoroso, daquele que te faz sentir um par de olhos te observando de algum cantos escuro do quarto. Cinco aliens para Floresta dos Medos e uma forte recomendação para você ler também!


Até mais!🌳

Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Babei pelo livro, mas me assustei com o preço!
    Aguardar uma promoção pra saborear.

    ResponderExcluir
  2. Comprei recentemente essa graphic novel, junto com Francis e A pequena sereia e o reino das ilusões. Eu sempre babei muito na produção dos livros da darkside, são lindos, dá gosto ter na estante, mas são caros, então nunca comprei. O frete não é nada amigável também. Felizmente, ainda que continuasse um pouco caro, consegui comprar os 3 por menos de 35 reais cada. D: Vim ver uma resenha só pra ver uma opinião antes de ler.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)