Resenha: Floresta dos Medos, de Emily Carroll

Floresta dos Medos √© uma bizarra e encantadora graphic novel da DarkSide, pelas m√£os da premiada Emily Carroll. √Č um livro que lembra contos de fadas macabros, aquelas hist√≥rias para ler em volta da fogueira em um dia frio ou nas noites de tempestade embaixo do cobertor. Uma grande adi√ß√£o para sua biblioteca!



Parceria Momentum Saga e
editora DarkSide


A graphic novel
O livro tem cinco contos e uma introdu√ß√£o tamb√©m ilustrada que nos leva pela m√£o por entre os galhos retorcidos da floresta, pela neve e pelo vento frio em busca de nossos medos mais profundos. Segurando a lamparina junto com uma garota que observa na escurid√£o, come√ßamos a ouvir os sussurros da floresta e seus ru√≠dos. Esta introdu√ß√£o j√° nos d√° o tom de como a floresta vai nos pegar e nos levar pelos caminhos menos visitados, pelas hist√≥rias mais bizarras e pelas sensa√ß√Ķes mais apavorantes.

Resenha: Floresta Dos Medos, de Emily Carroll

Com um ar inicial que lembra a Idade M√©dia, n√≥s passeamos pelas vidas e assombra√ß√Ķes de diferentes pessoas e fam√≠lias. Ainda que totalmente independentes, todas elas possuem um eixo que amarra um conto no outro. Voc√™ vai passar por v√°rias sensa√ß√Ķes e sentimentos enquanto l√™ Floresta dos Medos: medo, ang√ļstia, nojo, terror, solid√£o. Se era essa a inten√ß√£o da autora, de nos isolar e alienar no meio de uma floresta escura que oblitera nossos sentidos, ela conseguiu.

Temos aqui desde crianças que perderam a família, um irmão com ressentimentos, um casamento arranjado e um marido sombrio, uma garota que descobre o que de pior pode existir na floresta. E a floresta é a liga que une as histórias, direta ou indiretamente, a floresta age exatamente como o medo: ainda que você não entre nela, ela está sempre no horizonte, espreitando, de olho em seus atos e se você a ignorar, ela parece maior e mais ameaçadora.

Gostei de basicamente todos os contos, especialmente O Ninho. Lindamente ilustradas, cada passagem √© colorida, em papel encorpado, o que torna as cenas ainda mais vivas ao olhar. A cor √© um componente determinante na composi√ß√£o de boa parte dos enredos, ora iluminando os perigos, ora deixando-os nas sombras para voc√™ imaginar como quiser. O tra√ßo tamb√©m traz express√Ķes v√≠vidas para as personagens, cada uma lutando contra seus pr√≥prios medos e fantasmas.


O tipo de horror que Emily produz prova que não é necessário trazer sangue e tripas para o papel para assustar. Quanto menos ela mostra, nos guiando pela floresta, mais suspense se cria, mais sua imaginação caminha junto com ela. E para a edição ficar perfeita, a DarkSide a trouxe em capa dura, com textura especial e uma ótima tradução de Bruna Miranda. Vale à pena se demorar em cada página para poder apreender os detalhes expostos, pois alguns farão a diferença na narrativa.


Ficção e realidade
Sou sincera em admitir que sou bem patife para o terror. Consigo ler livros e quadrinhos do estilo, mas n√£o consigo ver filmes. Posso passar dias pensando no filme e tendo pesadelos com ele. Na literatura √© diferente, pois a hist√≥ria n√£o vem pronta; voc√™ a constr√≥i gradualmente, preenchendo os espa√ßos deixado pelos autores e dali construindo as imagens e situa√ß√Ķes. E mesmo no quadrinho √© necess√°rio que voc√™ complemente informa√ß√Ķes, por mais que tenha quadros e ilustra√ß√Ķes para compor o enredo. Essa riqueza de detalhes que nossa mente projeta sobre a hist√≥ria √© o que deixa Floresta dos Medos ainda mais cativante e assustador.

Emily Carroll

Emily Carroll é uma autora e cartunista canadense. Floresta dos Medos é seu livro de estreia, mas Emily publicou vários trabalhos online, tendo ganhado o prestigiado Prêmio Eisner duas vezes. Leia uma entrevista com a autora no DarkBlog.


Pontos positivos
Capa dura
A floresta
Cores e traço
Pontos negativos

Acaba r√°pido!
Preço

Título: Floresta Dos Medos
Título original em inglês: Through the Woods: Stories
Autora: Emily Carroll
Tradutora: Bruna Miranda
Editora: DarkSide
P√°ginas: 208
Ano de lançamento: 2019
Onde comprar: na Amazon e na loja oficial da editora DarkSide, exclusivo com postais


Avaliação do MS?
Foi uma excelente leitura. Tão boa que eu voltei e reli os contos novamente, reparando nas nuances de cor e sombra que a autora coloca nas páginas. Foi um trabalho primoroso, daquele que te faz sentir um par de olhos te observando de algum cantos escuro do quarto. Cinco aliens para Floresta dos Medos e uma forte recomendação para você ler também!

MARAVILHOSO!

At√© mais!ūüĆ≥

Já que você chegou aqui...

COMPARTILHE

2 COMENT√ĀRIOS

  1. Babei pelo livro, mas me assustei com o preço!
    Aguardar uma promoção pra saborear.

    ResponderExcluir
  2. Comprei recentemente essa graphic novel, junto com Francis e A pequena sereia e o reino das ilus√Ķes. Eu sempre babei muito na produ√ß√£o dos livros da darkside, s√£o lindos, d√° gosto ter na estante, mas s√£o caros, ent√£o nunca comprei. O frete n√£o √© nada amig√°vel tamb√©m. Felizmente, ainda que continuasse um pouco caro, consegui comprar os 3 por menos de 35 reais cada. D: Vim ver uma resenha s√≥ pra ver uma opini√£o antes de ler.

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR:

Coment√°rios an√īnimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreens√≠veis ou com ofensas ser√£o exclu√≠dos.

O mesmo vale para coment√°rios:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavr√Ķes e palavras de baixo cal√£o;
- reaças.

A √°rea de coment√°rios n√£o √© a casa da m√£e Joana, ent√£o tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora n√£o se responsabiliza por opini√Ķes emitidas nos coment√°rios. Essas opini√Ķes n√£o refletem necessariamente as da autoria do blog.