Desafio Literário 2019

E com um novo ano vem com ele um novo desafio literário! Me impressionou o quanto as pessoas adotaram o desafio, fico muito feliz que tantas tenham se empenhado em cumpri-lo. Semelhante ao que fiz em anos anteriores, são apenas 12 livros, um por mês, para você poder escolher e ler as obras com tranquilidade. E pode ler fora de ordem, tá? Baixe o arquivo do desafio, imprima em A4 ou A5 e controle suas leituras por ele! Você pode ler quadrinhos, mangás, contos, pode ouvir audiolivros, no idioma que quiser e na ordem que quiser.

Desafio Literário 2019



Leia também: 52 livros para 2019!

Algumas pessoas comentaram nos posts a respeito que têm dificuldade para seguir um desafio literário. E eu entendo perfeitamente; a vida é corrida, imprevistos acontecem, tem horas que bate aquela ressaca literária e dependendo do estilo de livros que lemos é inevitável acabar com uma. Mas existem maneiras de manter a leitura nos prumos. Veja algumas dicas para te ajudar a seguir um desafio:


1. Ache o desafio que lhe agrade
Vários blogs e portais literários fazem desafios, tanto em português quanto em inglês. Alguns têm apenas 12 livros, outros têm 52 (um por semana). O ideal é achar um desafio que se adapte ao seu tempo disponível para ler. Se você fica muito tempo no transporte público, por exemplo, esse é um bom momento para investir na leitura e um desafio menor talvez seja mais interessante do que um que exija 52 livros, especialmente se você estuda e trabalha, por exemplo. Avalie quanto tempo você tem disponível, qual a média de páginas que você pode ler, qual o estilo que mais lhe agrada.

2. Planejamento é a chave
Agora que você encontrou o desafio literário ideal, pense nas obras que quer ler e que se encaixam nas categorias propostas pelo desafio. Faça uma lista com uns dois ou três livros para cada uma e veja o que serve para você naquele momento. Às vezes a gente escolhe um livro, ele não agrada e nos desesperamos porque não vai dar para cumprir a meta do desafio. Por isso, liste mais obras por categoria e escolha aquela obra que funciona melhor. Não se atenha a apenas um livro.

3. Mantenha um registro de leituras
Use o Skoob ou o Goodreads. Ou um caderninho mesmo, anotando suas leituras mês a mês, anotando as melhores citações e observações que você fez enquanto lia. Imprima a folha do desafio em A5 ou A4 e vá marcando as leituras conforme você cumpra o quesito. Nada de preguiça nessa hora, marque certinho para não se perder. Isso vai te motivar a cumprir todos os quesitos do desafio. É uma sensação muito boa poder cumprir cada um dos itens!

Para o ano de 2019 a lista é:

  • Um livro que você devia ter lido em 2018 e não leu
  • Um livro vencedor do Prêmio Jabuti
  • Um livro que é novelização de um roteiro
  • O primeiro livro publicado de alguém
  • Um livro de um(a) autor(a) que já morreu
  • Um livro infanto-juvenil
  • Um livro de young adult
  • Um livro de autora ou autor asiático
  • Um livro epistolar (em forma de cartas)
  • Um livro traduzido por uma mulher
  • Um livro com personagem ou autor(a) autista
  • Um livro que é uma peça de teatro

Lembrando que você tem a liberdade de escolher a ordem dos quesitos, podendo ser livros, contos, novelas, quadrinhos, graphic novels e até audiolivros. Use a tag #DesafioMS2019 se compartilhar suas leituras pelas redes sociais pra que eu possa acompanhar também!

Animou-se para seguir o desafio?? Então baixe o arquivo, imprima e vá marcando conforme você cumprir um quesito.


Escolha seus livros, se atente aos quesitos do desafio e mãos à obra! Espero que seu 2019 seja repleto de boas leituras!

Até mais! 📚

Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. adorei essa ideia do desafio e essa lista pra 2019 está super bacana, ainda estou tentando organizar minhas leituras prioritárias pra esse ano

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Entrando em 2019 com mais vontade de escrever e cumprir este desafio direito! Já baixando a lista e anotando!
    Abraços e um bom ano para tod@s nós!

    ResponderExcluir
  3. Eu super amei o desafio e vou participar!
    Tenho certeza de que vai ser super legal!

    Beijos,
    David
    http://somaisumleitor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o desafio.É o segundo ano que participo e consegui realizar antes de dezembro.Obrigado pelo desafio.Segue a lista que fiz de leitura.
    1- Mauricio- biografia
    2- Canalha- Carpinejar
    3- O oitavo passageiro- Alan Dean Foster
    4- Confissões do crematório- Caitlin Roughty
    5- Conde de Monte Cristo- Alexandre Dumas
    6- O castelo animado- Diana Wynne Jones
    7- Todo dia- David Levithan
    8- Sol e Terra- Daisaku Ikeda e Ryoichi Koda
    9- Cartas de amor aos mortos- Ava Dellana
    10- A menina submersa- Caitlin Rokserman, Ava Resende e Caroline Carlos
    11- O que me faz pular- Naoki Higashida
    12- O rei da vela- Oswald de Andrade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)