5 passos para uma sinopse perfeita na Amazon

Se tem algo que pode ajudar a vender um livro é a sua sinopse. Já vi autores que tentavam ser enigmáticos, escrevendo algo como "Te desafio a ler meu livro, por isso não vou falar nada a respeito", ou que acreditavam na própria superioridade sobre os mortais, enaltecendo demais a si mesmo e no fim se frustrou por não conseguir vender. Existem maneiras de você escrever uma sinopse que possa mostrar seu livro a futuras leitoras e leitores sem cair nessas armadilhas.

5 passos para uma sinopse perfeita na Amazon



Estou usando a Amazon pois todos os meus ebooks estão lá. Essas dicas também valem para as editoras que quiserem deixar suas sinopses mais atraentes e com um ar mais profissional. A sinopse pode ser alterada caso você já tenha publicado seu ebook e recomendo que sempre preste atenção à ela. A mudança leva um dia, às vezes menos. Vale à pena rever as suas e torná-las mais atraentes para possíveis leitoras e leitores.

Você está vendendo um produto
Isso é muito importante e você precisa ter em mente: você está vendendo um produto. A menos que não queira lucrar com a venda dele, é preciso anunciá-lo como um produto que as pessoas queiram comprar. Nada de "decifra-me ou te devoro" com um potencial leitor, pois não vai funcionar. Escrever é uma arte, mas não se sinta acanhada por quer vendê-la. Pense que você está na farmácia e um frasco está à venda, sem nada que lhe interesse nele. Você compraria? Mostre que este livro pode fazer a diferença para a pessoa que está buscando o que ler. Escreva de maneira impessoal, incluindo as palavras-chave da obra nesta sinopse.

Responda questões fundamentais
Se alguém está procurando um livro, ela já tem mais ou menos em mente o que quer. Sua sinopse precisa mostrar que este é o livro que ela precisa e que quer ler. Essas perguntas são mais fáceis de responder se o livro for de não-ficção. Na ficção, por sua vez, a gente corre o risco de dar informações demais do enredo. Pense em você como leitora: o que este livro tem que me interessa? Ressalte os pontos fortes da obra. É uma protagonista feminina? Exalte isso. É genderfluid? Exalte isso. O mercado de ficção é muito amplo, portanto mostre os pontos fortes de modo a despertar o interesse de uma possível compradora.

Use códigos para profissionalizar a sinopse
A Amazon permite que você coloque códigos em HTML para torná-la visualmente atraente. No campo da descrição do livro, cole o texto que você já criou a respeito do enredo e do livro e destaque as partes que você queira. Tenha certeza de que não há erros de digitação ou de português no texto, isso é muito importante. Digite os códigos normalmente, seguindo a orientação abaixo:


Por exemplo: citações você pode colocar em negrito e em itálico. Questões fundamentais da obra coloque em título. Já vi livros que saem por editoras grandes com uma sinopse tão horrível que até para ler fica difícil, pois é um bloco inteiro de texto, às vezes sem um parágrafo sequer. Você pode inserir listas numeradas, entre vários outros códigos nesta parte para deixá-la a mais apresentável possível.

Existem editores de código online para que você veja como o texto fica, como este aqui. O título em laranja é próprio da Amazon, mas o restante pode ser construído facilmente num editor qualquer pela web. Copie e cole sua sinopse quando pronto. Todos os meus ebooks autopublicados estão já otimizados dessa forma, dá uma olhada.

Seja direta e sucinta
Evite floreios e exaltações de sua pessoa. Lembre-se, é um produto. Faça um anúncio do seu produto, algo que seja direto, com palavras-chave da sua obra, algo que desperte o interesse da pessoa e a faça clicar no botão da compra. Quanto mais você enrolar e criar um cenário grandioso, mais rápido a pessoa pode acabar buscando outra coisa. Evite pessoalidades, nem implore para alguém ler seu livro.

Mantenha a sinopse entre dois a três parágrafos, frases curtas, linguagem ágil e direta. Gosto de colocar uma frase ou citação de abertura e depois desenrolo a sinopse abaixo. Coloque em negrito, usando os códigos acima, algumas palavras-chave, mas não exagere, a leitura tem que ser agradável e atraente.

Inclua citações e resenhas
Se o seu livro já foi resenhado por alguém, pince frases da resenha e transporte para a sinopse, identificando o blog ou a pessoa que o fez logo abaixo, obviamente. O mesmo vale para citações. Alguma frase interessante de um personagem ou uma passagem que você acredite que seja forte e que chamará a atenção? Destaque na sua sinopse. Coloque logo como frase de abertura uma citação de impacto. Esses são pontos fortes que farão com que as pessoas se interessem. Incremente essas passagens com os códigos em HTML que estão acima.

Gosto de colocar citações e resenhas em negrito e itálico e frases de impacto em formato de título. Você vai ver a diferença visual gritante que é.

Espero que essas dicas te ajudem e que você venda bastante!

Até mais!

Já que você chegou aqui...

Comentários

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)