Resenha: A Nuvem, de Neal Shusterman

Eu estava bem ansiosa para a continuação de O Ceifador, um livro com uma discussão muito legal sobre humanidade e mortalidade, mas não estava preparada para o final deste livro! Pohan, Neal, como posso esperar tranquilamente pelo terceiro livro depois do que você fez aqui??



Este livro foi uma cortesia da Ed. Seguinte


O livro
Primeiro mandamento: matarás. Como que você controla a curva de crescimento populacional em uma sociedade que é imortal? Complicado, não é mesmo? É por isso que surgiram os Ceifadores, uma corporação cujo propósito é manter o crescimento em níveis manejáveis, para impedir uma superpopulação que o planeta não pode aguentar. Mas a ordem dos Ceifadores foi duramente atingida com a morte de um dos seus mais influentes e mortais membros, que defendia que um ceifador deveria matar por prazer, o que vai contra todos os princípios da Ceifa. Um ceifador decente não deveria gostar do que faz.


Citra se tornou Ceifadora, mas Rowan se tornou um andarilho das sombras, ceifando por conta própria a vida daqueles ceifadores que vão contra os princípios da ordem. E ele se tornou uma ameaça séria para todos aqueles que adoram um banho de sangue. Se no primeiro livro nós tivemos um problema de desenvolvimento de alguns personagens, aqui Neal conseguiu arrumar boa parte dele. Especialmente a fala de profundidade da Nimbo-Cúmulo, a inteligência artificial que a todos governa, exceto a Ceifa, que lhe é invisível.

Um dos pontos que me desagradaram no primeiro livro foi a falta de mais informações justamente sobre a Nimbo-Cúmulo. Neste livro o autor ampliou consideravelmente sua participação e ela se torna uma personagem passiva, tendo que agir de maneira subjetiva para interferir no terrível cenário que ela vem testemunhando a respeito das atitudes de determinados ceifadores.

Se meu corpo é a Terra, não passo de um grão de pó na vastidão do espaço. Me pergunto como seria se minha consciência um dia abarcasse a distância entre as estrelas.

Página 79

Gostei muito de poder conhecer mais sobre a Nimbo-Cúmulo porque ela simplesmente mantém um olhar sobre a sociedade, calculando projeções e como ela pode dar a cada cidadão os meios para poder viver. Interessante notar que existe uma pequena porcentagem da população que só encontra um sentido na vida através da rebeldia. Então ela cria lugares específicos onde as pessoas podem ser rebeldes sem machucar alguém ou destruir o patrimônio. É uma lógica brilhante se você parar pra pensar.

Paralela às vidas de Citra e Rowan, vemos outros pontos de vista, como o ceifador Faraday que está em busca de um antigo segredo a respeito da Ceifa, Greyson, que acaba tendo na Nimbo-Cúmulo uma figura parental e os aprendizes do nojento do ceifador Goddard que ainda vão aprontar neste segundo volume. A forma como Neal intercala as visões e situações foi brilhante. Não há um momento em que você pense "nossa, que leitura arrastada", porque você não tem tempo de pensar enquanto a mente se ocupa com todas as maquinações das personagens.

Preserve essa sua consciência, Anastássia. Nunca a deixe perecer. É a posse mais valiosa de um ceifador.

Página 191

E claro, temos este final que me deixou descaralhada da cabeça. Como o primeiro livro é bastante introdutor em uma série de conceitos deste mundo imortal, o segundo volume é mais ágil e a Nimbo-Cúmulo acaba sendo uma protagonista bem mais atuante do que antes, nos dando uma visão bem ampla de sua atividade e sua psicologia. Sim, ela é bem empática com a humanidade e há várias passagens de como ela está preocupada com o nosso futuro.

Este livro está bem diagramado, mas tem alguns problemas sofríveis de revisão, cacofonias horríveis e erros de tradução aqui e ali. Acabei rabiscando algumas páginas para os meus olhos não sangrarem. Não chega a atrapalhar a leitura em si, mas incomoda pelo amadorismo de deixar isso passar em um livro que tem dois revisores. Além disso, este volume ficou maior em altura ao livro anterior e aos que se incomodam com isso vai ficar horrível na estante.


Ficção e realidade
O livro tem uma lógica inquietante: em uma sociedade imortal, como que você impede a explosão populacional? E quem você escolheria para ser o carrasco da humanidade? Você seria uma boa ceifadora? Teria coragem de escolher alguém aleatoriamente e matar no meio da rua? Aliás, por que alguém gostaria de ser imortal? Nossa sociedade se baseia no fato de que a vida um dia terá um fim. É por isso que escrevemos livros, compomos músicas, construímos famílias e laços de amizade, porque a vida é curta e devemos aproveitá-la ao máximo. Se você vai viver para sempre, não precisa ter pressa. Como ficaria a sociedade dessa forma? Complicado, não é?

Para uma sociedade imortal, todo o nosso sentido de existência, trabalho, relacionamentos, teriam que passar uma severa mudança. Se nossa longevidade dobrasse dos 70 anos em média para 140 já teríamos que mudar uma série de leis, de códigos de conduta, de moralismos e pensamentos, já que os 70 seriam a nova "meia idade". Estamos prontas para este tipo de mudança?

Neal Shusterman

Neal Shusterman é um escritor norte-americano de ficção para jovens adultos.


Pontos positivos
Nimbo-Cúmulo
Ceifadora Anastássia
Dilemas éticos e morais
Pontos negativos

Alguns personagens rasos
Maior que o primeiro

Título: A Nuvem
Título original em inglês: Thunderhead
Saga Scythe
1. O Ceifador
2. A Nuvem
3. O Timbre
Autor: Neal Shusterman
Tradutor: Guilherme Miranda
Editora: Seguinte
Páginas: 495
Ano de lançamento: 2018
Onde comprar: Amazon


Avaliação do MS?
Enquanto lia, eu pensava que jamais daria uma boa ceifadora. Jamais teria a frieza necessária do ceifador Faraday ou da ceifadora Anastássia para matar uma pessoa e depois contatar a família. Este, porém, é um requisito para os aprendizes, não gostar do que faz, ou você corre o risco de ser um assassino frio, com gosto pela morte. A linha, no entanto, é muito fina para alguns dos ceifadores que gostam de umo banho de sangue. Com um final bombástico, o livro vai te fazer pensar sobre a moralidade da morte, querendo ou não. Quatro aliens para o livro e uma forte recomendação para você ler também.


Até mais! 💀


Já que você chegou aqui...

Comentários

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)