Como eu me organizo com o blog

Blogar não é uma atividade fácil. Ao longo de quase 8 anos de blog, vi vários bons portais sucumbirem pela falta de motivação ou pela cultura de ódio que se instaurou no meio. Algumas pessoas simplesmente sentiram que era hora de partir para outros mares e deixaram os blogs em outras mãos e eles mudaram radicalmente. Seja como for, blogar, como qualquer outra atividade, requer tempo e dedicação. Hoje decidi falar um pouco do meu processo de organização, que vive em constante adaptação e mudança.




Já me perguntaram onde eu consigo tempo, onde consigo tanta informação, onde consigo paciência para blogar e postar com tanta regularidade, como que consigo ler tanto para postar tanta resenha. Pra falar a verdade, às vezes nem eu sei! Eu escrevo e leio muito rápido e como no momento eu tenho tempo, acabo fazendo de tudo um pouco. Tento manter uma regularidade de postagens - que hoje se resume a segunda, quarta, sexta e domingo - para deixar as leitoras e leitores acostumados com o ritmo.

Mas como eu faço isso? E o principal, por que? Um blog sobrevive de visitas e de leitores. Eu não estou escrevendo aqui à toa, escrevo porque quero, porque preciso, porque tenho o que falar e porque gosto. Sei que o público do Saga é pequeno comparado a outros portais, mas fiel e muito querido, e isso me motiva a sempre escrever mais e buscar assunto. Também sei que tem pouca gente trabalhando no nicho que escolhi escrever e portanto isso me motiva ainda mais.

Tendo ideias
Antes de escrever, a ideia tem que vir de algum lugar, certo? A internet está cheia de assunto, mas é preciso saber como transformar esse assunto em um texto interessante. Antes, eu buscava ideias nos feeds que assinava, hoje por sua vez eu uso as redes sociais para ler e buscar ideias. Evito seguir muita informação para não perder o foco e guardo no Evernote as informações que podem vir a ser úteis. Escritoras e escritores, editoras e cientistas também são uma grande fonte de informação. Além desses portais óbvios, eu acabo me inspirando muito em filmes, séries de TV e livros que leio para trazer determinados assuntos.

Outro lugar para ter acesso à informação é com os Alertas do Google, ferramenta muito importante para quem quer receber informações sobre algum tema específico que esteja rolando pela internet. Você cria um alerta e sempre que tiver algo novo, um email cai na sua caixa de entrada com o link ou lings a respeito. Infelizmente vem muita porcaria também, porque o filtro dele é pela palavra que você colocar.

Tendo rotina
Agora que você já tem a ideia, precisa de rotina. Já vi isso acontecer várias vezes, as pessoas postergarem a postagem infinitamente e depois largam os blogs de lado. Você precisa montar a rotina de sentar e escrever. É a isso que me refiro. Não é nem a dia exato para escrever. Mas se surgiu o momento, aproveite. Pode ser que demore para o momento voltar.

Há dias que eu nem quero ver o notebook na frente, então fico de olho pelo celular se entram comentários ou mensagens urgentes. Mas se surgir um momento para você produzir, produza. Não postergue.

Tendo um momento só seu
Se a gente não tomar cuidado, pode acabar submergindo na internet sem fazer nada de realmente útil. Já perdi a conta de quantas vezes fiquei até à madrugada lendo blogs e páginas da Wikipédia sem ter nenhum objetivo. E não é que seja ruim, mas se isso se repete muito você perde horas de sono, de descanso, de ócio e de produtividade que são importantes.

Tenha um momento para se desconectar, quando você pode pegar um livro, ou quem sabe ir para a cozinha fazer alguma comidinha gostosa. Saia com os amigos, liguei para alguém com quem você não fala há muito tempo. Tente ficar fora da rede e afastada do celular. Especialmente ao se encontrar com amigos, a menos que esteja esperando mensagens urgentes, silencie o aparelho e dedique o tempo à pessoa ou pessoas que estão com você.

E é assim que eu tenho me organizado ultimamente. E você, tem rotina para cuidar de seu blog?

Até mais!

Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Eu admiro muito a sua rotina, Sybylla! Já faz algum tempo que eu te acompanho e você nunquinha deixou seu blog de lado. Eu passeio pela blogosfera desde 2004, quando ainda era um feto, e me frusta não conseguir manter meu blog. Em 2013, até consegui ter certa regularidade, mas no ano seguinte tudo desandou. Vivo querendo voltar, espero que dê certo :~
    Um beijo e viva o Saga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kami, obrigada! ❤️

      Não fique frustrada por isso. A vida já é complicada demais sem se preocupar com o que te frustra. Essa é uma atividade que tem que ser feita por prazer. Se te causa problema, melhor não se incomodar com isso.

      Bejas!

      Excluir
  2. Gostei do seu texto. Eu criei um bookstagram para despejar minha frustração com alguns livros e menos de 6 meses depois já perdi o ritmo. E pior que a conta me faz bem. Mas preciso me organizar melhor para postar regularmente.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do seu texto! Eu sei bem como é complicado criar conteúdo com periodicidade.
    Parabéns pelo ótimo trabalho capitã!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)