TAG: Meus hábitos de escrita

Fui marcada pela Dana, do Conversa Cult na tag de escrita da Pam Gonçalves, baseada na tag da Kristen Martin. A intenção é conhecer como outras escritoras e escritores trabalham, o que usam, como se envolvem com o processo da escrita, se têm lugar próprio. Vem conhecer um pouco do meu processo!

TAG: Meus hábitos de escrita

Onde eu escrevo?
Na minha mesa, em geral. Mas se é um texto para o blog, uma resenha, pode ser no sofá da sala ou até na minha cama mesmo. Quando é ficção eu prefiro minha mesa onde tem tudo o que eu preciso. Não gosto muito de usar o celular para escrever, eu digito muito rápido e se a gente faz isso no celular sai coisas absurdas do corretor.

Como você se isola do resto do mundo enquanto está escrevendo?
Gosto de colocar fones de ouvido e ficar ouvindo música. Isso já diz, normalmente, que eu estou ocupada e não é pra me interromper. Porém, durante o dia é muita agitação, às vezes prefiro escrever madrugada a dentro onde não tem telefone, campainha, gato pedindo comida e coisas do tipo. Se estiver chovendo, melhor ainda.

Como você revisa o que escreveu no dia anterior?
Eu tinha o péssimo hábito de voltar tudo e ler do início porque morria de medo de esquecer alguma coisa. Resultado? Não escrevia mais NA-DA. Então hoje eu não reviso. Apenas leio a última frase ou parágrafo para saber o que estava acontecendo e continuo dali. A menos que eu tenha mudado alguma coisa de última hora, eu volto no texto e faço as alterações. Caso o contrário, continuo de onde estava pra não perder tempo. Revisão vem depois.

Qual a sua primeira escolha de música quando não está se sentindo inspirada?
Gosto de música eletrônica. É minha primeira escolha. E se for só instrumental, melhor ainda. A trilha sonora de TRON O Legado funciona super bem. Coloco o fone de ouvido e me isolo do mundo. Barulhos externos me incomodam demais, então às vezes até o matraquear do teclado já é suficiente para me desconcentrar. A música alta e o fone de ouvido ajudam a focar.

O que você sempre faz quando está lutando contra o bloqueio de escrita?
Vou cozinhar, vou ver minhas séries favoritas, assisto a um filme que gosto muito, pego um livro de autora\autor\assunto que eu goste muito, procuro temas de posts para o blog. Estou sempre pesquisando alguma coisa.

Quais ferramentas você usa enquanto escreve?
Se é para o blog, eu tenho meu planner mensal sempre à mão, onde planejo onde que vai cada publicação. Para a ficção, eu tenho um caderno onde anoto os passos que estou seguindo, nomes, locais, naves, planetas, etc.. Para tarefas longas, em que eu precise de paradas de tempos em tempos, eu tenho o Tide, um app que funciona com a Técnica Pomodoro, mas traz sons relaxantes junto, ruído de fundo, que também me ajuda a concentrar se for necessário.

Qual a única coisa que você não pode viver sem durante a sessão de escrita?
Meu notebook, lápis, caneta, caderno, post-its e uma garrafa d'água.

Como você se abastece/se alimenta durante uma sessão de escrita?
Não como enquanto estou escrevendo. No máximo tomo água - sempre tem uma garrafinha ou duas sobre a mesa, ou então tomo café, leite com chocolate, chá. Mas comer realmente me atrapalha. Não gosto de escrever com as mãos sujas, então eu teria que levantar, lavar as mãos, voltar e começar tudo de novo se estiver comendo. Prefiro para o que estou fazendo, como alguma coisa e volto.

Como você sabe quando terminou de escrever?
Às vezes eu não sei! Mas o principal sentimento é quanto a jornada daquele personagem chega a um propósito. Não necessariamente a um fim, mas quando seu arco, seu ciclo se completou naquele momento. Aí eu sei que é hora de parar. Nem sempre funciona, claro, tem momentos em que eu espremo tudo o que o personagem pode fazer. Depois quando vou revisar, acabo percebendo que tem coisa demais e corto. Pode ser útil em um conto futuro.

Até mais!

Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Ai, quando li que me marcou fiquei tão feliz por ter lembrado de mim. Uma honra ser marcada nessa tag por você, Capitã <3 Obrigada!
    Logo responderei, pode deixar ;)

    Gostei de saber mais sobre seus hábitos ao escrever, porque a gente fica curioso em ver o processo de escrita das pessoas que acompanhamos/admiramos. ^^

    Beijins!

    ResponderExcluir
  2. Oi, para escrever no notebook, você utiliza o Word ou algum outro programa? Comecei a escrever seriamente a pouco tempo, e tenho utilizado o Google drive, pois posso acessar quase em qualquer lugar com internet, principalmente no trabalho. Parabéns pelo site, o conteúdo é muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso o Word, apesar de fazer backup sempre na nuvem. Mas já usei o Scrivener, que é um dos melhores programas para escritores atualmente. Mas tem que desembolsar 40 dólares pra comprar uma licença e não é todo mundo que tem.

      O meu Word já está todo formatado para o meu estilo, com meus dicionários e manias de escrita já corrigidas, então funciona bem pra mim.

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. Eu vi no canal da Pam essa TAG também é super adorei ela, tanto que vou responder no meu blog ela também.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)