10 coisas que você não sabia sobre Jurassic Park

Um dos grandes clássicos de aventura e ficção científica, Jurassic Park é um daqueles filmes facilmente reconhecíveis e do qual todo mundo sabe o enredo: um parque de diversões com dinossauros de verdade, revividos através da ciência. Com um orçamento de 63 milhões de dólares, o longa de Spielberg faturou impressionantes 1 bilhão de dólares pelo mundo a fora.

10 coisas que você não sabia sobre Jurassic Park



Com um elenco de peso, tema envolvente e efeitos especiais avançados para a época, o filme foi responsável por levar muitos jovens para as áreas de paleontologia, geologia e biologia. Apesar da ótima ideia de Crichton com a extração de sangue de mosquito preservado no âmbar, é impossível fazer o mesmo na vida real. Chato, eu sei.


10. Plantão Médico
Enquanto Steven Spielberg trabalhava com Michael Crichton no roteiro do que viria a se tornar a aclamada série de televisão ER - Plantão Médico, ele lhe perguntou se tinha planos para seu próximo livro. Foi então que Crichton lhe contou sobre Jurassic Park e Spielberg imediatamente convenceu a Universal Pictures para comprar os direitos do filme em maio de 1990, antes mesmo do lançamento do livro.


9. Richard Attenborough
Spielberg tentou por anos trazer o ator Richard Attenborough para trabalhar em algum de seus filmes. Jurassic Park já era a terceira produção que ele tentava fazer o ator, aposentado havia 14 anos, aceitar. Attenborough é John Hammond, o idealizador do parque.


8. Testes
Várias atrizes e atores fizeram testes para os principais papéis no filme. Jim Carrey tentou o papel de Ian Malcolm, e dizem que Spielberg adorou o trabalho do ator, mas preferiu Jeff Goldblum no lugar. Para o papel da Dra. Ellie Sattler, Gwyneth Paltrow e Helen Hunt foram testadas. Harrison Ford recusou o papel do Dr. Grant, que foi para Sam Neill.


7. A Lista de Schindler
A pós-produção de Jurassic Park foi tão trabalhosa e tomou tanto tempo, que George Lucas assumiu o trabalho do grande amigo, enquanto Steven Spielberg voava para a Europa para filmar A Lista de Schindler, o que desgastou Spielberg profundamente.


6. Furacão Iniki
Enquanto a equipe gravava no Havaí, em 1992, um dos mais poderosos furacões a atingir o arquipélago, Furacão Iniki, chegou na ilha de Kauai, assustando a equipe, atores e paralisando as filmagens. Mas Attenborough nem se abalou, dormindo a maior parte do tempo. O ator disse que passou por situações muito piores durante os ataques a Londres na Segunda Guerra Mundial.


5. Plexiglass
Na cena em que os netos de Hammond, Lex e Tim, estão gritando apavorados com o ataque do T. rex, a cobertura de plexiglass do carro se solta. Os gritos, porém, são genuínos, pois não era para o focinho do dino quebrar a estrutura.


4. Tiranossauro rex
O T. rex pesava quase 6 toneladas e tinha uma força tão grande que era preciso alertar a equipe quando ele estava chegando no set pois era o mesmo que andar ao lado de um ônibus em alta velocidade. Para compor seu rugido, a equipe de efeitos especiais usou os rugidos de um tigre, crocodilos e ruídos de elefantes.


3. Criatividade
Devido aos custos, Spielberg não podia ter todos os dinossauros em tamanho natural. Assim, a maioria dos animais vistos estavam pela metade, tendo o resto preenchido com efeitos especiais, como o Braquiossauro. O T. rex, por sua vez, era em tamanho natural. A equipe de efeitos especiais incluía ganhadores de Oscar por filmes como Indiana Jones, Star Wars e De Volta Para o Futuro.


2. O copo d'água
A água vibrando dentro do copo no console do carro foi o efeito especial mais difícil de fazer. Spielberg notou os vidros de seu carro vibrando enquanto ouvia música e pediu que Michael Lantieri, especialista em efeitos, replicasse o efeito com o copo d'água. Mas eles não conseguiram, depois de tentarem de várias maneiras. Na noite anterior às filmagens, Latieri colocou um copo com água na parte de trás de sua guitarra e enfim a água balançou. Assim, embaixo do console do carro, existiam cordas de guitarra que foram vibradas na hora da filmagem.


1. Velociraptor
O famoso Velociraptor de Spielberg, na verdade, se parece mais com o Deinonico. O Velociraptor é uma criatura de no máximo 25Kg, com plumas e penas, enquanto o Deinonico se parece mais com a criatura vista no filme. Crichton usou Predatory Dinosaurs of the World enquanto pesquisava para seu livro, onde o autor colocava os dois dinossauros como subespécies. Mas, recentemente, uma nova criatura, ainda maior que o Deinonico, o Utahraptor, foi descoberto e ele se parece muito mais com a criatura de Spielberg do que o Velociraptor.



Até mais! 🦖


Já que você chegou aqui...

Comentários

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)