5 maneiras de apoiar os escritores independentes

Autores independentes batalham todos os dias para que seus contos, livros e ebooks sejam lidos. Muitos desembolsam uma grana para poder investir no que escrevem, mas ainda é um caminho longo e, por muitas vezes, solitário. Como independente é você que acaba sendo escritora, capista, marketeira, diagramadora, agente, contadora, responsável pela logística e divulgação. Sabemos que existem autoras e autores que precisaram dar a cara a tapa e investir e correr sozinhos - como André Vianco - para conseguirem público. Mas você pode ajudar? Pode sim!




Deixo essas dicas não apenas para apoiar escritores independentes, como também aqueles que foram publicados por editoras menores, que têm pouca expressão nas livrarias e em sites de venda de livros. É com esses autores que muitas vezes encontramos os livros que queremos ler, sem estereótipos e com forte protagonismo. ♡


5. Vá em eventos literários
Blogs e sites literários promovem eventos em bibliotecas ou livrarias, e muitas vezes os escritores e/ou blogueiros são chamados para participar das discussões, geralmente de graça. Se você quer apoiar essa literatura marginalizada, compareça aos eventos, converse com os autores, conheça seus livros. As ideias precisam correr livres. Bienal do livro às vezes pode ser muito cara, mas os eventos de bibliotecas e lojas são gratuitos.


4. Influencie
Use sua rede social para falar de eventos e autores que você curta. Não guarde a informação só para você. Ao falar de um livro ou autor, você está ajudando tanto o leitor que pode estar justamente atrás daquele livro, como também o autor, que naquele exato momento pode estar pensando em desistir de sua paixão. Compartilhe links nas suas redes, não apenas favorite, é preciso passar a informação adiante. Se você acredita em algo ou alguém, fale e espalhe esse sentimento.


3. Apoie projetos
Muitas vezes, para se manter escrevendo, autores mantém formas de financiamento para que você pague para ele escrever. Seja uma doação no PagSeguro, PayPal, seja através de financiamentos coletivos tipo Catarse, Padrim, Apoia-se, é possível apoiar estes autores, ilustradores, roteiristas, para que possam continuar trabalhando em suas paixões. Mesmo que seja um valor baixo, já é um incentivo extra para alguém.


2. Mantenha contato com os autores
A escrita não é uma ciência exata. Se você leu algo que não curtiu, seja bem educado e converse com o autor. Às vezes foi algo que passou despercebido. Se você gostou de algo, mantenha contato pelo mesmo motivo. Ao receber esse feedback, sabemos o que nossos leitores curtem, onde estamos acertando e onde estamos errando. Só assim é possível consertar o que ficou mal feito. Leia seus blogs, seus contos em revistas, como a Trasgo.


1. Compre nossos ebooks e livros
E talvez não tenha dica mais direta! Muitos de nós mantém livros em plataformas como a Amazon e os preços são costumeiramente bem pequenos. Evite buscar livros piratas, ainda mais se o ebook do autor custa 2 reais. Escrever é um trabalho, requer dedicação, requer pesquisa e há contas para pagar para nos manter escrevendo. Se você apoia o trabalho do autor, ele pode se manter escrevendo, não é legal?


Distribua amor e bons trabalhos pela rede!

Até mais!


Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. E aí que eu li aquela parte de "se você leu algo que não curtiu" e lembrei daquela pessoa que escreveu um texto na Folha (foi folha mesmo?) só pra rebater uma crítica de leitor, huhahahahahahah

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)