Você faz a diferença!




Quem produz conteúdo na internet tem seus dias bons e ruins. Nos dias bons você recebe comentários educados, seus links são compartilhados nas redes sociais, porém quando são dias ruins, você é alvo de ofensas e ódio gratuito. Gratuito mesmo. Gente que não leu/ouviu/assistiu determinado conteúdo e já dispara comentários ofensivos. Normalmente, isso apenas me diz que aquela pessoa que está destilando um ódio gratuito recheado de ofensas por falta do que fazer ou porque acha que o véu de anonimato que a rede oferece não vai prejudicar ninguém. Prejudica sim e muito.

Tenho visto cada vez mais blogueiras e blogueiros, podcasters e vlogueiros cansados e, muitas vezes, desmotivados para continuar seus trabalhos. É tempo, dinheiro, recursos gastos para criar os conteúdos que as pessoas leem, ouvem e assistem, baixam e usam. Somente o Saga tem seis anos. Já li de tudo na caixa de comentários apenas porque ousei em dar minha opinião. Blogueiros que oferecem conteúdo gratuito são tratados como empregados e mesmo quando pedem apenas um compartilhamento na rede social, tem gente reclamando de ter que divulgar. Por que não divulgar o trabalho de alguém que você está usando? O que um compartilhamento na sua rede social vai te prejudicar?

Produzir os conteúdos que você consome leva tempo. Pense no vídeo sobre um determinado livro que você assistiu em canal literário. Ele levou tempo para ser feito. Alguém fez um pequeno roteiro com as falas, parou e ajeitou a câmera, ajeitou as luzes. Depois de gravar, teve que editar, colocar abertura, trilha sonora. Isso dá trabalho. Escrever um post requer pesquisa, tempo, paciência, editar imagem. Gravar um podcast exige que todos os participantes estejam juntos no mesmo horário, que a internet não caia, que o Skype funcione, que se siga a pauta...

Blogueiros que oferecem wallpapers, planilhas, blog planners gratuitos também trabalharam para produzir aqueles conteúdos. Sigo vários blogs com conteúdo gratuito de organização e vejo o esmero que os produtos oferecidos gratuitamente têm. O que custa ser educada na hora de comentar, compartilhar um bom trabalho?

Mas o que fazer? É possível mudar o cenário? Sim, é sim. Você faz a diferença na hora de valorizar os produtores de conteúdo. Se você segue blogs, podcasts, canais no Youtube, faça esse produtor de conteúdo saber disso. Está nas suas mãos impedir que o ódio se dissemine.

  • deixe comentários educados, mesmo se for para criticar algo ou não concordar com uma determinada opinião
  • gostou do conteúdo, deixe um comentário, faça o produtor de conteúdo saber
  • leia os textos, ouça os programas completos, dê joinha nos vídeos
  • compartilhe nas redes sociais os conteúdos que você gosta
  • se for baixar algo que exija compartilhamento, compartilhe, faça as outras pessoas saberem disso
  • se o produtor de conteúdo tiver projetos no Catarse, no Kickante, Patreon ou Padrim, ou botões de doação de PagSeguro e PayPal considere financiar estes trabalhos ou fazer uma doação
  • se não puder financiar, compartilhe nas redes sociais, é de graça
  • entre nas páginas dos blogs e portais, conheça quem bloga, grava vídeos ou podcasts
  • se o produtor de conteúdo também tem livros, considere comprá-los ou baixá-los para ler

Não deixe a internet e a blogosfera afundarem no ódio. Se não gosta mais dos conteúdos de um determinado portal, blog, canal, deixe de seguir, simples assim, não destile ódio que não fará bem a ninguém. Você pode ajudar a combater as ofensas gratuitas que os produtores de conteúdo recebem. Tem muita gente fazendo trabalhos ótimos, mas que estão cansadas da ignorância dos usuários e desistindo de fazer o que gostam. Você pode mudar isso, você é um agente da mudança! Mas é preciso agir.

Até mais!

Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Regrinhas básicas de etiqueta na internet! <3
    Espero que não desanime, porque seu blog é uma referência e tanto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu quero que você continue com seus ensaios! Você viu que eles importam e como as pessoas gostam dele, não viu? Seu trabalho importa, não pare! 💟

      Excluir
  2. Obrigada pelas palavras, Sybylla. Dá sim muita vontade de desistir (e olha que o meu site nem tem tanto tempo e já tive que lidar com mais comentários de ódio que elogios) então é sempre bacana quando alguém nos lembra que aquilo vale a pena sim. E muito obrigada pelo seu esforço contínuo com o Saga. Teu site é uma referência pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas pessoas que destilam ódio querem justamente que a gente jogue a toalha. Por isso que quem produz conteúdos na internet deve apoiar uns aos outros. Não pare! 💟

      Excluir
  3. Às vezes bate realmente aquela bad por falta de reconhecimento, por ver a desvalorização que as pessoas vem tendo com um conteudo que leva tanto esforço e dedicação. Pelo menos temos uns aos outros para nos apoiar :)

    Blog Insaturada
    Facebook
    Instagram do blog
    Instagram Pessoal

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)