Meus 10 filmes preferidos de ficção científica

segunda-feira, julho 13, 2015

Depois que eu publiquei a lista com meus dez livros prediletos de ficção científica (ao menos neste momento) algumas pessoas perguntaram sobre meus outros preferidos como filmes, séries, livros de não-ficção. Aí pensei, bem por que não, neam? Eu ainda não tinha parado para pensar em quais eram os meus queridinhos e vou te contar, foi difícil compor a lista do jeito que está!





Nem todos esses filmes foram agraciados com prêmios da academia, mas foram agraciados com o meu coração. Esta lista é dos meus preferidos neste momento, ela vai mudar em algum ponto do futuro. E não preciso explicar que por serem os meus preferidos, não adianta vir me xingar nos comentários por não ter O SEU filme preferido por aqui, né?


10. O Milagre Veio do Espaço (1987)
Sabe aquele filme da Sessão da Tarde que você não pode deixar de assistir pela trozelhentésima vez? Então, é esse. Ele é simplesmente muito fofo com todas aquelas mininavezinhas espaciais inteligentes que precisam recarregar as pilhas e ainda fabricam bebezinhos fofos de latinha. E tudo isso ajudando os condôminos que estão sendo pressionados a deixar o prédio onde moram pela pressão do capitalismo. Não é fofo?


9. Distrito 9 (2009)
Uma das melhores análises de racismo e segregação racial feita pela ficção científica está neste filme. Não há como não fazer paralelos da situação dos alienígenas encalhados na Terra e escorraçados pela humanidade com outros grupos historicamente desfavorecidos. Se alguém assiste a um filme desses e não percebe as tremendas implicações de sua crítica, está precisando rever seus conceitos seriamente.


8. O Predador (1987)
É deste filme que temos umas frases mais sensacionais da ficção científica: NOSSA, COMO VOCÊ É FEIO! O Predador foi o primeiro filme que vi onde o alienígena não era aquela coisa fofinha e boazinha de E.T. O Extraterrestre. E foi uma baita impacto sair de um e ir para o outro em pouco tempo, pois o Predador é tudo o que o E.T. não é.


7. Matrix (1999)
A saga de Neo pode ter fervido o Kisuco nos outros dois filmes, mas Matrix é um dos grandes clássicos da ficção científica, tendo profundas implicações filosóficas e tecnológicas. O hacker solitário que sabe que tem algo muito errado em seu mundo e então... ele descobre que tem mesmo. Que cabeça ficaria no lugar?


6. A Outra Terra (2011)
Chorei muito com esse filme. Ele é uma ficção científica que se passa na Terra e com a possibilidade de haver um planeta gêmeo ao nosso, mas é órbita oposta. Ele trata mais das profundas questões pessoais provocadas pela existência desse planeta e em como as pessoas vivem em realidades e mundos paralelos. O que aconteceria se elas se encontrassem?


5. Gravidade (2013)
Não recomendo este filme apenas para quem tenha labirintite, pois de resto ele é fantástico, até nas intensas e rodopiantes cenas de ação. Acredito que seja também um dos novos clássicos, pois é uma estória carregada de tensão e emoção da parte da protagonista que precisa lutar para sobreviver num dos mais hostis ambientes para o ser humano.


4. Cargo (2009)
Uma pena que as pessoas conheçam pouco este filme, pois ele é muito bom. Num futuro nem tão distante a Terra se tornou um lugar tóxico e as pessoas vivem em uma estação espacial na órbita do planeta. O sonho de muitas pessoas é ir para Rhea, onde tudo é muito bom e maravilhoso. Mas a nave Kassandra possui uma carga estranha demais. O filme é alemão, mas tem cópias dubladas e legendadas.


3. Blade Runner (1982)
Não há como não ser fã de Blade Runner. Até aqueles que não o assistem com frequência concordam que seu visual e sua importância para a ficção científica e para o cinema é imensa. Acho que mais nada foi feito neste segmento de BR que se compare a ele. Não sei o que vai ser desse novo filme que vem por aí, mas acho que pouca coisa pode superá-lo tão cedo.


2. Interestelar (2014)
Interstellar
Eu assisto este filme 500 vezes, choro as 500 vezes. Assisti Interestelar no cinema e aquela sensação de estar diante de algo épico não saiu de mim até agora. Acho que poucos filmes conseguiram o grau de profundidade dada por Nolan neste longa. E que os haters se afundem no veneno, mas eu o comparo a 2001, do Kubrick.


1. Alien, O Oitavo Passageiro (1979)
Minha heroína favorita de todos os tempos é Ellen Ripley, nunca escondi de ninguém que ela é diva para mim, assim como para muitas pessoas. Os dois primeiros filmes são muito queridos para mim, o terceiro é ok e o último é absolutamente pavoroso. Ripley quebrou muitos estereótipos femininos ao ser aquela que não tem um romance, não morre, sobrevive enquanto todo mundo morre e ainda salva o gato. Nada muito diferente da nossa rotina, né meninas?

Até mais!

Sybylla

Fã do futuro e da ficção científica. Geógrafa, professora, blogueira, escritora de FC. Capitã da Frota Estelar. Esperando para voltar para o meu planeta. Leia mais.





Leia esses também...

2 comentários

  1. Ótima lista. Só colocaria aí Exterminador do Futuro 2 (ainda não vi um filme de ação melhor na minha vida) e meus divos Clockwork Orange e 2001. Blade Runner eu assisto exaustivamente, várias vezes por ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode montar a sua lista pessoal e comentar aqui, não tem problema. =)

      Excluir

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.
O mesmo vale para comentários:
- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.
A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Viajantes

Curta no Facebook

❤️


"A ficção científica é um substituto para todos os lugares que eu nunca vou alcançar nessa vida."

James W. Harris