10 mães da ficção científica

Ahhh, as mamães! Deste universo ou de outro, do futuro ou do presente, dos livros ou dos cinemas, da TV ou da nossa casa, nossas mães são nossa pedra fundamental, aquela que sempre nos lembra de levar um casaco e que nos estende a mão em todas as horas. O Saga não podia deixar de homenagear algumas das mães mais incríveis da ficção científica e assim homenagear a todas as mães guerreiras que, diariamente, fazem do mundo um lugar melhor e mais seguro.

A proposta da lista não é listar todas as mães da ficção científica neste universo conhecido, mas sim homenagear algumas mulheres marcantes em suas franquias, que também sejam mães. Tentei pegar exemplos variados, de vários lugares, portanto muitos nomes ainda faltarão e isso não é de propósito. Vamos lá!

Anna (V)
Anna (V)
Anna chegou a ser considerada uma das vilãs mais sinistras da ficção científica desde Darth Vader. A líder da raça alienígena conhecida como Visitantes, Anna parece encantadora, pacífica, amistosa, alguém em quem se poder confiar. Na verdade, Anna é terrível, manipuladora, alguém que comanda os visitantes com punho de ferro e manipula os seres humanos como quer. Ela e sua filha, Lisa, não têm uma relação muito boa, já que Lisa considera os seres humanos como muito mais que comida.

Frigga (Thor)
Frigga
Frigga é esposa de Odin, mãe de Thor e rainha de Asgard. E ela não é apenas uma esposa dedicada, uma mãe amorosa e cuidadosa com seus filhos Thor e Loki, ela também aconselha Odin em assuntos de guerra e pega em armas, se necessário, para proteger aqueles que ama. Assim como todos os asgardianos, ela tem poderes super humanos, como força aumentada, reflexos rápidos e longevidade. Essas características foram super importantes na batalha dela contra um Gigante de Gelo para defender Odin e desarmou Malekith. Que mulher!

Hipólita (Mulher Maravilha)
Hipólita
A grande rainha de Themyscira queria muito ter uma filha. Ela então criou uma escultura de barro na forma de uma criança. Zeus trouxe a figura à vida, que recebeu o nome de Diana, em honra à cultura guerreira amazona. Hipólita tentou de tudo para proteger sua filha do mundo humano e tentou escondê-la de Ares, mas por fim acabou concordando em treiná-la para que se tornasse uma guerreira.

Maureen Robinson (Perdidos no Espaço)
Maureen Robinson
Mulher, esposa, mãe, astrofísica e com doutorado em engenharia, Maureen é a chefe da missão da Júpiter 2 e a mente pensante em todos os problemas científicos e familiares que terá que passar dali em diante. Maureen é forte e extremamente inteligente, confiando na ciência para resolver problemas, ainda que não consiga resolver todos com ela, como seu relacionamento com o marido.

Teyla Emmagan (Stargate Atlantis)
Teyla Emmagan
Ainda que Teyla caía um pouco no estereótipo da gestação mística, que é uma maldição na ficção científica, a parte da maternidade e o fato de Teyla querer continuar como membro da equipe do major Sheppard, suas preocupações quando ela visita um universo paralelo e encontra sua versão morta, tudo isso são questionamentos válidos, que as mães sempre se fazem. Se estão fazendo o certo, no que estão errando e a série conseguiu mostrar que uma mulher grávida ou mãe pode muito bem contribuir para a missão.

Sarah Connor (O Exterminador do Futuro)
Sarah Connor
Não é todo dia que você descobre ser a mãe do líder da resistência e que um robô assassino está na sua cola. Sarah Connor era uma pacata garçonete em Los Angeles até que descobre que sua vida está por um fio por causa de um robô enviado do futuro. Felizmente, Kyle Reese também foi enviado do futuro pelo próprio filho para proteger Sarah ou então a raça humana estava fadada a ser completamente exterminada. A partir daí Sarah passa a ser a principal mentora de John Connor para torná-lo o grande líder que ele precisará ser.

Dana Scully (Arquivo X)
Dana Scully
Scully é uma das personagens mais incríveis da ficção científica, que fugiu de muitos padrões femininos para personagens na televisão. Médica de formação, abandonou a carreira para se juntar ao FBI, em Arquivo X. Colocada ao lado do agente Mulder para desacreditar seu trabalho, no fim torna-se sua principal aliada. Tornada estéril após uma abdução, Scully percebe, com tristeza, que nunca poderá ser mãe. Mas uma gravidez tida como milagrosa a faz ser uma das mães mais sensacionais da FC.

Ellen Ripley (Aliens, O Resgate)
Quando o filme foi lançado, em 1986, a cena de Ripley tendo informações sobre sua filha, Amanda Ripley, foi cortada da cópia para os cinemas. A cena e todos os extras cortados voltaram para a versão em DVD. É assim que descobrimos sobre Amanda (que se tornou personagem principal do jogo Alien Isolation) e que ela morreu sem reencontrar a mãe, perdida depois da destruição da Nostromo. Isso também explica a super proteção Ellen com Newt, a órfã da colônia LV-426, dizimada pelos aliens.

Lady Jessica Atreides (Duna)
Lady Jessica Atreides
Ela pode não ser a melhor mãe de todos os tempos, mas seu filho acaba sendo o Kwisatz Haderach. Com grande influência dentro do universo da saga Duna, Jessica contrariou os desejos da ordem das Bene Gesserit ao gerar um menino com lorde Atreides. Ainda que seu nome seja usado posteriormente como um mau exemplo, Jessica sem dúvida deixou sua marca no universo.

Lwaxana Troi (Star Trek)
Lwaxana Troi
Poucas mães são tão exuberantes e maravilhosas quanto Lwaxana! Tendo criado sua filha, Deanna, praticamente sozinha, Lwaxana é embaixadora de Betazed na Federação, flerta abertamente com seus paqueras e sempre lembra às pessoas de sua autoridade quando é subestimada pelos outros. Super protetora com sua filha, Lwaxana foi casada várias vezes, sempre reiterando o desejo de casar da maneira tradicional de Betazed: todos nus. Uma das frases que sempre me vêm à cabeça é quando ela diz a Odo, em Deep Space 9, que se tem uma coisa que ela nunca quis ser, era ser comum. Além disso, temos uma mulher de meia idade, diplomata, extravagante e que adora namorar. Uma maravilha de mulher!

Já declarou seu amor para sua mãe hoje? E em todos os outros dias do ano? Se sua mãe ascendeu para um nível superior de vida e consciência, lembre-se dela e das coisas maravilhosas que vocês fizeram juntos.

Até mais!

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)