Ficção Especulativa BR

quinta-feira, outubro 09, 2014

A ficção científica é um gênero marginalizado em vários lugares. No Brasil não é diferente e na internet também não. A coisa é de nicho, e mesmo assim quem quer discutir mais abertamente o assunto às vezes encontra ambientes insalubres, como o Facebook. Percebi que não havia um espaço onde eu e outras pessoas, especialmente mulheres, trans*, pudessem conversar na boa sobre o gênero. Foi aí que surgiu a ideia do FEBR.





Já disse aqui algumas vezes que deixei de frequentar vários grupos de FC no Facebook por vários motivos. Tons paternalistas, machismo, grosseria, babaquice e por aí vai. Percebi que não havia um espaço, um ponto de encontro fixo para se debater não apenas a FC, mas a ficção especulativa em geral, como a fantasia e o terror também andam meio de lado. Comecei, então, a questionar a galera pelo Twitter se eles participariam de um espaço, um grupo ou um fórum, onde a gente pudesse debater ficção especulativa.

Me surpreendeu ver a quantidade de pessoas pedindo que sim, que tivéssemos um espaço. Muitos deles nem estão no Facebook e, portanto, abrir um grupo por lá não era prático. O Facebook, aliás, é uma péssima estrutura de fórum e neste sentido o Orkut era muito melhor. Me indicaram algumas plataformas e o que eu queria era um lugar em que você apenas faz cadastro e participa, sem ter que entrar com Facebook, Google + ou Twitter. Um fórum e acabou.


Finalmente, a @Alliah indicou uma plataforma que me pareceu sólida e adequada para a criação do FEBR. Sendo sincera, eu não tive ideias boas para nome, preferi ser tradicional e manter o óbvio, que o propósito do grupo. Pedi a ajuda dos universitários da galera blogueira - Camila, do Goticity, Sam, do Meteorópole e Thiago Leite, da Teia Neuronial - para que fossem os moderadores e demos o start nesta terça-feira, dia 7 de outubro. A galera vem entrando aos poucos, mais no boca a boca mesmo e estendo este convite a você leitor para também participar, se já não estiver participando.

O FEBR é um espaço de acolhimento e inclusão, portanto racismo, machismo, homofobia, gordofobia, transfobia, bifobia, lesbofobia, e qualquer comportamento preconceituoso não serão tolerados. A ideia é justamente acolher aqueles que estão fora das plataformas tradicionais e poder debater os temas que nos são mais queridos e problemáticos dentro dos gêneros que mais gostamos.

Para o cadastro é simples: seu email, escolheu seu nome de exibição, seu avatar - e tem alguns personalizados para o fórum! - e você já pode começar a interagir. No final da página, tem um chat para quem quiser um jogo rápido ou quiser deixar sugestões. Como ele é novo, ainda faltam threads e outros espaços, mas sinta-se a vontade para sugerir ou até abrir sua thread para discutir algo. Curtiu? Então vem com a gente e clique abaixo para se cadastrar.


Até mais e bem vindo ao FEBR!

Sybylla

Fã do futuro e da ficção científica. Geógrafa, professora, blogueira, escritora de FC. Capitã da Frota Estelar. Esperando para voltar para o meu planeta. Leia mais.





Leia esses também...

0 comentários

Viajantes

Curta no Facebook

❤️


"A ficção científica é um substituto para todos os lugares que eu nunca vou alcançar nessa vida."

James W. Harris