Retrospectiva e balanço literário - 2º semestre de 2013

terça-feira, dezembro 31, 2013

Último post de 2013! A melhor coisa sobre este ano é que ele está no fim! Nunca antes na história deste país, digo, nunca antes na história de Lady Sybylla, eu li tanto. E agradeço imensamente ao Kindle por ter me ajudado a alcançar o número. Rumo ao 100 ano que vem? Uma boa meta? Resolvi fazer uma retrospectiva literária para o último post do ano e ver o que foi bom e o que foi ruim no ramo de livros.



O post fala só de livros, mas li muitos artigos por causa do mestrado. Muitos mesmo! Mas, começando com os livros que eu tinha que ler este ano de 2013, só consegui ler um deles, que foi Nexus. Os outros dois, Realidades Adaptadas e Limites da Fundação eu não comprei. Ambos estavam caros demais, especialmente o de Asimov, aliás algo bem comum para os livros da editora Aleph. Reconheço a qualidade deles, claro, mas são absurdamente caros. Quem sabe em 2014 eu os leia...

Acabei dando preferência para os ebooks por causa do Kindle e foi isso que acelerou minha leitura. Quase não li em papel este ano. Isso me fez economizar muito. Foram 76 livros lidos até o dia 30 de dezembro, que foi quando escrevi este post.


Os livros de papel foram:

  • Astronauta Magnetar
  • Rio 2054, de Jorge Lourenço
  • Uma Patada com Carinho, de Chiquinha
  • Angela Della Morte, de Salvador Sanz
  • V.I.S.H.N.U., de Eric Acher, Ronaldo Bressane e Fábio Cobiaco
  • O Cão dos Baskerville, Sir Arthur Conan Doyle
  • NEXUS, de Ramez Naam
  • Trilogia Padrões de Contato, de Jorge Luiz Calife
  • Os Últimos Dias de Krypton, de Kevin J. Anderson
  • Pavor Espaciar, de Gustavo Duarte
  • Jogos Vorazes, de Suzanne Collins
  • Turma da Mônica - Laços
  • Piteco Ingá, de Shiko
  • Os Goonies, de James Khan
  • Universo Desconstruído, Lady Sybylla e Aline Valek
  • Fossil Plants, de Paul Kendrick, Paul Davis
  • V de Vingança, de Alan Moore

Principalmente quadrinhos e graphic novels eu prefiro ler no papel, já que o Kindle é preto e branco. Mas V.I.S.H.N.U. é um tipo de leitura que deve ser feita com apoio para os braços, pois o bicho é pesado e desconfortável de carregar. É mais uma obra de arte do que quadrinhos.

Os melhores

Difícil dizer, mas gostei de quase tudo o que li. Leio um pouco de tudo, mas as maiores decepções foram os romances históricos de Steve Berry. Uma pena, pois as ideias dele são ótimas, mas o autor consegue entregar o jogo logo no começo de seus livros e a leitura fica arrastada. Então, entre os que eu li que recomendo a leitura a todo mundo:


Para o ano que vem quero ler mais livros em inglês. Já saiu a continuação de Nexus, e ainda não consegui comprar. Várias obras bacanas foram lançadas lá fora e duvido que cheguem aqui (a menos que virem filme). Como eu não tenho cartão internacional, eu sempre tenho que fazer as encomendas pela Livraria Cultura, que quando quer enfiar a faca no preço de um livro, não tem dó nenhuma. Por exemplo, estou atrás de Parasite, de Mira Grant, mas ele custa 64 reais na Cultura. The Best of All Possible Worlds, de Karen Lord está 81 reais. Demais da conta, não? Para o meu bolso também.


Minha mãe ficou tão impressionada com a quantidade de livros que li este ano que até postou no Facebook. Eu mesma me impressionei, mas a questão é que eu leio muito rápido. A trilogia das Sereias, de Tricia Rayburn, com 300 páginas cada um eu li em menos de uma semana. O Kindle parece que potencializa a leitura e ela flui com muita rapidez. Se você é um leitor viciado como eu, invista em um Kindle ou um Kobo para maximizar suas leituras. O Kindle tem a desvantagem de não ler epub, que o Kobo lê. Mas se você não se importa em ter que converter tudo, ele pode ser um bom investimento.

Desta forma, Lady Sybylla deseja a todos que em 2014 suas leituras se multipliquem, bem como a alegria, o amor, a amizade e que tenha dinheiro no bolso para investir em seus projetos. E principalmente saúde e serenidade, pois sem essas duas coisas, o caos se instala! Obrigada por acompanharem o Saga durante este ano e por participar das discussões, em especial no Facebook, que foi para onde elas migraram.

2014, seja bom! Até mais!

Sybylla

Fã do futuro e da ficção científica. Geógrafa, professora, blogueira, escritora de FC. Capitã da Frota Estelar. Esperando para voltar para o meu planeta. Leia mais.





Leia esses também...

0 comentários

Viajantes

Curta no Facebook

❤️


"A ficção científica é um substituto para todos os lugares que eu nunca vou alcançar nessa vida."

James W. Harris